Atendimento Online

    Invista seu 13º Salário em Qualificação Profissional
    / / / Pasta americana - decore os seus bolos com perfeição
    Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

    Pasta americana - decore os seus bolos com perfeição

    São muitas as ocasiões ao longo da vida de uma pessoa que merecem comemorações especiais. E nestes momentos, fica fácil perceber que será preciso oferecer algo bem diferenciado, o bolo.

    Gostou? Envie a um amigo
    Tamanho da letra Diminuir Aumentar

    PASTA AMERICANA

    Os bolos ficam mais bem apresentados, com variações de formatos, cores, objetos decorativos, enfim, mais agradáveis aos olhos e ao paladar

    Fazer decorações com pasta americana ou pasta de chocolate, é sinônimo de luxo e requinte. Observa-se, cada vez mais, adeptos a este tipo de trabalho, uma vez que os bolos ficam visivelmente mais bem apresentados, com variações de formatos, cores, objetos decorativos, enfim, mais agradáveis aos olhos e ao paladar.

    São muitas as ocasiões ao longo da vida de uma pessoa que merecem comemorações especiais. E nestes momentos, fica fácil perceber que será preciso oferecer algo bem diferenciado. O bolo, que em muitos casos é a figura principal dos itens de uma festa comemorativa, precisará ser bem especial e individual de cada comemoração em questão.

    Nele irão predominar os olhares e as expectativas dos convidados. Além disso, na apresentação do bolo, pode-se revelar o tema e a intenção da festa e, até mesmo, insinuar preferências, como cores e gostos; e características, como delicadeza e ousadia, da pessoa para a qual ele foi preparado.

    Sendo assim, “para que um decorador de bolo possa elaborar um bolo que ofereça essas possibilidades, é preciso ter conhecimentos, não apenas básicos, de confeitaria artística, mas também avançados, em especial, neste caso, de decoração de bolos.”, afirma a professora Maria Cristina da Silva, do Curso Avançado de Decoração de Bolos”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

    PASTA AMERICANA

    O bolo é a figura principal dos itens de uma festa comemorativa, precisará ser bem especial e individual de cada comemoração

    A pasta americana ou a pasta de chocolate, para aqueles que já dominam a arte de confeitar ou, ainda, para aqueles que gostariam de experimentar esse tipo de produção, são fáceis de se fazer e causam um efeito maravilho na decoração dos bolos. Confira a receita abaixo:

    Pasta americana
    Ingredientes

    Água mineral ou filtrada - 250 ml
    Gelatina sem sabor - 24 g
    Xarope de glucose - 200 g
    Gordura vegetal hidrogenada  -250 g
    Açúcar impalpável - 2 kg
    CMC - 5 g
    Essência – o necessário

    Caso se esteja em um local de clima muito seco (baixa umidade relativa), além dos ingredientes apresentados acima, durante a preparação da massa da pasta americana, será necessário acrescentar, também, de cinco a seis colheres de sopa de glicerina para uso culinário. A adição desse ingrediente é feita para evitar que a massa perca umidade para o meio ambiente e, dessa maneira, a sua elasticidade não seja alterada. Assim, com a manutenção da elasticidade da massa, ela poderá ser aberta com maior facilidade e não apresentará rachaduras depois de utilizada na cobertura do bolo.

    O CMC é o nome popular do Carboximetilcelulose que é um ingrediente muito utilizado nas preparações para decoração de bolos. Quando utilizado, o CMC tem a função de deixar a massa mais maleável e elástica, conferindo-lhe maior flexibilidade no momento de sua abertura. Além da pasta americana, ele é muito utilizado na confecção de cremes, produtos dietéticos, sorvetes, bebidas e sobremesas em geral.

    PASTA AMERICANA

    Utilize uma colher para mexer levemente todos esses ingredientes e, em seguida, transfira essa mistura para o bowl da batedeira

    Modo de preparo
    - Coloque a água em um bowl e, em seguida, adicione a gelatina de forma que fique bem espalhada para facilitar a sua diluição. Feito isso, utilize uma colher para misturar bem a gelatina, até que fique totalmente dissolvida. Quando isso acontecer, deixe a gelatina hidratar por uns quinze minutos. Leve a gordura vegetal hidrogenada ao micro-ondas e deixe aquecer até derreter parcialmente.

    - Transfira o xarope de glucose para o recipiente contendo a gordura vegetal parcialmente derretida. Para facilitar a transferência do xarope de glucose, recomenda-se umedecer, em água, as pontas dos dedos e a colher que será utilizada. Fazendo dessa forma, a glucose se soltará mais facilmente.  Com a mesma colher, misture tudo até derreter completamente a gordura e incorporar o xarope de glucose.

    - Passados os quinze minutos necessários para a gelatina hidratar leve-a ao micro-ondas por uns 30 a 40 segundos, para dissolvê-la completamente na água. Decorrido esse tempo, despeje a gelatina dissolvida no recipiente onde estão misturados a gordura vegetal e o xarope de glucose.

    - Utilize uma colher para mexer levemente todos esses ingredientes e, em seguida, transfira essa mistura para o bowl da batedeira. Feito isso, adicione na preparação do bowl um pouco do açúcar impalpável. Faça uma leve misturada com uma colher para o açúcar não voar quando a batedeira for ligada.

