WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PABX Asterisk - por que implantá-lo em sua empresa?

Para conter o dispêndio nas empresas, gestores têm instalado centrais de PABX ou PABX Asterisk, capazes de controlar e limitar o uso das ligações telefônicas e diminuir os gastos

PABX Asterisk - por que implantá-lo em sua empresa?

 

É fato que, nos dias atuais, as empresas possuem mais de uma linha telefônica com dezenas e até centenas de ramais. Pense então em cada funcionário usando essas linhas, sem qualquer tipo de controle, seja para ligações locais, interurbanas, internacionais ou, ainda, para as mais diferentes operadores de telefones celulares, a trabalho ou não. Você consegue prever o valor mensal da conta? Você consegue imaginar o prejuízo desta empresa, tendo de pagar por ligações muitas vezes desnecessárias ou até mesmo particulares dos seus funcionários? Pois bem, para conter tamanho dispêndio nas organizações, gestores têm instalado centrais telefônicas - PABX ou PABX Asterisk - capazes de  controlar e limitar o uso deste bem tão precioso e necessário para a sobrevivência de qualquer empreendimento.

Mas, afinal, qual a diferença entre PABX e PABX Asterisk?

A resposta é bem simples: custos de implantação, manutenção e gritante diferença de funcionalidades. Veja a seguir:

- O PABX

O PABX é uma central capaz de gerenciar as linhas telefônicas e os ramais internos da empresa. Tem como recurso básico a disponibilização das linhas para os ramais e a comunicação interna entre eles. Além deste, é comum ao PABX dispor de recursos como música em espera e transferência de ligações. Outros recursos como voicemail, gravação de chamadas e secretária eletrônica só estão disponíveis nas centrais de PABX mais avançadas, portanto, de valores e de custos de manutenção mais elevados. Com isto, percebe-se que possuir uma central de PABX moderna, com todos os opcionais disponíveis, não é para qualquer empreendimento.

- O PABX Asterisk

O PABX Asterisk, por sua vez, é um softwarelivre”, de uso gratuito, que roda sobre o sistema operacional Linux e tem a função de transformar um computador em uma poderosa central de PABX. Oferece todos os recursos do PABX, por mais avançado que seja, além de muitos outros, por exemplo a incorporação de linhas de diversos provedores de telefonia e também o uso da telefonia celular para amenizar os custos das ligações. O Asterisk apresenta-se como excelente equipamento, independente de seu porte.

Quais as vantagens do PABX Asterisk sobre o PABX?


O PABX Asterisk é muito mais que um PABX padrão. Com ele é possível:

- Conectar colaboradores trabalhando de casa com o PABX do escritório sobre conexões de banda larga;
- Conectar escritórios em vários estados sobre IP. Isto pode ser feito pela internet ou por uma rede IP privada;
- Dar aos funcionários correio de voz, integrado com a “web” e seu e-mail;
- Construir aplicações de resposta automática por voz, que podem conectá-lo ao sistema de pedidos, por exemplo, ou ainda outras aplicações internas;
- Dar acesso ao PABX da companhia para usuários que viajam, conectados sobre VPN de um aeroporto ou hotel.

O PABX Asterisk ainda inclui recursos como:


- Música para clientes esperando nas filas;
- Filas de chamada onde agentes de forma conjunta atendem às chamadas e monitoram a fila;
- Integração com softwares para a sintetização da fala;
- Registro detalhado de chamadas para integração com sistemas de tarifação em bancos de dados SQL;
- Integração com reconhecimento de voz;
- A habilidade de interfaceamento com linhas telefônicas normais, ISDN em acesso básico (2B+D) e primário (30B+D);
- Pode ser configurado para que as chamadas sejam realizadas de acordo com a menor tarifa disponível (LCR - rota de menor custo) para a empresa;
- Permite gravação de todas as chamadas, tanto entrantes como saintes;
- Para o seu funcionamento, exige apenas um computador com o sistema operacional Linux, a própria rede interna com equipamentos com o protocolo SIP e as linhas a serem utilizadas;
- Permite fazer comunicação entre filiais e matriz de forma gratuita usando o protocolo IAX;
- Possui uma unidade de resposta audível (URA), que nada mais é que um menu de voz, no qual o cliente escolhe o setor a falar.

Como se explica o fato de um software tão completo e eficiente como o PABX Asterisk ser distribuído gratuitamente?


O PABX Asterisk é gratuito sim, mas os equipamentos, como placas específicas e alguns softwares complementares que o compõem, não. Ao comprá-los para a implantação do PABX Asterisk, a empresa desenvolvedora obtém seus lucros.

Por que devo escolher o Asterisk?


Por, no mínimo, oito motivos. São eles:

1- Extrema redução de custos relacionados às ligações telefônicas da empresa;
2- Ter controle sobre o seu sistema de telefonia;
3- Ambiente de desenvolvimento rápido e fácil;
4- Rico e abrangente em recursos;
5- É possível prover conteúdo dinâmico por telefone;
6- Tem plano de discagem flexível;
7- Roda no Linux;
8- É código aberto.

De que depende o sucesso de implantação do PABX Asterisk?


Apesar de o PABX Asterisk não demandar muito processamento, a escolha do computador que o receberá é fator fundamental para o sucesso da implantação. Este computador deve ser muito confiável para ser seu servidor e, ainda, ser bom o suficiente para evitar problemas futuros, possuindo redundância dos equipamentos, ou seja, nunca parando, seja qual for o motivo. Deve-se evitar usar maquinas direcionadas para desktop ou para uso diário.

Como é composta a arquitetura do PABX Asterisk?


A arquitetura do PABX Asterisk se compõem, basicamente, de:

- Canais que podem ser analógicos, digitais ou VoIP;
- Protocolos de comunicação como o SIP, H323, MGCP e IAX que são responsáveis pela sinalização das chamadas;
- CODECs que fazem a codificação da voz, permitindo que seja transmitida com compreensão de até oito vezes (G729a), além de permitir geração de ruído de conforto e uma maior robustez a perda de pacotes;
- Aplicações que são responsáveis pela funcionalidade do PABX. Alguns exemplos são voicemail, conferência e IVR.

O Asterisk pode ser usado em inúmeras aplicações, desde um PABX para uma pequena empresa até sistemas de resposta automática de alta densidade.


Conheça o Curso CPT Como Montar uma Central PABX Asterisk.
Por Silvana Teixeira.

Fontes:

PABX Asterisk - por que implantá-lo em sua empresa

José Carlos Messias/Tecnologia da Informação/Grupo CPT

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?