WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Barragens, com técnicas simples elas podem ser seguras

É preciso, antes de tudo, fazer um planejamento, obedecendo, basicamente, a três aspectos principais

 
Barragens de terra

De modo geral, a construção de pequenas barragens de terra, principalmente com até dez metros de altura, é um processo bastante simples.

Entretanto, para se obter uma barragem adequada, eficiente e segura, não basta apenas contratar máquinas, fazer escavações em barrancos, transportar a terra escavada para o local da barragem e fazer um amontoado de terra, de tal forma a impedir o segmento natural de um curso d'água, e assim, fazer a acumulação da água, obtendo-se uma represa. É preciso, antes de tudo, fazer um planejamento, obedecendo, basicamente a três aspectos principais.

O primeiro refere-se à escolha do local onde a barragem deverá ser construída, o qual deverá possuir características naturais, capazes de permitir acumular a quantidade de água necessária e obter uma represa com a profundidade desejável. O terreno deverá oferecer condições satisfatórias para a construção da barragem; a vazão de água que pode ser utilizada deve ser suficiente para manter a represa cheia durante o ano, compensando, inclusive as evaporações e infiltrações. É preciso verificar  de onde o material (terra) para compor a barragem será retirado, procurando-se avaliar o custo de transporte e as estratégias de recuperação ambiental que deverão ser adotadas; qual será o custo da construção da barragem, entre outros.

Havendo condições adequadas para construir a barragem, e comprovações de que ela será de interesse público ou que resultará em benefícios sociais para a região, deve-se então considerar o segundo aspecto que é a legalização do projeto, feita mediante solicitação aos órgãos competentes de cada estado.

Uma vez obtida a autorização para a construção da barragem, deve-se, por fim, considerar o terceiro aspecto, que são as técnicas de construção a serem adotadas. Portanto, é o somatório desses três itens que permitirá obter uma barragem bem construída, eficiente e segura, sem riscos de arrombamentos e capaz de possibilitar o alcance dos objetivos propostos.


Todas as informações estão disponíveis no curso Construção de Pequenas Barragens de Terra, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob minha Coordenação. Vale a pena estudá-lo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

 José Dermeval Saraiva Lopes

Mestre em Engenharia Agrícola

Especialista em Mecanização Agrícola

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Manuel fungulane

7 de mar. de 2017

Gostei. Qual é possibilidade de fazer mestrado em irrigação

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de mar. de 2017

Olá Manuel,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com instituição que oferecem mestrado nesta área.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Evanildo Santiago

1 de ago. de 2015

Olá professor, gostaria de saber qual o tamanho do núcleo e vasão de uma barragem?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de ago. de 2015

Olá, Evanildo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que consulte um Engenheiro Agrônomo em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

antonio carlos monteiro

14 de set. de 2013

gostei do exemplo,agora por em pratica o aprendido

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set. de 2013

Olá, Antônio Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

FERNANDO

14 de fev. de 2013

Em uma partilha de campo, preciso estimar o valor de duas barragens existentes. Como posso fazê-lo? Que tipo de cálculo daria um valor mais próximo da realidade?

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev. de 2013

Olá, Fernando!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Para calcular o valor real das barragens, você deve procurar um engenheiro. Ele realizará o cálculo com maior precisão.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

jair peixoto cezar

10 de jan. de 2013

Moro em Jiquiriçá, uma cidade com aproximadamente 17 mil habitantes, dos quais, a maioria na zona rural, o município é cortado por vários pequenos rios, que nascem e desaguam no próprio município, porem, há grande desperdício de água, além de estarmos poluindo todos eles, gostaria de receber algumas alternativas de como recuperá-los, pois pretendo acionar o Ministério Público, o Executivo e o Legislativo local em busca de solução, aguardo por algum tipo de ajuda por e-mail. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jan. de 2013

Olá, Jair!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para recuperação e conservação de nascentes, abaixo vamos citar as principais.

Recuperação e conservação de nascentes que apresentam redução diurna na vazão: Nacentes sobre esses locais tendem a apresentar uma redução substancial da vazão durante o dia, retomando a vazão normal durante a noite. Deve-se elimiar as freatófitas, pois com isto reduz consideravelmente a taxa de evapotranspiração, mantendo estável o volume de água dos reservatórios subterrâneos e, consequentemente, evitando a carência de água na época em que o produtor mais precisa.

Recuperação e conservação de nascentes que apresentam considerável redução da vazão durante a estação da seca: este fenômeno é mais comum em nascentes cujas encostas da área de drenagem e os topos dos morros não possuem florestas. Além disso, pode haver também a presença de plantas freatófitas nas proximidades dos cursos d'água. As providências a serem tomadas, neste caso, são o reflorestamento dos topos dos morros e das seções convexas, a bateção do pasto das seções côncavas e a eliminação de toda a vegetação freatófita existente nas proximidades da nascente.

Para mais informações sobre recuperação de solos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, possui o curso Recuperação e Conservação de Nascentes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?