WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual tipo de tripa é usada para produzir embutidos?

Os embutidos são constituídos basicamente por carne picada, portanto torna-se necessário a utilização de moldes ou tripas (envoltórios) com a finalidade de dar-lhes uma forma definida

Produção de embutidos


Os embutidos são constituídos basicamente por carne picada, portanto torna-se necessário a utilização de moldes ou tripas com a finalidade de dar-lhes uma forma definida. Para esta finalidade, são podem ser usadas as tripas naturais, as tripas artificiais e, ou os moldes metálicos.

I- Tripas naturais


Segundo Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos, “Antes do desenvolvimento das artificiais, as tripas naturais eram as únicas disponíveis. São mais utilizados envoltórios naturais provenientes de bovinos e de suínos”. Mas, ainda há quem utilize os envoltórios de ovinos para a fabricação de embutidos.

- De suínos são utilizadas as tripas redondas ou pequenas (intestino delgado), as tripas médias (parte central do intestino grosso), bexigas e estômagos.
- De bovinos são utilizados o esôfago, intestino delgado, ceco e bexiga.

Os envoltórios naturais são muito permeáveis à umidade e defumação. Uma de suas características mais importantes é que encolhem e se adaptam à superfície do produto. A maioria é digestível e podem ser consumidos. Irregularidades de tamanho, desfavorável nas características higiênicas, qualidade variável, alto custo de trabalho para o enchimento e falta de adaptabilidade à mecanização são as desvantagens da utilização dos envoltórios naturais.


II- Tripas artificiais


As tripas artificiais são classificadas em três grupos: colágeno reconstituído, celulose (tripa de hidrato de celulose e tripas fibrosas de hidrato de celulose) e sintéticas (poliamida, poliéster e cloreto de polivinilideno). As tripas de colágeno, tanto comestível como não comestível, são elaboradas a partir do colágeno extraído de pele e couro. As tripas de celulose possuem tamanhos que varia de 1,5 a 15 cm de diâmetro. As vantagens são: uniformidade de diâmetro, possui pouca carga microbiana, emprego fácil e disponibilidade de variedade de tamanho.

Os envoltórios de plástico (polietileno ou copolímero de polivinilideno e P.V.C.) são utilizados para produtos cozidos em água. São impermeáveis à fumaça e à umidade. As vantagens da utilização de tripas artificiais são as condições higiênicas favoráveis, fácil mecanização e pode-se eleger a permeabilidade ao vapor e à fumaça. Tem como desvantagem a imagem artificial para alguns consumidores e geralmente não são comestíveis.


III- Moldes metálicos


Na elaboração de alguns embutidos são utilizados moldes metálicos de diversas formas (arredondada, retangular, quadrada e outros). Os embutidos preparados com moldes metálicos têm de ser submetidos a um tratamento térmico para que se coagulem as proteínas do produto e conservem a forma do molde. O tratamento térmico, geralmente, é realizado em água. Os moldes metálicos podem ser utilizados para preparar embutidos de maior tamanho.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:



Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?