WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gramática da língua portuguesa faz diferença em concursos

Pode parecer uma disciplina fácil, porém elimina candidatos

Gramática da língua portuguesa faz diferença em concursos

Todos os concursos têm uma disciplina em comum, que pode parecer fácil, mas que, muitas vezes, é a chave para eliminar candidatos. Ela é a língua portuguesa, cheia de regras e exceções que devem ser muito bem estudadas para não se tornarem “pegadinhas”.


O português desenvolveu-se na parte ocidental da Península Ibérica a partir do latim falado, trazido pelos soldados romanos desde o século III a.C. A língua começou a diferenciar-se das outras românicas depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V d.C., sendo  usada em documentos escritos a partir do século IX. Mas, foi no século XV d.C que ganhou uma rica literatura.


A nossa “boa e velha” língua materna, muitas vezes, é um mistério. Assim, aprender a gramática tradicional pode ser um desafio, quando nos atemos às dificuldades. Mas, com um pouco de atenção e criatividade é possível perceber que o aprendizado do português pode ser fácil e, ainda, prazeroso.


Quando o uso correto da língua é ensinado de maneira ilustrativa, é melhor para o estudante gravar e, realmente, aprender a norma culta e o bom emprego da gramática. Por meio de exemplos práticos, com frases usadas no dia a dia, que nos permitem identificar as regras, muito além de enumerá-las, podemos desvendar os mistérios de nossa língua-mãe, que são mais simples do que pensamos.


Mesmo depois da aprovação, é preciso conhecer a gramática, pois estamos sempre utilizando a língua, seja falada, em reuniões e discursos; seja escrita, em e-mails e relatórios. Portanto, o aprendizado efetivo da gramática da língua portuguesa é essencial para todo e cada brasileiro.


Por fim, durante o ato da aprendizagem, todo aluno passa por três estágios distintos. “Enquanto não está entendendo o assunto, apresenta o semblante franzido. À medida que começa a compreender o assunto, vai desfranzindo-o. Quando realmente entende, sorri”.


Gostou da matéria? Conheça os Cursos CPT da área Educação.
Por Equipe CPT de Redação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ana Schultz

24 de nov. de 2014

Meu questionamento não se refere a este caso específico, mas sobre a obrigatoriedade ou não da Língua Portuguesa em qualquer concurso público no Brasil. Existe alguma LEI que trate do assunto?

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de nov. de 2014

Olá, Ana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que consulte o Projeto de lei do Senado (PLS) 74/2010.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ana Schultz

21 de nov. de 2014

Sempre achei que a Língua Portuguesa fosse obrigatória para todos os cargos em concursos públicos, mas hoje me deparei com um edital em que a disciplina não aparece na prova de 3 cargos. Este artigo começa falando sobre a Língua Portuguesa ser comum a todos os concursos, assim como eu imaginava... Existe alguma lei a este respeito?

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de nov. de 2014

Olá, Ana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Seria interessante você procurar a comissão organizadora do concurso para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?