WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Metodologia de projetos: qual o papel do professor?

Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor se torna um mediador das relações de aprendizagem e orientador, ajudando o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo


Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações. O professor se torna um mediador das relações de aprendizagem, e orientador que procura ajudar o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

Além da mudança no papel e na postura do professor, o aluno passa a aprender enquanto produz, levanta dúvidas, pesquisa e cria relações que levam a novas buscas e descobertas, em sucessivas reconstruções do conhecimento, de forma multidisciplinar e interdisciplinar. Isso determinará a necessidade de maior interação entre professores de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes disciplinas.

Segundo Elaine Battestin, Professora do Curso CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, “O professor terá a missão fundamental de criar na escola e na sala de aula um ambiente que seja propício à aprendizagem. Isso será feito de maneira que se torne um orientador e um organizador e, acima de tudo, um motivador do processo de aprendizagem em seus alunos.”

Esse papel será cumprido com maior eficiência, se o professor passar a trabalhar com estratégias voltadas à aprendizagem significativa. Além de muitos atributos profissionais, há algumas características imprescindíveis que o professor deverá adotar ao trabalhar a pedagogia de projetos:

Metodologia de projetos: qual o papel do professor?


- O conhecimento de diferentes teorias pedagógicas e sua implicação no desenvolvimento do aluno. Que ao optar pela pedagogia de projetos ou uma linha de estímulos cognitivos, sociais e afetivos, possa contextualizar essa linha de ação com as características pessoais das crianças.

- É preciso conhecer muito bem os saberes que os alunos trazem para a escola e fazer desses saberes a ponte de ligação com os conhecimentos que serão desenvolvidos em sua atividade.

- Jamais promover o conhecimento mecânico que levem os alunos a conquistar informações, sem o devido conhecimento.

- Saber avaliar significativamente seus alunos, explorando suas diferentes linguagens e percebendo seu progresso em face da Zona de Desenvolvimento Proximal.

- Promover ações de cunho interrogativo, desafiadoras, fazendo com que o professor se destaque aos olhos dos seus alunos, não apenas como aquele que ‘tudo sabe e bem conhece’, mas também como o pesquisador ávido por respostas coerentes e que esteja sempre disposto a ajudar os alunos a encontrar as respostas que procuram.

- Dominar diferentes estratégias de ensino e possibilitar a estrutura de projetos, sempre consistentes e com objetivos claramente definidos. Existem inúmeros modelos de projetos, e faz-se necessário que os alunos possam aprendê-los não somente pelo que em sua essência ensinam, mas como estratégias de ação para seu uso pessoal, suas descobertas e pesquisas, mesmo se não solicitadas pela escola.

- Que se mostre aberto a construir relacionamento transparente com os pais e com a comunidade, acolhendo-os com os subsídios necessários a processos de interação significativos.


Diante desse paradigma educacional, o professor deve se tornar um motivador para seus alunos, à medida que passa a favorecer as relações interpessoais e a comunicação em suas turmas. A comunicação, que é um elemento fundamental no processo educacional, deve estar presente de forma completa, da mesma maneira que o respeito mútuo, a cooperação e a criatividade, que são fatores intimamente ligados à comunicação como um todo.


Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Helena Barbosa dos Santos Leray

28 de mar. de 2024

É importante realmente que nós professores, utilizemos métodos mais atuais e prazeroso para repassamos p nossos alunos de forma que eles sintam prazer em aprender e não se cansem!

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2024

Olá, Maria Helena Barbosa dos Santos Leray! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?