O mercado brasileiro de mudas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e conseqüente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva: produção, distribuição e comercialização. Esta previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores, com consequente aumento da concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços.
“No mercado de mudas ornamentais, duas linhas de venda podem ser exploradas: a de valor agregado, como floriculturas, e a de consumo de massa, como supermercados”, afirma o professor Wantuelfer Gonçalves, do Curso Produção de Mudas Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Quem pretende entrar no negócio de produção de mudas ornamentais para comercialização deve estar atento para as sutilezas do ramo, como aliás em qualquer negócio. Assim, é muito importante que esteja em contato direto com outros produtores, tanto vendendo como comprando ou trocando materiais. Plantas ornamentais são como roupa: entram e saem de moda.
Assim, antes de se propor a produzir quantidades grandes de uma determinada espécie, tome o cuidado para não estar produzindo algo que o mercado já não esteja comportando pois, com exceção das plantas de grande porte (palmeiras e árvores), as plantas de pequeno porte são perecíveis e, uma vez não vendidas, têm de ser descartadas.
Mudas de grande porte e raras, geralmente, são mais caras e dão um retorno mais visível com a venda de poucos indivíduos. No entanto, mudas de pequeno porte, como as forrações, embora sejam muito baratas, individualmente, são necessárias em grande quantidade pelos projetos de paisagismo e, na venda em quantidade, acabam dando o mesmo lucro, ou até mais, já que a rotatividade é maior.
Por fim, alertamos que, embora a produção de mudas ornamentais seja um negócio lucrativo, ele exige um período de carência de, pelo menos, uns dois anos para um viveiro de médio porte e até dez anos para um viveiro de grande porte. Não adianta aplicar capital e construir um viveiro grande sem estar no mercado. Isso leva tempo. Ademais, é uma atividade que exige muita dedicação.
Estará apta à comercialização em todo o território nacional a muda produzida e identificada de acordo com o Regulamento da Lei no 10.7111, de 2003, aprovado pelo Decreto no 5.153, de 2004, com as presentes normas e demais normas complementares. A comercialização de mudas ornamentais somente poderá ser feita por produtor, reembalador ou comerciante inscrito no RENASEM.
Para comercialização, distribuição, armazenamento e transporte, a muda deve estar identificada e acompanhada da respectiva Nota Fiscal, e do Atestado de Origem Genética ou do Certificado de Mudas ou do Termo de Conformidade, em função da categoria ou classe da muda.
No trânsito de mudas, além dos documentos acima mencionados, quando for o caso, será exigida a Permissão de Trânsito de Vegetais e outros documentos, de acordo com a legislação específica.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Darlan Rodrigues Bittencourt
2 de ago. de 2021Gostaria de informações sobre o mercado de mudas e plantas.
Resposta do Portal Cursos CPT
2 de ago. de 2021Olá,Darlan Rodrigues
Como vai?
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Luciana Lima Reis
20 de mar. de 2014gostaria de adquirir livros de jardinagem e paisagismo, como encontrar?
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de mar. de 2014Olá, Luciana!
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