WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Erosão hídrica do solo: principais etapas

No Brasil, a erosão hídrica é mais preocupante que a eólica, pois o país apresenta um clima tropical onde a ocorrência e quantidade de chuva é bem expressiva

Erosão hídrica do solo: principais etapas   Dicas Cursos CPT

 

Dos processos erosivos principais, cita-se a erosão hídrica e a eólica, causadas respectivamente pela água e pela ação do vento. Em termos de localização geográfica, no Brasil a erosão hídrica é mais preocupante que a eólica, pois o país apresenta um clima tropical onde a ocorrência e quantidade de chuva é bem expressiva. "A erosão hídrica é ocasionada pela água das chuvas que correm em forma de enxurradas e enchentes e causa danos graves aos terrenos", afirma Dr. Caetano Marciano de  Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo. A erosão hídrica ocorre nas seguintes etapas:

1- Desprendimento ou desagregação


A erosão começa pela desagregação do solo. É normalmente promovida pelo impacto da gota da chuva na superfície do solo desprotegido de vegetação ou pelas operações durante o preparo. As partículas pequenas e leves do solo (argila e matéria orgânica) são preferencialmente desprendidas pelo impacto da gota. Nessa etapa, há gasto de energia, gasto este que será tanto maior quanto mais protegido e agregado estiver o solo, diminuindo a energia total da chuva e assim sua capacidade de transportar o material de solo desprendido na etapa seguinte do processo erosivo.

2. Transporte


A   segunda   etapa   do   processo   erosivo   é   o   transporte   do material desagregado na primeira etapa. Após o material ser desprendido é, então, transportado pela ação da própria gota de água que o arremessa para longe, pela enxurrada e, ou pelo vento que o arrasta. Nessa etapa, também há gasto de energia.

3. Deposição


A terceira e última etapa da erosão é a deposição do material que foi desagregado e transportado. Essa etapa ocorre quando os agentes erosivos perdem energia, não havendo, portanto, gasto de energia.

Portanto, a sequência das etapas do processo erosivo a partir do impacto da gota no solo nu pode ser assim resumida: desprendimento, arraste e deposição. O agente de erosão mais relevante, particularmente para as condições tropicais e subtropicais, é a chuva intensa que provoca ruptura dos agregados e a dispersão das argilas.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?