WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bicho-da-seda produz fios de teia de aranha

Pesquisa americana representa um passo importante no desenvolvimento de fibras de seda com qualidade superior

A capacidade de produzir fibra mais resistente será passada de geração para geração.

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma espécie de bicho-da-seda transgênico, por meio da inserção de genes de aracnídeos, tornando-o capaz de produzir fios mais resistentes e elásticos, comparados aos da teia de aranha. Isso permitirá produzir mais quantidade dessa fibra, que pode ter utilidades variadas.

O professor  Alfredo Alcides Goicochea Huertas, no curso Criação do Bicho-da-Seda e Cultura da Amoreira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “atualmente, o mercado mundial para a seda e seus produtos encontra-se em expansão. Além do uso tradicional, vem sendo desenvolvidas novas aplicações para essa fibra nobre, abrindo perspectivas para os exportadores de matérias-primas e produtos acabados do setor. O Brasil tem potencial para aumentar sua produção e, consequentemente, seus ganhos com a exportação.”

No que diz respeito à biomedicina, a nova “teia” será utilizada para fazer compostos usados em suturas e bandagens, a fim de estimular o crescimento do tecido epitelial normal ao invés do tecido cicatrizado. Além disso, pode ser utilizada nas pesquisas com células-tronco, para gerar ossos, cartilagem e estimular a cicatrização dos ligamentos de tendões.

O tecido da seda também terá alterações, uma vez que se tornará mais resistente e leve. Outra vantagem diz respeito à questão ambiental. Por ser produzido apenas com proteína e água, essa é uma fibra ambientalmente correta, pois não usa qualquer tipo de solvente, como no caso das fibras sintéticas.

Segundo o pesquisador Malcolm Fraser Jr., da Universidade de Notre Dame “as crias dos bichos-da-seda terão a mesma capacidade de produzir as fibras com propriedades iguais as da teia de aranha. Assim, basicamente, esse avanço será passado de geração em geração.”

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?