Camareiras têm o compromisso de manter os apartamentos limpos e aconchegantes

Nos próximos anos as vagas para essas profissionais no mercado de trabalho devem dobrar

 

A camareira diariamente tem contato com o hóspede, por isso, tem um papel fundamental no setor de governança.

 

As camareiras zelam pelo bem-estar dos hóspedes em seus apartamentos, uma vez que são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização do quarto. Pertencem ao setor de governança e são subordinadas à supervisora de andares, que, por sua vez, subordina-se à governanta. As tarefas que lhe são designadas fazem parte da atenção primária para o conforto dos hóspedes.

O mercado de trabalho para essa profissional está em expansão no Brasil.  No Rio de Janeiro os hotéis oferecem, no total, 28 mil apartamentos. Até 2016, esse número deve chegar a 48 mil, o que trará a necessidade de contratação de mais profissionais do setor.

As funções específicas da camareira podem ser divididas em tarefas de limpeza e organização, que envolvem preparar os equipamentos para limpeza, o carrinho e a rouparia; limpar e arrumar diariamente os apartamentos; registrar o consumo do minibar e repor os produtos;  limpar locais de serviço e mantê-los organizados; e ter responsabilidade pelas chaves dos andares que lhe são entregues.

Além disso, há funções ligadas diretamente à prestação de serviços aos hóspedes, como atender com eficiência suas solicitações e reclamações; realizar transferências de aposentos; fazer a abertura da cama e realizar operações de controle durante a estada e na saída dos mesmos. Essa profissional também é responsável por preparar o quarto para as hospedagens VIPs e para a lua-de-mel.

Diariamente tem contato com as pessoas, por isso, desempenha um papel fundamental no setor de governança. É a partir de suas observações que esse departamento pode antecipar algumas necessidades para a administração. Por estar sempre circulando pelos corredores, é importante que tenha valores éticos e morais, além de cuidar da aparência, mantendo o uniforme sempre limpo.

De acordo com a professora Luciana Tebar, no curso Treinamento de Camareira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “é importante que o trabalho seja realizado de forma metódica e organizada, para que possam ser cumpridas as tarefas que lhe são designadas de forma adequada, no tempo certo. A adminstração do hotel define a quantidade de apartamentos por dia, para cada camareira, de acordo com a categoria, o tamanho do apartamento e os serviços oferecidos. Posteriormente é feita a análise de produtividade, que visa verificar o rendimento de cada camareira, ou seja, se ela está conseguindo cumprir a meta estabelecida pela governanta, em termos de quantidade de apartamentos e da qualidade do seu serviço”.

O número de camareiras varia de acordo com a categoria do hotel. De acordo com a ABG - Associação Brasileira de Governantas, em hotéis de padrão executivo, a proporção é de uma camareira para 16 apartamentos. Nos hotéis de luxo há uma para cada grupo de nove a 12 apartamentos. 

Cursos Relacionados

Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Camareira

Com Prof.ª Luciana Tebar

R$ 318,00 à vista ou em até 10x de R$ 31,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Governanta

Com Prof.ª Luciana Tebar

R$ 298,00 à vista ou em até 10x de R$ 29,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Como Administrar Hotéis Curso Como Administrar Hotéis

Com Prof. Lairson Sena

R$ 298,00 à vista ou em até 10x de R$ 29,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Monique Goiano

28/05/2016

Eu sou camareira e gostaria de saber se eu sou abrigada a botar o café da manhã e arrumar o quarto do filho da minha patroa que mora na pousada.

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá Monique,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As camareiras, tem como função arumar os quartos dos estabelecimentos, recomendamos que converse com sua patroa e discuta com ela quais são suas tarefas e a melhor forma de fazê-las.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ele soares

14/02/2016

Olá trabalho em um hotel ibis e sou contratada como arrumadeira, são 5 andares cada andar tem 22 quartos, sendo que 22 para cada camareira, e certo fazer essa quantidade de quartos por um salário base de 1057,00 por mês? .

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá,

Normalmente uma camareira é responsável por todo um andar. Em caso de dúvida seria interessante consultar um consultor trabalhista para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MARIA IRAILDE CABRAL LIMA

12/01/2016

gosto muito de pesquisar e todas as orientações do CPT. SO QUE FIZ UMA COMPRA COM VOCES E NAÕ RECEBI AINDA.....POR FAVOR...VEJAM ISSO PRA MIM .ESTOU PRECISANDO.....URGENTE!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Maria!

