WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção comercial de Hemerocale (Lírio-de-São-José) - propagação, plantio, adubação e cultivo

Conheça todas as etapas da produção de Hemerocale (Lírio-de-São-José), como as formas de propagação, plantio e cultivo, gerando sucesso na sua produção

 

O Hemerocallis, também conhecido como Lírio-de-São-José ou Hemerocale, é uma espécie monocotiledônea, perene (uma vez plantada pode ser mantida no jardim por longos períodos) e herbácea da família Hemerocalidaceae. Essa espécie é adaptada a diferentes tipos de solo e clima. Suas flores podem ter de 5 a 20 centímetros de diâmetro e apresentar formas e cores diferentes. Com relação às formas, existem as circulares, triangulares, dobradas, polipétalas, estreladas, “spiders” (aranhas), achatadas, trompetes, entre outros detalhes, como linha média, nervuras e bordas. Já as cores naturais das flores são: amarela, laranja, vermelha com suas variações.

Apesar da beleza de suas flores, comparado com a Strelítzia, o hemerocale é bem menos conhecido, mas apesar disso seu potencial para utilização na implantação de jardins é muito grande. Geralmente, espécies ornamentais que produzem flores são muito exigentes em manejo, não sendo esse o caso do hemerocale, resiste bem a ambientes adversos e em geral não sofre com pragas e doenças de importância econômica. Por tudo isso, exige manutenção muito simples o que leva muitos paisagistas a utilizá-las frequentemente em projetos de jardins.

O Hemerocallis apresenta também uma folhagem bastante bonita que permanece verde o ano todo, desde que retiradas as folhas secas renascentes. Forma touceiras volumosas e densas, o que indica o rizoma com entrenós bastante próximos um dos outros.

Como é feita a propagação do Hemerocale

Os procedimentos de propagação do Hemerocale são semelhantes aos utilizados para a Estrelícia. Antes de tudo, deve-se selecionar as mudas que estão mais perfilhadas. Em seguida, retira-se o rizoma por meio de uma enxada. Já a divisão do rizoma em perfilhos individuais deve ser feita, cuidadosamente, com as mãos, para não causar injúrias na planta.  Depois, deve-se avaliar a base do rizoma para ver de onde brotarão novas raízes e perfilhos.

Caso o perfilho da planta não tenha um tamanho razoável, a muda deverá ser descartada, pois não irá gerar novas brotações. As folhas do Hemerocale também devem ser extraídas, para diminuir a transpiração da muda, ao ser plantada no campo. Isso aumenta as chances de pegamento da muda.

A propagação pode ser feita por dois processos:

- Propagação por semente

O uso da propagação por sementes do Lírio-de-São-José é um processo lento e não gera indivíduos idênticos à planta-matriz. Esse método, quase exclusivo dos hibridizadores, é usado para realizar novos cruzamentos e gerar novos híbridos.

- Propagação vegetativa

A propagação vegetativa pode ser feita por meio de brotações aéreas, mudas geradas “in vitro” e aclimatizadas e mudas resultantes de divisão de touceiras. O método mais usado para a multiplicação é a divisão de touceira que garante plantas idênticas à matriz. Entretanto, há algumas limitações para essa técnica, sendo a mais comum o lento progresso da produção das divisões de plantas para atender à demanda para quem deseja produção em larga escala. A melhor época para a divisão das touceiras é logo após o período de florescimento.  
 
Como é feito o plantio do Hemerocale

Antes do plantio, o terreno deve ser preparado por meio da aração e da gradagem, além da adubação e da abertura de covas onde serão depositadas as mudas. O espaçamento ideal deve ser de, aproximadamente, 1 m entrelinhas, e ½ m entre plantas. Isso irá garantir que a planta alcance o seu pleno desenvolvimento.

Como é feita a adubação do Hemerocale

Antes da adubação, deve ser feita uma análise do solo, para que se escolha a formulação adequada ao solo. O procedimento deve ser feito em faixas, ao longo das fileiras, 3 vezes ao ano.

Como é feito o cultivo de Hemerocale em vasos

Algumas espécies de Hemerocale podem ser cultivadas em vasos, de 10 a 30 litros. Entretanto, deve-se usar um substrato comercial, com pH entre 6 e 7, com boa aeração e drenagem propícia. Colocar no vaso esterco bem curtido cobrindo as pedras e depois a camada de substrato. Não deixar as raízes em contato com o esterco. Recobrir as raízes com mais substratos até a altura máxima de 2 cm da coroa. A adubação deve ser aplicada duas vezes por ano. Outra opção é usar adubo de ação lenta uma vez por ano.

Os Hemerocales necessitam mais atenção no vaso do que no canteiro. A irrigação deve ser feita duas vezes por dia nos períodos mais quentes. Na época da floração deve-se optar pela irrigação no período da tarde. O melhor sistema é o gotejamento ou a irrigação manual.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Floricultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Curso CPT Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Curso CPT Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum

Curso CPT Treinamento de Florista

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?