WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cogumelos Champignon são nutritivos?

Segundo Gilberto Costa Braga, além de suas características sensoriais, o cogumelo tem alto valor nutritivo, principalmente em vitaminas

Cogumelos Champignon são nutritivos?   Dicas Cursos CPT
 

Segundo Gilberto Costa Braga, professor do Curso a Distância CPT Cultivo do Cogumelo Champignon, "Sim, e muito. O cogumelo tem sido considerado um alimento de luxo, dando-se grande destaque às suas características sensoriais omitindo-se, porém, seu valor nutritivo, que é bastante alto, principalmente em vitaminas".

Teor de vitaminas no cogumelo fresco (100g cogumelo fresco)


VitaminaB1(Tiamina) - 0,12 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 0,52 mg
Vitamina C - 8,60 mg
Niacina (ácido nicotínico) – 5,85 mg
Ácido pantotêmico - 2,38 mg

Comparando-se o valor nutritivo do cogumelo com vegetais, conclui-se que o seu teor de proteína é muito maior do que a maioria das frutas e legumes. Assim, a cenoura contém apenas 0,6%, a batata 1,4% e a alface 1,1%, comparadas a 3,94% de proteína no cogumelo. O teor de gorduras é baixo, mas a maioria dos vegetais e frutas não as possuem. O teor de vitaminas é excepcionalmente alto. O cogumelo é melhor fonte de niacina, riboflavina e vitamina C, do que a maioria dos vegetais.

Segundo RAJARATHNAM & BANO(1989), os processos fotossintéticos terrestres fixam  manualmente 150 bilhões de toneladas de matéria verde. Deste montante, apenas 11% devem-se a áreas cultivadas e, mesmo assim, somam a astronômica quantia de16 bilhões de toneladas que  poderiam ser mais racionalmente aproveitadas pelo homem. Estima-se, entretanto, que 13,5 bilhões de toneladas são perdidas no campo (quase a totalidade) e, uma pequena fração é descartada como lixo, subprodutos e esgotos agroindustriais e urbanos.

Se esses resíduos fossem aproveitados, considerando uma produtividade de cogumelos de apenas 10% (em bases úmidas, na Europa chega-se a produtividade maior que 35%), obter-se-iam 1,35 bilhões de toneladas de cogumelo fresco que, para uma população mundial de 6 bilhões de habitantes, dariam para suprir 225 kg de cogumelo fresco/habitante ano. Sabe-se, entretanto, que pela riqueza dos cogumelos em bases púricas epirimídicas (componentes dos ácidos nucleicos), só é recomendável o consumo de no máximo 0,3 kg de cogumelo fresco/habitante.dia (108 kg cog.fr./habitante.ano). Em outras palavras, a produção de cogumelos com os resíduos agroindustriais atuais poderia suprir em dobro a dieta de toda a população mundial.

Obviamente que estamos muito longe deste potencial e, nos países mais desenvolvidos da Europa, o consumo de cogumelos ainda está abaixo de 3 kg de cogumelo fresco/habitante. ano, enquanto que no Brasil ainda não atinge 70 g de cog.fresco/habitante.ano.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?