WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inclusão escolar de alunos surdos: como agir?

O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver suas habilidades em LIBRAS

Inclusão escolar de alunos surdos: como agir?   Dicas Cursos CPT
 

Embora o ensino através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) seja o método oficial para garantir a aquisição do conhecimento por parte do surdo, não é preciso ser especialista no assunto para fornecer recursos que de fato garantam a aprendizagem deles. "O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, de preferência, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver as habilidades do mesmo através do ensino de LIBRAS", afirma Emiliane Rezende, Professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial.

O professor da turma comum deve organizar suas aulas pensando no aluno surdo. Deve organizar suas atividades investindo em recursos visuais que certamente beneficiarão a turma toda. Em turmas muito numerosas, uma boa alternativa é a de explicar o conteúdo para a turma toda, depois passar uma atividade para o restante da turma e se sentar com o aluno surdo para dar atenção especial a ele.

O educador “aberto a novas experiências” notará que mesmo sem ter conhecimentos específicos em linguagem de sinais, com o mínimo de boa vontade e contato frequente com o aluno a comunicação acontece de forma natural seja por sinais, desenhos, gestos, expressões faciais. Um professor que sequer olha para o seu aluno deve ser responsabilizado pelo fracasso dele. Vale ressaltar que o professor do atendimento educacional especializado (AEE), embora seja um forte aliado do professor da turma comum, não pode assumir toda a responsabilidade pela educação do aluno surdo. O professor da turma comum deve assumir pelo aluno surdo a mesma responsabilidade que deve ter para com os demais alunos.

Atualmente, embora a Educação seja um setor desprestigiado pelo governo, muitos avanços aconteceram. A tecnologia proporcionada pela Informática é bem acessível, inúmeros vídeos da internet podem ser utilizados para enriquecer as aulas, sem contar que existe muito material adaptado para surdos e convertido em LIBRAS. Computadores, notebooks, iphones, ipods, ipedse todo aparato tecnológico precisam ser utilizados. Existem dicionários online sinalizados em LIBRAS capazes de facilitar a comunicação. Enfim, não há desculpas para justificar o fracasso escolar de um aluno surdo, se a escola contar com profissionais realmente envolvidos com a Inclusão que sejam, portanto, cientes de suas obrigações e de sua responsabilidade, tanto para o sucesso quanto para o fracasso desses alunos.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?