O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de Trabalho Temporário, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados do Relatório Econômico da Confederação Internacional de Trabalho Temporário e Terceirização (CIETT). Com este cenário de aquecimento e com a chegada da Páscoa e da Copa do Mundo, período em que a oferta de vagas irá aumentar, é importante estar atento às oportunidades e agir para transformar o eventual em efetivo.
Os empregos temporários são uma boa notícia para quem está desempregado e precisa conseguir aquela grana, mas acima de tudo, eles também são uma ótima oportunidade de transformar aquele trabalho temporário em permanente.
Mas você que está lendo deve estar se perguntando "De que maneira posso transformar o emprego temporário em efetivo?". Comprometendo-se e empenhando-se com a empresa e demonstrando interesse pelas atividades desenvolvidas.
Em primeiro lugar o candidato deve ter interesse em aprender de maneira rápida e eficiente. Tratar o trabalho temporário como se fosse definitivo é importante pois, assim, você demonstra ao gestor que realmente está interessado.
Motivos que impedem a efetivação de um funcionário:
- Pessoas que possuem um péssimo relacionamento com o grupo ou falta de dinamismo ou inaptidão para a função em que foi contratado;
- Pessoas com autoconhecimento limitado, ou seja, pouco inteligência emocional. Pois, possuem dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam no ambiente, como: mau humor, fofocas e reclamações.
Dicas para conquistar e manter seu emprego:
1 - Invista mais tempo em seu autoconhecimento: lembre-se, tudo que você conseguiu e tudo que espera conseguir e planeja está ligado e é diretamente influenciado por sua personalidade. Portanto, conheça muito bem a si mesmo.
2 - Não force a natureza: não corra atrás de coisas que você sabe que não leva jeito. Por exemplo: se você é uma pessoa extrovertida, com certeza sua praia não é trabalhar em um escritório fechado. O mesmo vale para o contrário, se você é tímido, não tente lidar com o público.
3 - Identifique seus pontos fortes: comportamentos vistos como inadequados pela sociedade em geral, como: ser exigente, ser desconfiado, ser perfeccionista ou ser falante, podem ser pontos fortes se utilizá-los na carreira certa.
4 - Pocisione-se onde você rende mais: procure atividades onde você possa utilizar seus principais pontos fortes.
5 - Mostre dedicação: segundo pesquisas, a cada três empregos temporários apenas um é efetivado. E você só tem em média dois meses para mostrar serviço, por isso, dedique-se ao máximo e mostre o seu melhor.
6 - Destaque-se: procure se destacar pela sua educação e desenvoltura no relacionamento com clientes, colegas de trabalho e superiores.
7 - Capacite-se: realize cursos direcionados à área em que está trabalhando, pois atualizar-se academicamente pode desenvolver ainda mais suas habilidades.
8 - Leia mais: a leitura irá lhe auxiliar na qualidade da sua comunicação verbal e escrita.
9 - Seja pontual: a pontualidade afeta sua reputação no trabalho. Ser pontual inspira credibilidade e organização. Em tempos onde o tempo de todos é muito curto, cumprir os horários nos encontros, para quem marca e para quem recebe, afeta a percepção de imagem sobre a empresa e sobre você.
Engana-se quem pensa que pontualidade só é chegar no horário no trabalho ou em uma reunião, mas quer dizer também assiduidade na entrega de trabalhos, cumprimento de cronogramas, para receber pacientes e até mesmo na expedição de produtos.
Por: Ana Carolina dos Santos
Fontes: Imagem Pessoal, Revista Pense Empregos, Vila Mulher, R7, Administradores, Economia Uol
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça o Curso CPT Falando em Público - Comunicação e Apresentação
- Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.