WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

10 dicas para melhorar a produção de leite

Só conseguirá permanecer no agronegócio do leite, que ocupa posição de destaque na economia brasileira, quem trabalhar em cima de produtividade e qualidade

10 dicas para melhorar a produção de leite   Dicas Cursos CPT
 

O agronegócio do leite ocupa posição de destaque na economia brasileira, sendo grandes as expectativas, nesta década, de continuarmos o crescimento da produção e da produtividade, com índices maiores do que aqueles que têm sido alcançados em anos recentes. No entanto, segundo Dr. José Henrique Bruschi, professor do Curso a Distância CPT Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira, "Só vai conseguir permanecer na atividade quem trabalhar em cima de produtividade e qualidade".

10 dicas para melhorar a produção de leite


1. Otimizar o pastejo

As vacas precisam de muito tempo ao longo do dia para satisfazer suas necessidades alimentares, portanto, devem encontrar tempo suficiente para pastoreio (sua principal fonte de nutrientes), além do tempo de que necessitam para ruminar, descansar, evitar o calor e outros. Por isso, é importante facilitar o acesso e o manejo das pastagens, procurando também otimizar o pastejo nas horas mais frescas do dia.

2. Balanceamento dos nutrientes

Fornecer a cada animal o que ele precisa, de acordo com a produção esperada. Esse é o fundamento do balanceamento de dietas em vacas leiteiras. Cada animal, devido a sua genética, predisposição, peso, idade e outros, tem uma necessidade alimentar. O balanceamento dos nutrientes, como proteína, energia, fibra e outros, faz com que exploremos o máximo de cada animal sem prejudicar sua saúde.

3. Atenção ao concentrado

Os requerimentos de energia e proteína de vacas em lactação são uma a duas vezes maiores que as novilhas e vacas secas. Uma demanda alta de energia e um tempo limitado de consumo de pastagem significa que existe pouca flexibilidade para suprir os requerimentos de vacas leiteiras em pastoreio. Portanto, o fornecimento de um concentrado de alta energia é determinante para um bom desempenho desse animal.

4. Água limpa e de qualidade é fundamental

A água é considerada como um dos nutrientes mais importantes para vacas leiteiras e não poderia ser diferente, visto que 87% do volume de 1 litro de leite é composto por água e que, para cada litro de leite produzido, há um consumo correspondente de 4 L de água, podendo dobrar no verão. Portanto, fornecer sempre água limpa e de qualidade à vontade para os animais tanto na pastagem quanto na sala de ordenha e de alimentação é fundamental.

5. Conforto animal

A vaca leiteira é uma máquina viva que produz um enorme gasto calórico, gerando um estresse térmico, principalmente no verão. Proporcionar ao animal um mínimo de conforto, como sombreamento, facilitar a locomoção, espaço de cocho, água à disposição, tranquilidade, fazem com que o animal reserve mais energia para produção de leite.

6. Ingestão de fibras

Forragem conservada é uma excelente forma de complementar a necessidade de ingestão de fibra diária. Muitos rebanhos administram entre 25% a 30% do total de forragem consumida (2,5 a 4,5 kg de MS) como suplemento a base de silagem. Quantidades moderadas de forragem suplementar não afeta o consumo de pastagem e ainda melhora o consumo de energia e fibra.

7. Ingestão de mineral de qualidade

A mineralização também é determinante para que os animais consigam expressar todo seu potencial, pois os minerais são as pontes que interligam as reações de digestão e transformação do alimento em leite e carne, além de serem fundamentais para manter a saúde animal. Utilizar um mineral de qualidade com níveis adequados para vacas leiteiras, de ingestão forçada e também em cocho de livre acesso, permite ao animal se nutrir do que lhe falta.

8. Cuidados com a sanidade animal

De nada adianta o animal ter a alta capacidade de produzir leite, se ele ficar doente. Portanto, cuidar da sanidade é um passo básico para se obter êxito na atividade. Vacinações e desverminações periódicas, qualidade e limpeza no manejo de ordenha, cuidados gerais com os animais são essenciais.

9. Atenção especial ao período pré-parto

O período pré-parto também é importante. Uma vaca que cria em boas condições de estado corporal, de saúde e com boa alimentação atinge seu pico de produção e o mantêm por mais tempo, dando mais leite durante toda a lactação. No período pré-parto, o animal deve ter acesso a uma dieta aniônica, pasto e água de qualidade.

10. Controle produtivo

“O que não se mede não se administra”. Anotar, medir, quantificar, o quanto do seu investimento está sendo revertido em leite é fundamental. Como saber se o animal está respondendo o que deveria, como fazer ajustes para melhorar, se não sabemos quanto essa vaca produz e quanto ela dá de retorno?


Conheça os Cursos Online CPT da área Exemplos de Sucesso.
Fonte: Cristiana Baruel Terra.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?