Dois grandes estudiosos da educação, Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância, que devem embasar o desenvolvimento de uma aula expositiva. Segundo Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Aula Expositiva, "Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz". Na visão piagetiana, o desenvolvimento desses processos é fundamental e o estudioso o chama de construção do conhecimento. Vigotsky, por seu lado, propõe o construtivismo social, que consiste no fato de o indivíduo desenvolver suas capacidades cognitivas a partir das interações que mantém com a comunidade onde vive. Essas duas visões podem ser observadas resumidamente abaixo:
1- Piaget
Construtivismo cognitivo: o desenvolvimento de processos mentais está relacionado à realidade do
aprendiz.
2- Vigotsky
Construtivismo social: o desenvolvimento a partir da interação social.
A análise dessas duas teorias nos mostra que o fator social está presente em ambas, com uma diferença: enquanto Vigotsky considera a interação social essencial para a aprendizagem, Piaget diz que o aprendiz conta com um conhecimento inerente a ele, que se reformula à medida que há interação social. Logo, a aprendizagem deve ser vista como um processo dinâmico em que a participação do aprendiz é fundamental. Esse fato é de grande importância para o planejamento, elaboração e desenvolvimento das aulas, particularmente a aula expositiva.
Piaget e Vigotsky desenvolveram uma teoria de caráter epistemológico, ou seja, que tem por objeto o conhecimento, buscando seus condicionamentos e relações. Em outras palavras, a análise da visão construtivista permite concluir que o conhecimento não nasce com o indivíduo e nem é dado pelo meio social. Ao contrário, o conhecimento é construído na interação com os meios físico e social, num processo que depende das condições do aprendiz e das condições do meio. Seguindo essa linha de raciocínio, Vigotsky tem conquistado uma importância crescente no Brasil, pois fornece uma espécie de elo entre a aprendizagem e o meio social, pois, para ele, o homem é um ser social formado em um ambiente cultural historicamente definido.
Neste sentido, o professor construtivista procura conhecer melhor seus alunos, sempre busca formas de ligar a teoria à prática, de contextualizar o conhecimento ao meio cultural dos estudantes e de valorizar as particularidades do indivíduo. É com base nesses conceitos, então, que os professores planejam e elaboram suas aulas, atividades e avaliações.
Encarar o ensino dessa maneira é mais desafiador para o profissional da educação e significa mais satisfação com o próprio trabalho, pois os horizontes das atividades educacionais se abrem, há a possibilidade de fugir da repetição de fórmulas, da rotina repetitiva e da desesperança com a educação.
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Marcele Martins
16 de dez. de 2017Qual a data desse texto? Desde já, agradeço o retorno.
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de dez. de 2017Olá, Marcele.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A matéria foi postada no dia 23 de junho de 2016.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.