    - Coloque o bowl no equipamento e, em seguida, monte o batedor tipo raquete. Ligue a batedeira em baixa rotação. Enquanto bate, coloque mais algumas colheradas do açúcar impalpável. A quantidade de açúcar impalpável a ser colocada na batedeira deverá ser algo em torno de 800 g. O restante, ou seja, aproximadamente 1.200 g, deverá ser reservado para ser utilizado posteriormente, quando a massa continuar sendo preparada na bancada. Quando a quantidade de açúcar recomendada (aproximadamente 800 g) já tiver sido adicionada e misturada no bowl, desligue a batedeira.

    PASTA AMERICANA

    Enquanto bate, coloque mais algumas colheradas do açúcar impalpável. A quantidade de açúcar impalpável a ser colocada na batedeira deverá ser algo em torno de 800 g

    - Utilize uma espátula de silicone para remover, para o fundo do bowl, a parte dos ingredientes que se encontram aderidos nas paredes do mesmo. Feito isso, ligue novamente o equipamento na rotação média e deixe batendo por, aproximadamente, uns cinco minutos. Decorrido esse tempo, adicione o CMC e, em seguida, pingue algumas gotas da essência da sua preferência. Feito isso, deixe-o batendo até completar os cinco minutos;

    - O corante poderá ser utilizado neste momento da preparação ou depois que a mesma estiver pronta. Mas, existe um ponto importante a ser considerado quanto ao tipo de corante a ser utilizado. Nesse sentido, o mais adequado é se utilizar o corante em gel em vez do líquido. Isso porque o gel é bem mais concentrado e, por isso, consegue-se a cor desejada com a adição de uma pequena quantidade deste corante. O mesmo não acontece com o corante líquido que, por ser bem menos concentrado, será necessário colocar muito corante e, com isso, a massa poderá amolecer (desandar), ou seja, ficar muito úmida e, portanto, difícil de ser trabalhada.

    - Passe o restante do açúcar impalpável por uma peneira bem fina, deixando-o cair diretamente na bancada. Utilize o fundo da peneira para abrir o meio do monte de açúcar impalpável, deixando abertura com o formato de cova.

    - Decorridos os cinco minutos necessários, desligue a batedeira e, em seguida, retire o bowl e despeje a massa sobre a abertura feita no centro do açúcar impalpável. Feito isso, com as mãos, vá puxando aos poucos o açúcar impalpável que se encontra nas bordas da cova para o seu centro, colocando-o por cima da massa e, em seguida, misturando-o com a massa.

    - Continue fazendo essa mistura até que todo o açúcar impalpável tenha sido incorporado à massa, ou seja, fique bem distribuído na mesma. A massa terá atingido o ponto quando não estiver grudando na mesa e nas mãos. Além disso, ela deverá estar com a superfície bem lisa e mole, mas apresentando certa liga. Depois de atingir esse ponto, se a massa continuar sendo sovada, por menos que seja, ela sairá do ponto e, para voltar ao ponto ideal, será necessário colocar mais açúcar impalpável.

    PASTA AMERICANA

    Quando a massa atingir o ponto ideal, coloque-a dentro de uma sacola de plástico

    - Quando a massa atingir o ponto ideal, coloque-a dentro de uma sacola de plástico. Feito isso, feche bem a sacola e deixe-a descansando, aproximadamente, por umas doze horas à sombra, e na temperatura ambiente. Durante esse tempo de descanso, a gelatina e a gordura vegetal endurecerão e deixarão a massa mais firme e no ponto de ser utilizada. Além de poder ser preparada por você mesmo, a pasta americana pode ser comprada pronta.

    - Para colorir uma pequena porção da pasta americana, deve-se colocar sobre esta o corante em gel da cor desejada. Em seguida, amasse a pasta, procurando misturar bem o corante até obter uma pasta com uma cor bem uniforme.

    No que se refere à conservação da pasta americana, esta deve ser guardada sempre na geladeira, sendo que nessas condições ela poderá durar meses. Antes de ser colocada na geladeira, a pasta americana deverá ser acondicionada em sacola plástica, a qual deverá ser bem fechada. Assim, na hora de usá-la, retira-se, com a ajuda de uma colher, uma porção na quantidade desejada e volta com o restante para a geladeira.


    Confira mais informações, acessando os cursos da área Padaria.

    Por Silvana Teixeira

     

    Leia, também, outros artigos relacionados:

    Decorador de bolos - uma atividade gratificante e uma profissão promissora

    Pasta americana - passos para se montar e cobrir bolos redondos e retangulares

    Bolo confeitado - passo a passo para se fazer bolo com mais de um andar

    Pasta americana - passos para se montar e cobrir bolos redondos e retangulares




    AVISO LEGAL

    Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

    Cursos Relacionados

    Curso Avançado de Decoração de Bolos

    Curso Avançado de Decoração de Bolos

    R$ 295,00 à vista ou em até 10x de R$ 29,50
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5647

    Saiba Mais

    Curso Profissional de Confeitaria

    Curso Profissional de Confeitaria

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5591

    Saiba Mais

    Curso Profissional Avançado de Confeitaria

    Curso Profissional Avançado de Confeitaria

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5595

    Saiba Mais

    Curso de Decoração de Bolos

    Curso de Decoração de Bolos

    R$ 295,00 à vista ou em até 10x de R$ 29,50
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5640

    Saiba Mais

    Curso Básico de Confeitaria

    Curso Básico de Confeitaria

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5581

    Saiba Mais

    Curso Como Fazer Tortas de Vitrine

    Curso Como Fazer Tortas de Vitrine

    R$ 278,00 à vista ou em até 10x de R$ 27,80
    sem juros no cartão + frete.

    Cód. 5311

    Saiba Mais



    Deixe seu comentário

    Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

    O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.


    Outros artigos relacionados à área Padaria






    O CPT liga para você!





    Exemplo: 31 38997000