O agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, hospedavam-se nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, é uma pessoa especial, um amigo da família que o recebe.
Ele nada mais é do que um “conjunto de atividades turísticas, desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”, afirmam os professores Vera Perin e Fábio Hosken, do curso Agroturismo – Um Novo Conceito de Negócio, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Produto turístico rural
Produto turístico rural é o conjunto de equipamentos e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocadas no meio rural à disposição dos turistas, atendendo suas expectativas e desejos de conhecer lugares ligados ao ambiente natural.
A preservação da atividade original
O turismo é um complemento da atividade rural. É preciso manter as tradições do trabalho do campo. Certamente para o cliente, esta é a principal atração do negócio, constituindo-se a base sobre a qual o turismo pode se consolidar.
A valorização da vida no campo e da cultura local
É fundamental imprimir no conceito do produto, a ideia da manutenção da vida no seu aspecto rural, com todos os benefícios que ela oferece: tranquilidade, segurança, vida em família.
Os recursos naturais da propriedade são representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos
A utilização dos recursos da propriedade
Os recursos naturais
Representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos, podem ser utilizados para implantar alternativas de entretenimento e lazer, opções de fornecimento de produtos para a manutenção do negócio, como hortas e pomares, embelezamento por meio de paisagismo, opções que, além da atividade em si, valorizam o ambiente, favorecendo, sensivelmente, a atração de demanda.
Os recursos histórico-culturais
Representa a organização social do homem e sua evolução junto aos ambientes natural e artificial, por meio da arquitetura, gastronomia, folclore, artesanato, religião, crenças, usos e costumes. A identificação e o destaque desses aspectos na propriedade rural contribuem bastante para o enriquecimento do produto que se disponibiliza ao visitante.
Os recursos técnico-científicos
Representados pela tecnologia contida nas instalações, nos processo de fabricação e nas informações provenientes de pesquisas, utilizados no cultivo e transformação de produtos, na criação de animais e na prestação de serviços. Estes recursos podem se constituir em uma grande atração do agroturismo, despertando a curiosidade das pessoas.
Agroindústria
A atividade de agroindústria é uma das grandes alternativas de agregação de valor ao produto rural, com o beneficiamento do produto in natura. Com a implantação do turismo na propriedade, isto se potencializa, na medida que a comercialização do produto pode se dar dentro da própria propriedade, suprimindo o custo de distribuição e contribuindo para diversificar os atrativos do empreendimento.
Eis alguns exemplos: derivados do leite, embutidos, compotas, doces, verduras em conserva, licores/vinhos, biscoitos, roscas, massas, café, entre outros.
Comercialização de produtos decorativos ou utilitários
Artesanais ou não, que facilitam a lida no campo e são de interesse para o homem urbano. Estes produtos podem compor, junto aos produtos agroindustriais, o mix de atrativos que são postos à disposição do visitante que busca o turismo rural, por meio dos postos de vendas.
Eis alguns exemplos: cestarias, artigos de madeira, utensílios de pedra, utensílios de metal, entre outros.
A apresentação do produto
O conceito de produto, nesse sentido, deve atingir não apenas os produtos/serviços comercializados dentro da própria propriedade ou colocados à venda em outros pontos, mas, sobretudo, o da propriedade rural, enquanto um produto global que encerra em seu conceito a venda de produtos e serviços diversos de natureza rural e turística.
Sob o primeiro aspecto, a questão da embalagem, cor, odor, sabor e forma são extremamente relevantes no que se refere à apresentação do produto. Da mesma forma, a paisagem e o cenário natural ou artificial na propriedade constitui-se na embalagem do produto que pode estimular ou não a permanência e retorno do visitante ao ambiente que lhe é posto à disposição.
Atendimento ao cliente
Para os empreendedores do agroturismo, um bom atendimento tem o mesmo significado que um bom preparo do solo tem para a implantação de uma cultura ou a aquisição de boas matrizes tem para a produção de leitões na suinocultura. É evidente que outros fatores são muito importantes, mas este constitui a base necessária ao sucesso do empreendimento.
O importante é a vocação. Para receber pessoas, sejam como hóspedes, clientes de um restaurante ou consumidores de uma loja de produtos regionais, o importante é gostar da atividade. Da mesma forma que arrumamos a casa quando vamos dar uma festa, o empreendedor do agroturismo deve se lembrar sempre de que terá convidados.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Turismo Rural e Ecológico.
Por Andréa Oliveira
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Comentários
erick de assis martins
25 de jan. de 2015Prezados gostaria de adquirir as 3 apostilas, como devo fazer?
Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jan. de 2015Olá, Erick!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos