WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biotecnologia alavanca o melhoramento genético de ovinos

Técnicas beneficiam a ovinocultura e ajudam o produtor rural a obter lucros

 

 Os processos de inseminação reforçam a importância do papel da biotecnologia na produção de ovinos.

O melhoramento pode aumentar a produtividade do rebanho ovino, torná-lo mais resistente a doenças, a pragas e pode até reduzir custos para o produtor. É claro que, antes de tudo, é preciso fazer investimentos para dar certo. Algumas técnicas de biotecnologias reprodutivas podem agir para dar impulso a esses benefícios.

Uma delas é a inseminação artificial transcervical, técnica mais simples e, por isso, a mais utilizada. O gerente da área de caprinos e ovinos da Alta Genetics, Edson Siqueira Filho, explica que esse tipo de inseminação é a mais comum porque pode ser aplicada por qualquer pessoa, desde que se seja bem treinada.

Já a inseminação por laparoscopia, mais utilizada em rebanhos de elite, exige equipamento e mão de obra especializada. Deve ser feita por um veterinário e por isso o custo é mais elevado. No entanto, a média de fertilidade entre 60 e 70% é bem maior do que a anterior, que fica entre 45 e 60%. Nesse procedimento, o útero das ovelhas recebe o sêmen diretamente por uma incisão no abdômen. Segundo Edson, o método pode custar até dez vezes mais que o primeiro, mas vale a pena pelo alto índice de fertilização.

Esses processos de inseminação e outros usados atualmente no mercado reforçam o papel da biotecnologia como aliada do produtor, aumentando e acelerando a produtividade, reduzindo os custos com manejo e com o ciclo reprodutivo. É o que defende o engenheiro agrônomo, Carlos Vilhena, gerente da Dorper Campo Verde. “Essas tecnologias reduzem o tempo para abate na ovinocultura. É importante destacar que a qualidade dos animais usados na inseminação é determinante para o sucesso do processo”, afirma.

Outra forma de lucrar com a inseminação, mas essa exige um pouco mais de investimento do produtor e alguns anos de melhoramento, é a produção de sêmen. O mercado demonstrou estar consistente. O médico veterinário, Luis Fonseca Matos, professor do curso Inseminação Artificial em Ovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que essas novas técnicas beneficiam a ovinocultura e o produtor que sair na frente, tanto na inseminação quanto na produção de sêmen, só tem a lucrar.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?