WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Atividade cerebral constrói com complexidade a memória

Os sistemas que compõem o cérebro são de natureza tão complexa que apresentam atividades de todas as magnitudes possíveis

É o cérebro que une as informações  para oferecer um pensamento coeso.

A memória é formada por um grupo de sistemas, que com suas distintas funções conseguem armazenar e formar imagens ou palavras quando requisitado. É o cérebro que une as informações  para oferecer um pensamento coeso. Mas essa operação fica entre a ordem e o caos.

Embora a maior parte do tempo a atividade cerebral seja estável e ordenada, por alguns momentos seu funcionamento pode ser tornar desorganizado. Por que? Os sistemas que compõem o cérebro são de natureza tão complexa que apresentam atividades de todas as magnitudes possíveis. Assim, as redes de células nervosas alternam entre estados de baixa atividade e períodos de instabilidade, variando a distribuição de potência entre os neurônios.

Mas é justamente esse tipo de arranjo que estabelece muitas funções cognitivas. Caso o cérebro adotasse um padrão mais estável, a propagação da atividade se atenuaria mais rapidamente e prejudicaria a transmissão da informação. Por outro lado, caso o padrão fosse caótico, cada avalanche de atividade tomaria conta do cérebro.

Esse arranjo da atividade cerebral também facilita a sua adaptação a novas situações. Quanto mais próximo ao limite da instabilidade, mais rápido o cérebro muda de estado para processar um novo estímulo.

Dessa forma, a memória não é única, mas na verdade, é uma construção bastante complexa. Saindo da teoria para a prática, isso quer dizer que ao pensar em um lápis, por exemplo, o cérebro lembra do nome do objeto, seu formato, sua função, o som que faz quando desliza sobre o papel, entre outras coisas. Cada parte dessas lembranças vem de um local distinto do cérebro.

Segundo o professor Marcos Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “cada nova sensação ou aprendizado compartilhado com algum objeto ou pessoa será armazenado associado a ele para o desenvolvimento de pensamentos futuros”.

É por esse motivo que a memorização está totalmente ligada às emoções. Faça o teste e veja quais são as memórias que formam a experiência contínua da sua vida.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?