WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formão, raspadeira, plaina e serrotes. Como afiar?

É muito importante manter as ferramentas cortantes (formão, raspadeira, plaina e serrote) sempre afiadas e em bom estado de conservação


É muito importante manter as ferramentas cortantes (formão, raspadeira, plaina e serrote) sempre afiadas e em bom estado de conservação. Essas ferramentas, quando bem afiadas, permitem que se realize o trabalho com mais segurança, eficiência e qualidade.


Para a afiação, não há uma periodicidade pré-estabelecida. Deve ser feita quando você percebe que a ferramenta começa a não cortar corretamente.


Afiação do formão


O formão é afiado primeiramente no esmeril. A lâmina deve ser encostada contra a pedra, fazendo exatamente o ângulo do lado do corte. A cada passagem da lâmina no esmeril, que dura poucos segundos, molhe a lâmina na água, para que não superaqueça.

Quando a lâmina estiver com sua superfície nivelada, sem imperfeições, o formão deve ser levado para a segunda etapa da amolação, feita com uma pedra de amolar. Nessa fase, use uma mistura de óleo mineral e querosene, em partes iguais, para melhorar o deslizamento entre a lâmina e a pedra.

Passe a lâmina na pedra, mantendo o ângulo de corte, fazendo movimentos circulares ou longitudinais ao longo de toda a pedra, para que ela se desgaste por igual. Vire a lâmina e passe a face reta para tirar rebarbas. Volte a passar a face angulada, e novamente a plana, sucessivas vezes, até perceber que o corte foi restabelecido.


Afiação da raspadeira


Para afiar a raspadeira, fixe-a na bancada e friccione uma lima, na posição horizontal nos dois cantos da raspadeira, sem arredondá-las, até criar rebarbas nas laterais dos cantos.

Passar os mesmos dois cantos da raspadeira na pedra de amolar, em movimentos circulares, primeiro a face da raspadeira e depois as duas laterais, retirando rebarbas e partes oxidadas. Termine a afiação passando uma lima gasta sem ranhuras, firmemente, na raspadeira duas vezes. Na primeira passada, use um ângulo pouco maior que 90 graus.

Na segunda, aumente um pouco mais a inclinação, do mesmo lado, obtendo o fio. Repita o procedimento, agora com a inclinação da lima para o outro lado da raspadeira, obtendo o segundo fio. Dessa forma, você terá um fio de cada lado da raspadeira, que poderá ser usada dos dois lados.


Afiação da plaina


A amolação da plaina começa com a retirada da lâmina. Faça a primeira etapa de amolação no esmeril, da mesma maneira como foi feito no formão, passando a face angulada da lâmina contra o esmeril, resfriando-a a cada passada, com água, até que esteja com sua superfície restaurada. Depois, passe na pedra de amolar, com movimentos circulares ou longitudinais, os dois lados, sucessivas vezes, até que o corte esteja restabelecido.


Afiação de serrotes


O processo de afiação de um serrote começa pelo alinhamento dos dentes, em que os dentes da lâmina são alinhados uns com os outros em termos de altura. A segunda etapa do processo é a travação, que é a manutenção dos dentes inclinados para lados alternados ao longo de toda a lâmina. Para isso é usada uma travadeira ou um alicate de travar.

A última etapa é a afiação propriamente dita, em que se utiliza uma lima triangular pequena, que será passada no lado em que está o corte. Primeiro são amolados os dentes com o corte voltado para um dos lados, e depois os dentes com corte do outro lado.

Se você pretende abrir a sua própria marcenaria ou mesmo dedicar-se à arte de fabricar móveis, acesse as matérias disponibilizadas abaixo. Elas certamente farão toda a diferença em sua capacitação, aumentando, ainda mais, as suas chances de sucesso!


Leia:


Marcenaria - a bancada do marceneiro, sua composição, estrutura e finalidade
Marcenaria - o metro articulado, a trena e suas funções 


Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria, entre eles o Curso de Marcenaria – Nível Básico.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Adirson Carlos da Silva

12 de nov. de 2017

Esqueci de mencionar, estou montando uma lixadeira de disco e um torno para madeira

Adirson Carlos da Silva

12 de nov. de 2017

Tenho 65 anos sou aposentado e pretendo ter a marcenaria como hobby,estou montando minha marcenaria e já tenho varias ferramentas tais como: Plaina elétrica, serra de fita, lixadeira roto orbital, serra tico tico, furadeira comum e furadeira de bancada, esquadros, serrote , serra circular de bancada, serra de meia esquadria manual e gostaria de saber o que mais eu preciso alem de suas materias que eu pretendo aprender muito . PS minha idade não vai me atrapalhar aprender? ou seja: não estou muito velho para trabalhar com madeira que é uma coisa bem pesada?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de nov. de 2017

Olá, Adirson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com informações sobre os nossos Cursos da área, que te auxiliarão quanto aos equipamentos e técnicas da marcenaria. Desejamos sorte nesse novo desafio!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Ivanildo barroso da silva Junior

13 de jan. de 2016

Muito bom. Eu fiz o curso de marcenaria, mas não continuei me aperfeiçoando. Essas dicas que vi fizeram-me lembrar de algumas coisas que eu havia esquecido. Muito bom, valeu!

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan. de 2016

Olá, Ivanildo!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site e desejamos que dentro em breve você possa dar continuidade aos seus estudos. Visite em nosso site a área de marcenaria. Lá você encontrará muitos cursos que, com toda certeza, contribuirão para o seu sucesso profissional.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?