WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Iguarias do setor queijeiro

No Brasil, fabricamos uma grande variedade de queijos que muitas vezes refletem nossa formação cultural

Iguarias de queijo

Saborosos e muito utilizados em nossa culinária, os mais diversos tipos de queijos são alimento de grande valor nutricional, possuindo em sua composição elementos essenciais à boa saúde, como proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas.  Além disso, a produção de queijos representa ao produtor de leite uma excelente alternativa de incremento da renda familiar.

No Brasil, fabricamos uma grande variedade de queijos que muitas vezes refletem nossa formação cultural. Há aqueles tipicamente brasileiros e outros inspirados nos produzidos por franceses, dinamarqueses, italianos e, mais recentemente, os introduzidos por hábitos alimentares ingleses e americanos, adaptados às nossas condições climáticas e à oferta de leite nas diferentes regiões produtoras, que foram se adequando às preferências do consumidor nacional. Dentre esses podemos destacar os queijos do reino, cottage, coalho e ricota.

 Queijo coalho, iguaria típica da culinária do norte e nordeste.

O queijo coalho é um tipo comum entre as iguarias típicas da culinária do norte e nordeste, destacando-se como o principal queijo artesanal dessas regiões. Seu processo de fabricação é baseado na simples coagulação do leite e na prensagem da massa. Sua utilização é variada, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais.

Apresenta consistência semi-dura, elástica, com textura compacta (sem olhaduras mecânicas) ou aberta (com olhaduras mecânicas). Tem cor branco-amarelada uniforme, sabor brando, levemente ácido e salgado, com o odor ligeiramente ácido de coalhada fresca, tendo casca fina e não muito bem definida.

Com formato e peso variáveis, é frequentemente comercializado em barras ou na forma de palitos para churrasco. Esse é um queijo que não derrete e nem se deforma ao ser colocado em altas temperaturas, o que permite que possa ser consumido como churrasco ou assado na brasa, formando uma superfície externa tostada e mantendo-se macio internamente.

 Queijo do reino, trazido ao Brasil pela corte protuguesa, hoje é muito apreciado pelos brasieliros.

O queijo do reino, assim denominado devido à importação de queijos Edam da Holanda pela corte portuguesa, no período em que permaneceu no Brasil, começou a ser produzido pelos brasileiros para suprir a demanda pelos nobres queijos portugueses.

É gorduroso e condimentado. Originário dos queijos holandeses tem forma arredondada, possui casca colorida, vermelho-lilás, lisa e fina, massa colorida de tonalidade amarelada, consistência firme (seca) e sabor pronunciado (picante).

 O cottage é muito utilizado em dietas de baixa calorias.

O queijo Cottage é um queijo muito popular nos Estados Unidos e recentemente sua oferta e consumo vêm aumentando no Brasil. Apresenta-se com uma textura granulada, formada por grãos de coalhada imersos em uma mistura de creme de leite e sal. Seu sabor é ligeiramente ácido e salgado. Destina-se ao consumo puro ou acompanhando frutas e saladas, sendo muito indicado em dietas de baixas calorias.

 A ricota, rica em proteinas e de baixo valor calórico, é muito utilizadas em dietas.

A Ricota, que é de origem italiana, é obtida a partir da acidificação do soro do leite, rico em albumina e lactoglobulina, que se precipitam e formam a massa. De textura leve e granulosa, é um produto de grande valor protéico com alta digestibilidade e baixo valor calórico, sendo importante para pessoas em regime alimentar. Pode ser comercializada com ou sem sal e é muito utilizada na culinária.

O curso Produção de queijo do reino, cottage, coalho e ricota, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é uma oportunidade de levar conhecimento aos produtores que querem entrar na atividade. No curso você receberá informações da professora Célia Lúcia Ferreira, pesquisadora da UFV - Universidade Federal de Viçosa, PhD em ciência e tecnologia de alimentos, especialista em produção de queijos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. 

Apesar do consumo de queijo no Brasil ainda ser considerado pequeno, houve um aumento de 107%. Nosso país é o sexto maior produtor mundial,  assim, o setor se mostra como um excelente negócio, possibilitando ao produtor incremento de sua renda e ascensão em um mercado em constante crescimento.

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jean Marcelino Da Silva

8 de mar. de 2019

Quero saber mas sobre o curso

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2019

Olá, Jean!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Cicero chaves de Lira

19 de jul. de 2017

Quero fazer o curso de quejeiro

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jul. de 2017

Olá, Cicero.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Graziela dos santos Pereira

12 de abr. de 2017

Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de abr. de 2017

Olá Graziela,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?