WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Setor de Hotelaria: riscos e perigos que ameaçam os hotéis

São muitos os riscos e perigos que ameaçam os hotéis nos dias atuais, mas podemos mencionar como principais os seguintes: incêndios, desabamentos, explosões, furtos e outros

Setor de Hotelaria - riscos e perigos que ameaçam os hotéis. Curso CPT Segurança em Hotéis

A atividade hoteleira é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer país, uma vez que fomenta o turismo, contribui para a realização de negócios, apoia eventos e gera um grande número de empregos diretos e indiretos, entre muitos outros benefícios.

No Brasil, a hotelaria vem se desenvolvendo de forma bastante satisfatória nas últimas décadas, estando hoje em condições de oferecer serviços que em nada ficam devendo aos melhores estabelecimentos do gênero, do primeiro mundo.

No entanto, esta atividade que gera tantos benefícios está, ao mesmo tempo, exposta a inúmeros riscos e perigos, capazes de comprometer suas atividades, além de provocar prejuízos materiais e até mesmo a morte de pessoas. São muitos os riscos e perigos que ameaçam os hotéis nos dias atuais, mas podemos mencionar como principais os seguintes:


- Incêndios;
- Desabamentos;
- Explosões;
- Vazamentos de gás e produtos químicos;
- Furtos;
- Assaltos;
- Homicídios;
- Penetração em sistemas informatizados;
- Sequestros;
- Atentados Terroristas;
- Sabotagem;
- Espionagem.

Assim, nada mais sério e importante do que proteger adequadamente as atividades desse setor, que tantos benefícios têm proporcionado à economia nacional e internacional.

Como proteger a atividade hoteleira


1- A primeira providência a ser adotada para que o hotel venha a ter uma segurança efetiva é eliminar o empirismo e a improvisação. Por isso, é importante que o hotel  dispense à área de Segurança os mesmos cuidados que dispensa a outras áreas do hotel. E o primeiro passo para isso é criar uma “Gerência de Segurança”, colocando como responsável pelo setor um profissional qualificado e habilitado.

2- É necessário que o hotel organize e implante uma Central de Segurança, ou seja, um local, dentro do hotel, onde devem estar centralizados todos os serviços de Segurança. Essa central deverá ser dirigida pelo Gerente de Segurança do Hotel, e deve possuir os seguintes recursos:

- Monitoramento eletrônico de todas as dependências do hotel, através de alarmes, sensores e CFTV.
- Controle do ar condicionado.
- Controle do som ambiente com canal exclusivo de penetração, para avisos sobre incêndios e outras emergências.
- Rastreamento via rádio, celular ou GPS.
- Detecção de incêndio.
- Radiocomunicação.
- Elevadores.
- Canal de comunicações com todas as áreas do hotel.
- Linhas exclusivas de telefone.
- Ambulatório médico básico.
- Burocracia interna da área de Segurança.
- Controle de toda e qualquer atividade que diga respeito à segurança do hotel, dos hóspedes e funcionários.

3- A Gerência de Segurança de um Hotel pode ser assim constituída:


- Gerente Geral: é o responsável direto por todas as atividades desenvolvidas dentro do hotel.
- Gerente de Segurança: é responsável absoluto por toda a área de Segurança do Hotel.
- Supervisor de Segurança: é o responsável pelos turnos de trabalho na área de Segurança, que deve ser desenvolvida durante as 24 horas do dia, no ambiente do hotel.
- Agente de Segurança: é o funcionário operacional, que trabalha nos mais variados ambientes do hotel, como recepção, garagem, corredores e outras instalações.
- Bombeiro: é um funcionário habilitado e qualificado em prevenção e combate a incêndios. Sua função é inspecionar todo o ambiente do hotel, na busca de eventuais falhas capazes de causar um incêndio.
- Socorrista: é um funcionário da área médica, com formação específica em Medicina, Enfermagem ou Primeiros Socorros. Deve ser acionado em casos de acidente, incêndio, pânico, ou quando qualquer funcionário ou hóspede esteja necessitando de seus serviços.
- Técnicos em Manutenção: são funcionários com formação em áreas como hidráulica, eletricidade, elevadores e outras especialidades que se façam necessárias no ambiente hoteleiro.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça o Curso CPT Segurança em Hotéis.
Por Silvana Teixeira.

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis O Setor Hoteleiro e Suas Características

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?