WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fabricação de queijos de leite de cabra está conquistando mais espaço no mercado

A indústria do leite de cabra tem sido uma ótima alternativa para a caprinocultura leiteira

O leite de cabra está no mercado tanto na forma pasteurizada, congelada, em pó e, mais recentemente, em embalagens longa vida UHT.

O leite de cabra vem conquistando mercado no Brasil, tanto na forma pasteurizada, pasteurizado e congelado, na forma de leite em pó e, mais recentemente, em embalagens longa vida UHT. Ele é um líquido branco, puro, de odor e sabor especiais e agradáveis. Apresentando alto valor nutritivo e qualidade dietética, é um alimento que apresenta elementos necessários à nutrição humana, como açúcares, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.  

Uma excelente alternativa para sua utilização é a fabricação de alguns dos mais famosos e saborosos queijos do mundo. No Brasil, a fabricação de queijos de leite de cabra ainda está se iniciando, mas vem conquistando espaço no mercado. Primando pela qualidade, o preconceito do consumidor em relação aos derivados do mesmo está sendo derrubado.

Pequenos laticínios tem iniciado a produção, por se tratar de uma atividade com bom retorno financeiro, sem grandes investimentos. Considerados finos, esses queijos possuem valor de mercado muito atraente. Devido ao alto preço, atende a um nicho específico. Apenas restaurantes, hotéis, empórios e pouquíssimos supermercados oferecem o produto.

Pequenos laticínios tem iniciado a produção, por ser uma atividade com bom retorno financeiro, sem grandes investimentos.

Além disso, são de sabor e aromas inigualáveis, ricos em proteínas, cálcio e sais minerais e, é claro, de alta digestibilidade. Entre os queijos fabricados no Brasil, destacam-se o frescal, Boursin natural ou com especiarias (alho, cebola, ervas etc); Checrotin, Chèvre à L'ahuile, Quark, Xanclich, Tomme, Feta, Jibné, Brin D'Amour, Chabichou, Moleson, Reblochon, Picodon, Pirâmide, Valençay, Petit Suisse.

Com o objetivo de disponibilizar informações sobre a utilização do leite de cabra para a produção de um dos seus mais apreciados derivados, os queijos, para a produção de leite de forma higiênica e como fazer o controle do mesmo para a industrialização, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Produção de Queijos de Leite de Cabra”, no qual você receberá informações do professor André Luís de Almeida Guedes, gerente de produções e instrutor dos cursos da Queijaria Escola, e do médico veterinário Paulo Roberto Celles Cordeiro, gerente da do mesmo estabelecimento.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Na  fabricação de queijos, seja na fazenda ou indústria, a obtenção de um leite de qualidade é fator imprescindível. De modo geral, por mais que as condições de fabricação sejam boas e o queijeiro domine a técnica de fabricação, dificilmente se conseguirá produzir um produto bom a partir de um leite de baixa qualidade. Os cuidados higiênicos necessários à fabricação devem ser observados, antes  e durante o processo. Esses se referem a eventuais contaminações, que podem pôr a perder um lote.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?