WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ovinos em confinamento: manejo sanitário e manejo dos cordeiros

Entre as atividades de prevenção de problemas sanitários destaca-se a higienização das instalações, que deve constituir preocupação constante do confinador

Ovinos em confinamento: manejo sanitário e manejo dos cordeiros

 

A higiene das instalações é, sem sombra de dúvida, um aspecto de extrema importância na produção de caprinos e ovinos em confinamento, sobretudo quando se trata de currais, apriscos e centros de manejo. Ressalta-se, também, que a principal característica do manejo sanitário é o seu caráter preventivo.


Portanto, entre as atividades de prevenção de problemas sanitários destaca-se a higienização das instalações, que deve constituir preocupação constante do confinador. Em um ambiente onde vive um grande número de animais em espaço reduzido os problemas sanitários tendem a se agravar.


“As principais práticas de manejo adotadas em confinamentos, então, advertem que, sempre que necessário, dependendo do nível de acúmulo de dejetos e da umidade, no caso de cama, deve-se proceder à limpeza”, afirma o professor Edson Ramos Siqueira, do curso Produção Intensiva de Cordeiros – Confinamento, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


A maior ou a menor frequência de limpeza está condicionada às condições ambientais como: períodos chuvoso e seco, o tipo da instalação, a categoria de animais e as fazes de produção (gestação, lactação, acabamento, e outros). Todavia, o bom senso do produtor ou do manejador é o melhor referencial indicativo para o estabelecimento da frequência de limpeza das instalações.


Manejo sanitário


Pisos

Os pisos elevados ou ripados facilitam o processo de limpeza e são preferidos pela maior parte dos criadores. Entretanto, estes são de custos elevados para a condução de grandes projetos.

Coxos e bebedouros

Os coxos de arrimos devem ser limpos antes de novo trato. Os bebedouros também devem passar por limpeza rigorosa, semanalmente. Para esse trabalho de higienização dos bebedouros utiliza-se uma escova de cerdas firmes, para esfregar as paredes.

Sinais de doenças

Durante a alimentação dos ovinos, o tratador deve observar bem os animais, buscando-se detectar previamente possíveis sinais de doenças. Um animal que permanece isolado e quieto, e que não se alimenta corretamente a maior parte do tempo, mostra claros sinais de anomalia, por causa disso merece atenção especial e assistência de um médico veterinário.

Doenças

Quanto a doenças e controle de verminoses devem ser tomados os seguintes cuidados:
Com relação às questões sanitárias, em confinamento, a enterotoxemia, costeridiose, é a principal enfermidade que acomete os cordeiros em sistema intensivo de terminação. Para protegê-los é importante que as ovelhas sejam vacinadas no último mês de gestação. Posteriormente, os cordeiros serão vacinados 15 dias antes da desmama, devendo-se repetir a dose uma semana a 10 dias após a desmama.

É contraindicada a aplicação da vacina durante a desmama, tendo em vista o estresse que esse processo oferece aos animais. Em vista disso, utiliza-se o referido sistema de vacinação. A vermifugação da desmama tem como objetivo limpar esses animais dos parasitos que ingeriram durante a fase em que permaneceram na pastagem.

Um ponto importante é que sete dias após a aplicação do vermífugo seja feita uma coleta de fezes para exame, buscando-se certificar da eficácia do vermífugo.

Manejo dos cordeiros


Cordeiros

Quando há rigorosos cuidados com as fêmeas gestantes, torna-se maior a possibilidade de os cordeiros nascerem fortes e com boa resistência orgânica. Mas esta é uma fase muito delicada, podendo haver mortalidade dos cordeiros causada por: fome, chuvas com ventos, predadores, falta de atenção do criador, entre outros.

Visando a um melhor e maior desenvolvimento dos cordeiros, deve-se tomar as medidas abaixo relacionadas:

- Abrigar os animais
O frio, o vento e a chuva são grandes inimigos do cordeiro recém-nascido, e, por este motivo, deve-se abrigar os animais jovens para minimizar esse problema.

- Fornecimento do colostro
Logo após o nascimento deve ser fornecido o colostro (primeiro leite), pois ele tem efeito imunizante, laxativo, antitóxico e nutritivo. É comum a utilização de banco de colostro (reserva de colostro) para fornecimento aos animais, caso a mãe possa morrer ou ter dificuldade em amamentar. Quanto mais rápida a ingestão do colostro (6 primeiras horas) melhor, porque, com o passar do tempo o animal perde a capacidade de absorver as imunoglobulinas.

- Cura do umbigo
Após o nascimento deve ser realizada a cura do umbigo dos cordeiros. Usa-se tintura de iodo (10%) para facilitar a cicatrização e evitar infecção.

- Identificação dos cordeiros
É importante a prática de identificação do cordeiro (numeração), seja por tatuagem, brinco ou colar; para saber quem é a mãe e a data do nascimento. Alguns criadores também fazem uma ficha de cada cria para facilitar o controle zootécnico do rebanho.

Descola ou derrabagem

Consiste no corte da cauda dos ovinos. Esse corte é recomendado como prática higiênica em animais lanados. O animal com cauda grande pode reter fezes, urina e secreções do parto. Assim, recomenda-se o corte da cauda, entre o terceiro e o quinto dia de vida dos cordeiros.

O corte é realizado, usando-se uma chapa cortante aquecida, ou com alicate (tipo torquês), em uma distância de dois dedos da inserção da cauda. Essa prática, entretanto, não é comum em animais deslanados e de cauda gorda.

Desmame

O desmame é o processo pelo qual se introduz a dieta do animal adulto, para substituir o leite materno, até então única fonte de nutrição do cordeiro. Alguns autores sugerem que o desmame precoce ocorre, quando os cordeiros são retirados do leite com 21 a 45 dias de idade; o semi-precoce pode ocorrer com os animais com 60 a 100 dias, e o tardio ocorre com os animais entre 100 e 150 dias de idade.

Não é aconselhável o desmame após 60 dias de idade, pode ser antieconômico e não ser vantajoso. O cordeiro com 45 dias está apto a se alimentar normalmente, estando o seu aparelho digestivo quase todo desenvolvido como o de um ruminante verdadeiro. As ovelhas que desmamam seus cordeiros mais precocemente se recuperam mais rápido para uma próxima gestação.

Vantagens da desmama precoce

Com o manejo apropriado, a desmama precoce pode reduzir a infestação de vermes nos cordeiros.

Castração

A castração é uma questão muito discutida pelos pesquisadores, alguns não indicam a castração de animais que serão abatidos precocemente para a produção de carne, pois apresentam melhores resultados. Quando realizada, a castração é feita, normalmente, dos 15 aos 30 dias de idade. Deve-se ter cuidado com a higiene e a desinfecção da área operada.

Ordenha

Em se tratando de salas de ordenha, a higienização deve ser realizada, diariamente, logo após efetuada cada ordenha.


Outros artigos relacionados ao tema:


Ovinos em confinamento: principais enfermidades


Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco Josivan de Sousa máximo

5 de jul. de 2023

Muito bom, ótima dicas pro criador

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jul. de 2023

Olá, Francisco Josivan de Sousa Máximo ! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Eny Monteiro Cardoso

3 de nov. de 2021

Gostaria de iniciar uma criação

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jan. de 2022

Olá, Eny! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Já que deseja iniciar uma criação, O CPT possui um curso ideal para te auxiliar! 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o Curso na Área de Ovinos e Caprinos!

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Odeide

12 de jun. de 2020

Quero receber notícias de criação de ovinos em confinamento ,

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2020

Olá,Odeide

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área de ovinos.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?