Bem planejado, o turismo no meio rural pode aparecer como uma forte alternativa econômica. A gestão de empreendimentos turísticos em áreas rurais assume um caráter único, na medida que exige do seu gestor uma certa polivalência na implantação de medidas de controle operacional em atividades que, embora não guardem semelhança (agropecuária x turismo), podem se interagir e se complementar, trazendo sustentabilidade econômica para o negócio.
De acordo com Vera Perin, professora do Curso CPT Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio, “Com esse norteamento, é preciso que o empresário conheça com uma certa precisão os resultados obtidos com as diversas atividades exploradas em sua propriedade, sob pena de estar cobrindo prejuízos de uma atividade com lucros de outra, sem o saber”.
Assim, registros de grandezas físicas e econômicas, tais como: quantidade, receitas e custos de cada cultivo agrícola, de cada tipo de criação de animais, fluxo de pessoas, receitas e custos das atividades turísticas (restaurante, hospedagem, entretenimento e lazer) devem ser feitos de forma independente. Veja:
- Receitas e despesas
Cada atividade econômica desenvolvida dentro da propriedade deve ser entendida como um centro gerador de custos e receitas que deve apropriar todos os custos que lhes são afetos, assim como beneficiar-se das suas receitas. É importante observar que os custos gerados em função de várias atividades, como energia elétrica, pessoal, entre outros, devem ser rateados, conforme critérios pré-estabelecidos. Assim procedendo o empresário terá de fato em suas mãos o caminhar do negócio.
- Informações vitais
A exemplo de negócios turísticos em áreas urbanas, o direcionamento que os negócios turísticos devem ter em áreas rurais está intimamente relacionado com o perfil do visitante que a propriedade rural recebe. Dessa forma, é de suma importância conhecer algumas de suas características, como origem, idade, profissão, preferências, forma de viagem (veículo próprio ou ônibus, por exemplo), se viaja em grupos, em família, sozinho, maneira como tomou conhecimento do “produto”, dentre outros. Se um formulário de pesquisa for de difícil aplicação, uma aproximação do empresário com seu visitante, uma boa conversa, podem trazer-lhe informações de grande valia para dar o norteamento que o negócio precisa. O conhecimento de outras informações, provenientes de controles, como a permanência do visitante, gasto médio diário individual também concorrem para a gestão estratégica do negócio de forma eficaz.
Contato direto com a natureza é o que mais desperta a atenção do turista que procura o meio rural.
- Público-alvo
Já é sabido que a maior parte do público que procura equipamentos e serviços de turismo no espaço rural concentra-se em zonas urbanas geograficamente próximas ao lugar de residência e em estados limítrofes. Desta forma, é correto afirmar que a demanda maior, seja por hospedagem, simples visitação, restaurante, entretenimento e lazer, e outros, é a que provém de grandes cidades situadas em um raio de 100 a 150 km de distância do produto turístico do meio rural.
- Preservação ambiental
Um dos fatores que mais desperta a atenção do turista que procura o meio rural é a possibilidade de um contato direto com a natureza. A cada dia, a preocupação com o meio ambiente vem ganhando mais espaço. Para o proprietário é vital a manutenção do empreendimento, além de ser uma maneira de atrair clientes, através da implantação de programas de Educação Ambiental, que consistem em campanhas educativas realizadas entre os visitantes, buscando despertar a preocupação para a destinação correta de resíduos (lixo, esgoto, produtos químicos, por exemplo), o tratamento das águas, a importância da reciclagem de materiais, a agricultura natural, o reflorestamento, entre outros. Além disso, estas campanhas abrangem a criação de trilhas sinalizadas, com monitores treinados que levarão os hóspedes para conhecer os ambientes naturais da propriedade. Assim, com o gerenciamento ambiental, cria-se um atrativo a mais, qualificando a propriedade e promovendo a conscientização ecológica dos participantes, sendo mais um indicador de sucesso e exemplo a ser seguido pelos futuros empreendedores do Turismo Rural.
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Por Silvana Teixeira.
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