''O Atendimento Educacional Especializado é uma ferramenta imprescindível para o êxito do processo de inclusão. Ele existe para que os alunos possam aprender o que difere dos conteúdos curriculares do ensino comum, e é necessário para poderem ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência'' assim afirma a professora Rita Cássia Arruda do Curso CPT de Educação Inclusiva e Educação Especial.
A inclusão de todas as pessoas nas escolas comuns é uma conquista social imensa que, de fato mobiliza, cada vez mais, estudiosos interessados pelo assunto. No entanto, o reconhecimento e a aceitação da diversidade tão proclamados pela filosofia inclusiva, se respaldam na atuação de vários profissionais de diferentes áreas que orientam as escolas em relação aos procedimentos que devem ser tomados, a fim de viabilizar o processo de inclusão.
Na atualidade, existe um aparato multiprofissional capaz de identificar os distúrbios de aprendizagem e, em parceria com a escola, criar estratégias capazes de minimizar os possíveis problemas ocasionados por tais distúrbios.
É muito comum nos encontros na sala de professores, ouvi-los dizer que pensam que o aluno “X” é hiperativo, ou que o aluno “Y” é disléxico. Esses comentários são transmitidos para os pais que os encaram como queixas e encaminham seus filhos para consultórios de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Dessa forma, houve uma extrema necessidade de se implantar nas escolas o AEE (Atendimento Educacional Especializado) para minimizar os impactos causados pela inclusão.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. São muitas as possibilidades de abordagem para a estruturação do AEE e, geralmente, cada escola desenvolve uma proposta de trabalho diferente. No entanto, é preciso que haja um projeto político que atenda às diferentes peculiaridades dos alunos.
Na educação inclusiva e especial, o professor deve adaptar seu método de trabalho à forma de aprender de seus alunos, inclusive os deficientes. Entretanto, é necessário um diagnóstico da clientela a ser atendida pelo AEE, para definir o perfil dos alunos e, consequentemente, organizar os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis, para iniciar um trabalho pedagógico efetivo.
A estruturação do Atendimento Educacional Especializado varia de instituição para instituição, sendo os tipos mais comuns:
Ensino Itinerante
O professor especializado presta serviços em várias escolas comuns com alunos com deficiência incluídos. Esse professor orienta os demais professores sugerindo intervenções e estratégias para facilitar o processo de inclusão, além de realizar atividades específicas com os alunos incluídos;
Sala de recursos
Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns. O professor da sala de recursos orienta os professores comuns em relação às práticas e posturas que devem ser tomadas em relação aos alunos incluídos, que devem frequentar o espaço em um contraturno para reforçar os conteúdos, receber orientações sobre condutas adaptativas e treinar a utilização de recursos específicos como o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para a educação de alunos surdos e o método Braille para a educação de alunos cegos. Da mesma forma, a sala de recursos pode beneficiar alunos sem deficiência que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem.
Classe especial
Instalada na escola comum sob a regência de um professor especializado; destina-se à educação de alunos com deficiência que, por motivos diversos, não se adaptam às classes comuns. As turmas especiais contam com um currículo diferenciado, onde há a seleção de conteúdos utilizados na vida diária e prática. Esse recurso é mais utilizado em casos específicos de deficiência mental.
Escolas especiais
São instituições muito questionadas na atualidade por se dedicarem, exclusivamente, à educação de pessoas com deficiência. Depois do movimento pela inclusão, as escolas especiais foram radicalmente criticadas e condenadas por impedir o convívio das pessoas com deficiência com as sem deficiência. A questão da inclusão não poder ser estendida a todos os deficientes sem exceção, porque uma parcela da clientela da educação especial não apresenta condição alguma para tirar proveito das oportunidades que o ensino comum pode prover. São eles os deficientes mentais severos e profundos, cujas necessidades especiais são de outra ordem, a que serviços educacionais comuns não podem atender.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
MARIA MADALENA CADEIRA DE SOUZA LIMA
18 de nov. de 2021super pertinente e esclarecedor o assunto. me contribuiu bastante.
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13 de jan. de 2022Olá, Maria! Tudo bem?
Ficamos felizes por seu feedback! :)
Abraço!
Lorena
Ângela Marcia dos Santos
13 de dez. de 2018Uma dúvida? Achei muito estranho agora no final do ano q a escola me chamou pra assinar uma folha da AEE não teria que ser no início do ano? Sinceramente acho q eles só querem mostrar tipo dar uma satisfação pro governo,Secretaria ou o órgão responsável q a Escola tá agindo corretamente.
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13 de dez. de 2018Olá Ângela,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Sugerimos que consulte a secretaria de educação.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
Angélica
20 de ago. de 2017Adorei a matéria foi extremamente esclarecedora para mim. Visitarei sempre esse site.
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21 de ago. de 2017Olá, Angélica.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Volte sempre!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
claudia soares torrreiro
20 de jul. de 2014Sou grata ao nosso Deus por orientar-me e encontrar este site, pois trabalho com alguns alunos pró-inclusão, e tenho pesquisado bastante para atender as necessidades dos discentes, pois, desejo realmente trabalhar com o projeto de inclusão, porém, não é fácil, exige empenho, dedicação e o mais importante financeiro, que nem sempre está disponível na planilha. Agradeço a equipe do CPT por fornecer cursos nos quais poderão viabilizar métodos, nos quais poderemos tentar evoluir através, digamos da formação continuada com certeza, pois vivenciamos tendência critico - social de conteúdos e parabenizo toda equipe. Em breve comprarei, tenho urgência, . Muitíssimo obrigada e Deus continue iluminando este equipe que contribui para uma formação atualizada. Claudia soares
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21 de jul. de 2014Olá, Cláudia!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino possam contribuir para seu trabalho.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos