A organização do salão é uma etapa de grande importância, dada a necessidade de dispor os alimentos e todo o material necessário ao funcionamento do café da manhã de forma adequada para que o evento seja bem-sucedido. O serviço de café da manhã, que se refere ao oferecimento do mesmo aos hóspedes, pode ser feito, basicamente, de três maneiras:
Buffet central
É disponibilizada uma grande variedade e quantidade de alimentos para que os comensais possam se servir pelo sistema self-service. É um sistema que permite oferecer aos hóspedes mais opções e possui menor custo de mão de obra.
Serviço à mesa, ou à inglesa, indireto,
Refere-se ao serviço realizado individualmente, na mesa do cliente. O atendente de salão (garçom) leva os alimentos em um guéridon (carrinho) ou em bandejas, até a mesa do cliente, quando fará o serviço. Nesse tipo de atendimento, o cliente não terá à sua disposição uma variedade tão grande de itens como teria no caso do buffet. No entanto, é necessário que seja apresentado a ele itens de todas as categorias, que são:líquidos (frios e quentes), frios, frutas, pratos quentes, padaria, iguarias, cozinha regional e outros itens.
Antes de levar os alimentos até a mesa do cliente para fazer o serviço, é recomendável aproximar-se da mesa do cliente para dar-lhe as boas-vindas ao café. Nesse momento, deve ser feita uma abordagem rápida a respeito dos produtos, quando poderá ser citada, inclusive, a possibilidade de servir alimentos diet, light e funcionais (caso isso seja possível). Ao final, pergunte ao cliente se ele tem alguma preferência especial por alguns dos produtos sugeridos. Dessa forma, é possível dar ao cliente a oportunidade de manifestar algum desejo, inclusive de informar ao garçom se ele possui algum tipo de restrição alimentar e se, em função disso, necessita de uma alimentação especial.
Esse serviço, geralmente, proporciona maiores perdas de alimentos, pois a quantidade que fica à disposição do hóspede, na mesa, é superior àquela que o cliente serviria, caso fosse ao buffet central.
Serviço de étage, ou serviço feito diretamente no quarto do cliente
Este é bem semelhante ao serviço indireto, feito à mesa do cliente, no salão. A partir da solicitação do cliente, o café da manhã do mesmo deve ser preparado e levado até o quarto por um garçom, no guéridon ou em bandejas, quando será servido pelo serviço à inglesa, indireto.
É importante, também, atentar-se para o fato de que é necessário levar até o quarto do hóspede alimentos de todas as categorias. Além disso, antes de levar o café da manhã recomenda-se estabelecer um contato com o hóspede (pode ser por telefone) para falar as opções disponíveis, quando deverá ser mencionada a possibilidade de fornecer alimentos, diet, light e, ou funcionais.
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Curso Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Edilane
14 de mar. de 2017Gostaria de mais informações sobre cursos montagens e gerenciamento de cafés... E preparação e montagem de café e frios..
Resposta do Portal Cursos CPT
15 de mar. de 2017Olá Edilane,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos