WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

9 dicas de sucesso para economizar energia na empresa e em casa

A ordem é economizar! Conheça 9 dicas valiosas que ajudarão, e muito, a diminuir os gastos de energia na empresa e em casa

escritório sem curtinas - ambiente de trabalho claro- iluminação natural

 

Diminuir os gastos com energia nunca foi tão necessário quanto nos tempos atuais, em que as precipitações pluviométricas diminuem consideravelmente a cada ano, baixando os níveis dos reservatórios de água. Como consequência, há uma desagradável surpresa para os chefes de família e, maior ainda, para as grandes empresas em todo o país: exorbitante aumento da conta de luz. O que fazer? A ordem é economizar! Conheça, então, algumas dicas valiosas que ajudarão, e muito, a diminuir os gastos de energia na empresa e em casa:

1) Se puder, fuja do horário de pico

- Em casa: se houver possibilidade, realize suas atividades antes do horário que vai das 17h às 22h, pois é nesse espaço de tempo que o País atinge o auge do gasto energético. Então, durante este período, nada de acender as luzes à toa, evite tomar banho, evite o uso de eletrônicos, entre outros.

- Na empresa: contrate um especialista para projetar e planejar as atividades da empresa fora do horário de pico. Esta medida apenas transfere o gasto energético de um período para outro, não o diminui. Mas pode ajudar a reduzir os gastos mensais, já que as tarefas que consomem mais energia elétrica serão realizadas em horários cujas tarifas custam menos.

2) Aproveite a luz solar

- Em casa: abra janelas e cortinas, para que a claridade entre nos ambientes; remaneje os móveis para uma melhor circulação do ar; coloque os eletrodomésticos, por exemplo geladeiras, freezers e ar-condicionado fora da incidência da luz solar, uma vez que o calor faz com que esses equipamentos trabalhem muito mais; aproxime os locais de trabalho, como escritórios e escrivaninhas, da luz natural. Atitudes simples como estas farão com que o ambiente fique mais claro e arejado, evitando o uso de energia artificial.

- Na empresa: além das dicas acima, outra alternativa viável é reduzir o número de paredes dentro do ambiente interno, aumentando-se a circulação de ar e, por conseguinte, diminuindo-se o superaquecimento local. Assim, diminuem-se os gastos com ares-condicionados e ventiladores.

3) Isolamento termicamente os ambientes

O isolamento térmico impede que a temperatura de um recinto aumente devido ao calor que vem de fora. Tanto em casa, quanto nas empresas, invista, por exemplo, em janelas duplas com camada de ar entre os dois vidros. Elas diminuem a troca de calor entre os ambientes interno e externo.

4) Use cores claras

Cores claras diminuem a necessidade de iluminação e de refrigeração, tanto no ambiente doméstico quanto no empresarial.

5) Troque o velho pelo novo

Equipamentos antigos consomem mais energia elétrica que os atuais, projetados especialmente para economizá-la. É o caso, por exemplo, das TVs, geladeiras, micro-ondas, lâmpadas (de incandescentes pelas fluorescentes ou de LED), monitores de computador e outros. Esta regra vale para as empresas e para os lares brasileiros.

6) Instale sensores de presença

Excelente alternativa para economizar energia em qualquer ambiente são os sensores de presença, que impedem as luzes de ficarem ligadas o tempo todo e sem que haja pessoas no local.

7) Faça manutenção nos equipamentos periodicamente

Equipamentos sem manutenção são menos eficientes e consomem mais energia.

8) Só refrigere aquilo que for consumir de imediato

Faça uma análise das necessidades de cada produto antes colocá-los na geladeira. Se não houver necessidade imediata, refrigere-os apenas nas vésperas da data programada para o consumo. Este é o caso, por exemplo, dos refrigerantes, cervejas, vinhos, margarinas, conservas, por exemplo as azeitonas, entre outros. Enquanto a data não chega, deixe o freezer desligado.

9) Reaproveite a energia gerada

Pense na possibilidade de instalar serpentinas nos fornos e churrasqueiras para reaproveitar o calor. A água quente, que passa por elas, pode ser utilizada para lavar vasilhames engordurados, para tomar banho, entre outras coisas.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Terra.com.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?