WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como acontece a comunicação entre cães e humanos?

Os cães têm sua própria forma de interagir entre si e com o meio em que vivem, o que os ajuda a sobreviver e se comunicar com os seres humanos

Comunicação entre cães e humanos
 

Os cães, assim como os seres humanos, têm sua própria forma de interagir entre si e com o meio em que vivem, o que os ajuda a sobreviver. Essa comunicação, por sua vez, permitiu que seres humanos e cães se tornassem grandes amigos e assim tem sido desde muito tempo. Essa comunicação acontece motivada pelos cinco órgãos de sentido:

- Visão,
- Audição,
- Tato,
- Olfato e
- Paladar.

Segundo Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “Diferente de nós, os cães utilizam os órgãos de acordo com o desenvolvimento evolutivo para sua sobrevivência. Hoje, diversos pesquisadores admitem que o principal órgão de sentido dos cães é o olfato, ou seja, os cães vivem em um mundo de cheiro. O outro sentido mais aguçado para os cães é a audição e, posteriormente, a visão, seguidos por paladar e tato”. Em nós humanos, coloca-se a visão como principal órgão de sentido, seguido pela audição e pelo tato e, posteriormente, olfato e paladar. Em comum, tanto os cães como nós, humanos, utilizamos todos os órgãos ao mesmo tempo.

Ao longo de seu desenvolvimento, os cães desenvolveram a capacidade de utilizar a visão devido a sua convivência com o ser humano e aprenderam a ler nossas expressões corporais, para se comunicar melhor. Isso pode ser observado em cães farejadores que, durante um treinamento errado, aprendem a captar sinais corporais de seus condutores para facilitar a busca de um odor. Dessa forma, eles não utilizam somente o olfato para realizar a busca, contam também com a visão, auxiliada por nossos sinais corporais.

Existem duas formas básicas de comunicação: a não verbal e a comunicação verbal. A esses sinais corporais damos o nome de comunicação não verbal que são utilizados pelos cães como prioridade na sua comunicação, auxiliadas pelos sinais corporais e olfativos. Para os humanos, a linguagem verbal é prioritária na comunicação. Este é um ponto fundamental, que gera nova questão. Como uma espécie que se comunica por uma linguagem prioritária não verbal faz para se comunicar com outra espécie que se comunica por uma linguagem verbal?

É nesse ponto que surgem muitos problemas na comunicação entre cães e humanos. Os cães estão tentando a todo momento se comunicar com nós humanos, de uma forma não verbal e nós comunicamos com eles de uma forma verbal. Mas, por utilizarmos também a linguagem não verbal, mesmo que inconscientemente, os cães se adaptaram a ler nossos sinais. Digamos que os cães possuem um scanner, e a todo o momento estão nos scaneando, para tentar entender o que pretendemos transmitir a eles.

Com isso, os cães acabam entendendo vários de nossos sinais, associados à linguagem verbal, que os leva a associar através do condicionamento clássico, que determinado comportamento tem além de um sinal corporal um sinal verbal. Exemplo disso é quando nosso cão faz algo de errado e nós apresentamos a ele as expressões corporais de estar zangado e ao falamos a palavra Não.

Inicialmente, o cão simplesmente entende os sinais corporais de estar zangado, mas isso se repetindo várias vezes e associado à palavra Não, rapidamente, leva-os a associar os sinais à palavra e, depois, só de falarmos o Não eles já entendem que não é para fazer aquilo. É assim que, muitas vezes, a comunicação acontece. Ele vai entender primeiro o que queremos a partir da comunicação a partir dos sinais corporais e, depois, por associação, os comandos verbais.


Conheça os Cursos Online CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?