WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Poços artesianos, uma grande possibilidade de captação de água

A quantidade de água armazenada nos lençóis subterrâneos, que representa 20% de toda a água doce do planeta, corresponde a duas mil vezes o volume dos rios

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2285/m-poco-artesiano-.jpg

Os lençóis de água subterrânea podem ser considerados uma excelente fonte de abastecimento de água.

A água é, sem dúvida, um recurso natural indispensável para a manutenção de todo o tipo de vida existente em nosso planeta. Ou seja, trata-se de um elemento sem o qual implicaria extinção de várias formas de vida, inclusive a humana. Ela encontra-se presente em praticamente todo tipo de matéria, seja viva ou inanimada, existente ao nosso redor. Um exemplo disso é o fato de ser encontrada em organismos vivos (animais ou vegetais) e, até mesmo, no interior de algumas rochas que se localizam no interior da crosta terrestre. Do ponto de vista do seu consumo pela humanidade, a preocupação quanto ao uso torna-se maior, pois, a cada ano, aumenta o número de pessoas que habitam o planeta. E, por isso, a busca pelo seu aproveitamento de forma sustentável é um tema que vem sendo debatido por vários setores, sejam órgãos governamentais ou não-governamentais.

Embora o volume de água existente em nosso planeta seja considerado grande, apenas uma pequena quantidade desse encontra-se disponível para a humanidade, seja para consumo direto (beber, higiene pessoal e processar alimentos) ou para atividades produtivas (agricultura, pecuária, indústria, produção de energia, entre outros). Aproximadamente, 97,5% de todo o volume de água na Terra localiza-se nos oceanos, ou seja, trata-se de água salgada, que é imprópria para o consumo. Portanto, a parcela correspondente à água doce corresponde apenas a 2,5%, sendo que 79% desse volume concentra-se em forma de gelo, o qual se localiza nas calotas polares do Globo, sendo, atualmente, inacessível para o nosso uso; 20% localiza-se no subsolo; e, apenas 1% de água doce pode ser encontrado na superfície de nosso planeta em lagos, retidos no solo; na forma de vapor d’água, presente na atmosfera; 1% nos rios; e 1% na constituição dos organismos vivos.

A quantidade de água armazenada nos lençóis subterrâneos, que representa um percentual médio de 20% de toda a água doce do planeta, corresponde a aproximadamente duas mil vezes o volume dos nossos rios. Portanto, os lençóis de água subterrânea podem ser considerados uma excelente fonte de abastecimento de água para ser utilizada pelo homem. O seu aproveitamento vem sendo feito desde tempos remotos, mas, nas últimas décadas, tem-se observado um substancial aumento, sendo que se pode dizer que, à medida que a humanidade evolui, o consumo de água captada do subsolo também aumenta.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2285/m-poco-artesiano.jpg

A captação é feita por meio da perfuração de poços freáticos, semiartesianos e artesianos.

Portanto, água de lençois subterrâneos podem resultar em grandes possibilidades de captação de água, uma vez que, em alguns casos, pode-se obter razoáveis volumes da mesma com qualidade apropriada para o consumo. A captação é feita por meio da perfuração de poços freáticos, semiartesianos e artesianos.

Com o objetivo de disponibilizar, de forma clara, simplificada e objetiva, as principais informações para quem deseja furar um poço, seja semiartesiano ou artesiano, em sua propriedade ou, ainda, para quem pretende abrir uma empresa de perfuração de poços, podendo atingir com sucesso os objetivos pretendidos, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Perfuração de Poços Artesianos e Semi-artesianos”, no qual você receberá informações do engenheiro civil Francisco Markowicz Júnior, diretor da HPA - Hidrojan Poços Artesianos, e de Joaquim Aurélio Gomes.

No curso são abordados os assuntos: lençóis subterrâneos; construção de poços freáticos tubulares (semiartesianos); construção de poços artesianos; dimensionamento da motobomba; e instalação da motobomba.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para não serem confundidos com os poços freáticos rasos que, em algumas regiões do Brasil, são conhecidos como cisternas, os tubulares são chamados também de poços semiartesianos ou pocinhos. Esses são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. Portanto, a sua profundidade máxima corresponde à profundidade da camada impermeável que se encontra abaixo da superfície do solo do local onde o poço será construído. Dessa maneira, consegue-se coletar a água armazenada acima da camada impermeável, proveniente do lençol freático.

Para se obter um poço, primeiro, deve-se fazer uma perfuração no solo, no sentido vertical, até alcançar a rocha. Feito isso, deve-se instalar componentes apropriados, que irão constituir o poço.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Daniel de souza lima

4 de mai. de 2017

A qual distância da nascente pode se cavar um poço artesiano?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mai. de 2017

Olá Daniel,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. No mínimo 30 metros de distância, mas para mais informações recomendamos que consulte o Serviço de Água e Esgoto de sua cidade para mais informações.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Lívia

23 de jul. de 2015

Olá! Meu questionamento foi se essa distância está expressa em alguma Lei, se sim, qual seria essa Lei. Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul. de 2015

Olá, Lívia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Como lhe disse existe sim a lei, mas esta lei varia de acordo com estado. Você procurar a Prefeitura de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Lívia

21 de jul. de 2015

Olá! Gostaria de saber se a distância mínima a ser respeitada entre a fossa e a perfuração do poço está fixada em legislação. Se sim, qual seria a Lei que regulamenta referido requisito a ser observado. Desde já agradeço!

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jul. de 2015

Olá, Lívia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A distância adequada para as fossas: mínimo de 15 metros para fossa seca; afastamento maior (20 metros, no mínimo), para sumidouros ou valas de infiltração.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

valfrido godinho

1 de jul. de 2014

Quero irrigar 2 hectares de capim mombaça, não tenho agua, terei que fazer um poço artesiano, minha duvida é: dá certo irrigar direto com a água do poço, com apenas uma bomba, ou terei que fazer um poço para armazenar a água e depois com outra bomba fazer a irrigação, estou inseguro.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jul. de 2014

Olá, Valfrido!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com um especialista para mais informações sobre como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jose Antonio Dos Santos

17 de jun. de 2014

Gostaria de saber se perfurar um poço semi-artesiano em um pequeno rio salobro, a água poderia ser salobra também ?

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2014

Olá, José Antônio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Sim, é possível. No caso de água salobra ou salina, você deve utilziar os equipamentos de osmose reversa (também conhecidos como dessalinizadores) que permitem obter água de altíssima qualidade e grau de pureza superior a 97%, a um custo abaixo de um real por metro cúbico.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Luiz Carlos

25 de abr. de 2014

Boa noite, gostaria de saber se existe algum problema de fazer um poço artesiano próximo a casa e se isso colocara em risco a fundação da mesma? Desde já agradeço a atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2014

Olá, Luiz Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Sim, o poço artesiano pode ser construido próximo a residência e 30 metros de distância da fossa.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

junior dos santos

31 de mar. de 2014

Qual o preço para fazer um poço artesiano ou semi-artesiano para irrigar 3 alqueires de terra na baixa tem como ou e muita terra para irrigar através de poço artesiano por favor mim ajudam pois quero uma solução pra meus animais

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2014

Olá, Júnior!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o valor da construção de um poço-artesiano recomendamos que entre em contato com um engenheiro agronômo para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

evaldo oliveira

9 de mar. de 2014

Perfurei um poço com 114 metros. A agua é salobra, como devo deixa-la potável para o consumo humano, por favor gostaria de maiores informações. Atenciosamente agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2014

Olá, Evaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que entre em contato com um técnico em sua cidade ou região para mais informações de como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Raimundo Pereira de Moraes Filho

19 de nov. de 2013

Eu gostaria de saber qual a distancia que devo furar um poço artesiano para uma fossa. Grato Raimundo

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov. de 2013

Olá, Raimundo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O poço artesiano deve estar no mínimo a uma distância de 15 metros da fossa, esta distância é necessária para não contaminar o lençol freático.

para mais informações recomendamos que procure um técnico especializado em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Sandro Luiz Grespan

29 de out. de 2013

Gostaria de adquirir livros e vídeos (cursos) sobre utilização de aguas subterrâneas para irrigação por aspersão. Tenho uma fazenda de 1.200 ha em Mato Grosso, no vale do Araguaia, mas minha propriedade tem uma pequena fonte de agua. Por isso, pretendia irrigar de 100 a 300 ha utilizando agua de poços subterrâneos. Grato Sandro Luiz Grespan

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out. de 2013

Olá, Sandro Luiz!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semi-Artesianos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?