Segunda consta no site dos Correios, sua encomenda foi entregue em 13/01/2016. Caso a informação não esteja correta, gentileza nos informar para que possamos tomar as devidas providências.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Maria sabina de João

12/12/2015

Muito as informações, muitas vezes a gente precisa de uma informação, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Maria Sabina!

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria isabel

10/12/2015

camareira tbm eh responsavel pela limpeza do filtro do ar condicionado, remover bolor do teto do banheiro com cloro, limpar ventiladores do teto das suites acima de 3mts de altura ou isso eh servico da manutencao e tbm limpeza do escritorio e recepcao

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Maria Isabel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Estas podem ser sim tarefas da camareira de hotel, para mais informações recomendamos que entre em contato com um consultor trabalhista.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

alcimar

04/09/2015

a camareira tambem e responsavel pela limpeza dos corredores ou e o trabalho da ASG ?

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Alcimar!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, ela também é responsável.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

lissandra

27/08/2015

Estão de parabéns clareza no conteúdo passado e nas respostas dadas aos ouvintes.

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Lissandra!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

mauricio s mendonca

14/01/2015

Gostaria de saber qual o nome de função que eu poderia colocar para exercer a profissão de camareira pois o mei da Sebrae não aceita camareira

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Maurício!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar o Sebrae para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Celiane Sousa

13/05/2014

Na carteira sou registrada como camareira , mas o patrão quer que eu rastele o jardim, bata vap no piso sem falar que tenho que servir café da manhã e trabalho dez horas e meia por dia. Isso é correto?

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Celiane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As principais atividades de uma camareira são:

-Arrumação do carrinho e da rouparia.

-Arrumação do apartamento ocupado (arrumação da cama, retirada do pó, limpeza do piso, limpeza e reposição do frigobrar, limpeza da cozinha e higienização do banheiro).

-Limpeza do apartamento após check-out.

- Limpeza periódica.

- Organização e limpeza de outras áreas e superfícies.

- Higienização e rodízio dos colchões.

- Limpeza do hall e dos corredores.

- Limpeza dos pisos das áreas sociais.

- Limpeza das paredes.

- Limpeza dos vidros.

- Limpeza dos objetos decorativos.

- Limpeza dos estofados.

- Limpeza do elevador.

- Limpeza dos lixos.

- Limpeza da escada de emergência, da porta corta fogo e de escaninhos.

- Organização e limpeza de outras dependências do Hotel.

- Colocação de objetos suplementares a pedido do h?opede.

- Encaminhamento das roupas do hóspede para lavanderia.

- Abertura da cama.

- Cama francesa.

- Atendimento de solicitações e reclamações.

Em relação as outras atividades realizadas por você recomendamos que converse com o seu superior. E sobre o horário de trabalho, seria interessante verificar com um consultor trabalhista qual o regime de horas correto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ana Furtado

19/01/2014

Gostaria de saber se está correto na função de camareira eu fazer limpeza profunda no piso com maquinas motorizadas limpezas dos vidros das sacadas dos apartamentos? Desde já lhe agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

29/06/2016

Olá, Ana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A função da camareira é de limpar, higienizar e arrumar os seguintes ambientes, em um meio de hospedagem:

- apartamentos de hóspedes;

- corredores;

- áreas públicas;

- área da piscina e pátio;

- escritórios de adminitração;

- áreas de armazenamento (exceto cozinha);

- rouparia e depósitos;

- lavanderia;

- vestiários e banheiros;

- centro de ginástica;

- salões de eventos;

E quanto ás suas funções específicas, estas podem ser divididas nas seguintes tarefas de limpeza e organização:

- preparar os equipamentos para limpeza, o carrinho e a rouparia;

- limpar, lustrar e polir superfícies de diferentes tipos;

- limpar e arrumar diariamente os partamentos;

- desinfetar ambientes e utensílios;

- registrar o consumo do minibar e repor os produtos;

- limpar e conservar os equipamentos e utensílios de limpeza;

- limpar locais de serviço e mantê-los organizados;

- utilizar corretamente os formulários referentes ao seu trabalho;

- ter responsabilidade pelas dos andares que lhe são entregues; e

- realizar operações de controle durante a estada e na saída do hóspede.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Atendimento Online
Quer Facilidade