De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, as vendas do varejo em pequenas e médias cidades do interior do Brasil cresceram mais do que nas capitais e regiões metropolitanas. Enquanto nas cidades interioranas as vendas aumentaram 13,3% em relação ao ano passado, nas capitais a expansão foi de 7,8%.
A analista de mercado da Nielsen, Mariana Andrade, explicou que o melhor resultado do comércio das cidades do interior se deve principalmente ao avanço do agronegócio nessas regiões. A atividade elevou bastante o poder de compra da população, direta e indiretamente envolvida.
Com este resultado, as grandes cidades têm reduzido a participação no Índice de Potencial de Consumo (IPC), que reduziu de 35% para 33% nos últimos dois anos. Enquanto isso, as cidades pequenas e médias do interior aumentaram o faturamento e já participam de 48% do IPC.
A região Centro-Oeste foi a que teve maior aumento percentual, com uma expansão de 25%, seguida do Sudeste, onde o faturamento do comércio varejista cresceu 16,1%. Mariana Andrade destacou que as cidades grandes não deixaram de consumir, mas apenas estão perdendo a importância percentual, tendo em vista o grande crescimento das pequenas e médias cidades.
Os dados da pesquisa também revelaram que os consumidores das pequenas e médias também estão adquirindo produtos de melhor qualidade e mais sofisticados. Entre eles, estão as comidas congeladas, molhos especiais, queijos cremosos, geleias, cereais em barra e sorvetes.
Por: Maria Clara Corsino.
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