WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Poços artesianos - para que servem e como são constituídos

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. São constituídos por: filtro, tubos cegos, pré-filtro e o conjunto motobomba

Poços artesianos - para que servem e como são constituídos

 

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. Para não serem confundidos com os poços freáticos rasos que, em algumas regiões do Brasil são conhecidos como cisternas, os poços freáticos tubulares são chamados, também, de poços semiartesianos ou pocinhos. A profundidade máxima dos poços, por sua vez, corresponde à profundidade da camada impermeável que se encontra abaixo da superfície do solo do local onde o poço será construído. Desta forma, consegue-se coletar a água armazenada acima da camada impermeável, proveniente do lençol freático. No que se refere às vazões que podem ser obtidas dos poços artesianos e semiartesianos, considera-se que, na maioria das vezes, elas ficam entre 500 L/h a 4.000 L/h, dependendo da capacidade do lençol freático do local. Assim sendo, caso um poço apresente uma vazão de 500 L/h, fazendo-se um bombeamento constante durante 24 horas, ele será capaz de fornecer 12.000 L (500 L/h x 24 h/dia = 12.000 L/dia) de água em um único dia. Esse valor é elevado para 96.000 L/dia (4.000 L/h x 24 h/dia = 96.000 L/dia) se a vazão do poço for de 4.000 L/h. Portanto, apesar de apresentarem menores vazões, os poços freáticos tubulares conseguem atender de forma satisfatória a maioria de casos em que a demanda de água é relativamente pequena.

Partes constituintes do poço artesiano

Para facilitar o entendimento do processo de obtenção de um poço, primeiro aprende-se sobre as partes que o constituem e seu princípio de funcionamento. Sendo assim, um poço freático tubular é formado por: filtro, tubos cegos, pré-filtro e o conjunto motobomba.

a) Filtro: o filtro é formado por uma tubulação perfurada, podendo ser de aço galvanizado ou de PVC rígido. Ele se refere ao primeiro componente a ser colocado na perfuração no solo e deverá ser colocado em toda a extensão do lençol freático.

A quantidade de água que os filtros conseguirá filtrar é variável, mas, em média, cada metro de um filtro de seis polegadas de diâmetro filtra em torno de 10 m3/h de água. Assim, sabendo-se que 1 m3/h de água equivalem a 1.000 L/h, utilizando-se um filtro de seis polegadas de diâmetro e com comprimento de 6 m, obtém-se, por hora, 60.000 L de água filtrada por hora.

b) Tubos cegos: estes também poderão ser de aço galvanizado ou de PVC rígido, mas não têm furos e devem ser colocados na parte do poço que fica acima do lençol freático. Além disso, os tubos cegos devem ser colocados até 50 cm acima da superfície do solo.

c) Pré-filtro: refere-se a uma camada de areia grossa especial que deverá ser colocada ao longo da extensão do poço, entre a tubulação (filtro e tubos cegos) e a parede do solo.

d) Bombas: as bombas referem-se aos equipamentos que, quando acionados, retiram a água do interior do poço para ser armazenada em um reservatório. O reservatório deverá ficar localizado em um nível superior. Para isso, pode-se utilizar dois tipos de bombas: as submersas e as centrífugas com injetores. As submersas devem ser instaladas dentro do poço, porém abaixo do nível da água, ou seja, operam afogadas. As centrífugas devem ser instaladas externamente, ou seja, acima da superfície do solo, ficando o injetor conectado na extremidade da tubulação de sucção, portanto, abaixo do nível da água, dentro do poço.

Fazendo-se assim, o princípio de funcionamento do poço será o seguinte: a água do lençol freático passará, primeiro, pelo pré-filtro que se encarregará de filtrá-la, retendo eventuais impurezas de maior tamanho. Em seguida, ela passará através do filtro e atingirá o interior do poço, de onde será bombeada.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Irrigação, entre eles o Curso Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Goretti Bezerra

27 de jul. de 2019

Excelentes orientações!

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jul. de 2019

Olá Maria Goretti Bezerra,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou das informações apresentadas em nosso artigo. Sempre buscamos criar conteúdos relevantes e de fácil compreensão para o nosso leitor.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?