O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. São muitas as possibilidades de abordagem para a estruturação do AEE e, geralmente, cada escola desenvolve uma proposta de trabalho diferente. No entanto, é preciso que haja um projeto político que atenda às diferentes peculiaridades dos alunos. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso A Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, “Há a necessidade de um diagnóstico da clientela a ser atendida pelo AEE, para definir o perfil dos alunos e, consequentemente, organizar os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis, para iniciar um trabalho pedagógico efetivo”.
A estruturação do Atendimento Educacional Especializado varia de instituição para instituição, sendo os tipos mais comuns:
- Ensino Itinerante
O professor especializado presta serviços em várias escolas comuns que têm alunos com deficiência incluídos. Esse professor orienta os demais professores sugerindo intervenções e estratégias para facilitar o processo de inclusão e pode, também, realizar atividades específicas com os alunos incluídos;
- Sala de Recursos
Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns. O professor da sala de recursos orienta os professores comuns em relação às praticas e posturas que devem ser tomadas em relação aos alunos incluídos, que devem frequentar o espaço em um contraturno para reforçar os conteúdos, receber orientações sobre condutas adaptativas e treinar a utilização de recursos específicos como o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para a educação de alunos surdos e o método Braille para a educação de alunos cegos. A sala de recursos pode beneficiar, também, alunos sem deficiência que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem.
- Classe Especial
Instalada na escola comum sob a regência de um professor especializado, destina-se à educação de alunos com deficiência que, por motivos diversos, não se adaptam às classes comuns. As turmas especiais contam com um currículo diferenciado, onde há a seleção de conteúdos utilizados na vida diária e prática. Esse recurso é mais utilizado em casos específicos de deficiência mental.
- Escolas Especiais
São instituições muito questionadas na atualidade por se dedicarem, exclusivamente, à educação de pessoas com deficiência. Depois do movimento pela Inclusão, as escolas especiais passaram a ser radicalmente criticadas e condenadas por impedir o convívio das pessoas com deficiência com as sem deficiência. Em relação à postura radical da sociedade em relação às escolas especiais, não podemos deixar de citar Omote (2003) que vislumbra a questão da inclusão não poder ser estendida a todos os deficientes sem exceção, porque uma parcela da clientela da educação especial não apresenta condição alguma para tirar proveito das oportunidades que o ensino comum pode prover. São eles os deficientes mentais severos e profundos, cujas necessidades especiais são de outra ordem, a que serviços educacionais comuns não podem atender.
O Atendimento Educacional Especializado é uma ferramenta imprescindível para o êxito do processo de inclusão. Ele existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários
NILVA DOS SANTOS MACHADO
18 de ago. de 2016Desejo fazer o curso AEE
Resposta do Portal Cursos CPT
19 de ago. de 2016Olá Nilva,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Educação Inclusiva e Educação Especial.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos