O mailing list é uma estratégia de comunicação para empresas hoteleiras. Faz parte do Marketing direto e consiste na elaboração de uma listagem com os dados de atuais e potenciais clientes do estabelecimento. Ele permite que o hotel entre em contato com os clientes, divulgando promoções; apresentando novas construções, reformas e melhorias; comunicando reinauguração após reformas; lançamento de um serviço novo; entre inúmeras outras razões.
Mas, afinal, o que é comunicação em hotelaria? A comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens através de um canal; neste caso específico, o mailing list. Trata-se de uma poderosa estratégia de marketing em hotelaria e é parte fundamental dos objetivos e das estratégias de cada negócio, de cada empresa, de cada hotel.
Diversas são as formas de se organizar um mailing list:
- Relação de conhecidos dos proprietários;
- Lista de pessoas que estiveram pelo menos uma vez no hotel;
- A partir da região geográfica, de pessoas e empresas levantadas por pesquisas e consultas diretas, por firmas especializadas, por seleção nos mailings dos cartões de crédito e de assinantes de revistas ou até pela própria lista telefônica;
- Listagens obtidas junto a empresas, associações ou clubes e que contenham pessoas de perfis semelhantes aos dos frequentadores do hotel;
- Pessoas públicas que possam dar positiva notoriedade ao estabelecimento;
- Listagens diversas: profissões, faixas etárias, níveis de renda, dentre outros.
Um mailing list que apresente segmentação de seu conteúdo pode ajudar – e muito – um hotel a se comunicar com públicos distintos, permitindo convidá-los para que comemorem datas especiais, para que passem suas próximas férias no hotel ou para que nele realizem eventos.
Dicas para uma eficiente estratégia de comunicação em Mailing list
1. Atualização constante de dados
É importante ressaltar que não basta a elaboração de um mailing list completo e com todas as informações necessárias, se ele não for constantemente atualizado. Dados apontam que um mailing list não terá nem 50% de endereços aproveitáveis ao final de 5 anos, caso não seja regularmente revisado.
2. Produtos e serviços condizentes com a publicidade
Todo o material enviado ao cliente deve ser, obrigatoriamente, condizente com o que é oferecido pelo empreendimento hoteleiro, ou seja, o nível do estabelecimento deve ser o mesmo dos materiais utilizados quando do envio de uma mala direta, ou quando da elaboração de um e-mail de divulgação ou informação.
3. Foco e criatividade
Todo material deve conter textos breves, diretos e criativos, que chamem imediatamente a atenção do cliente.
4. Responsabilidade e boa conduta
A norma da boa conduta em negócios dita que não se deve enviar malas diretas ou e-mails indiscriminadamente a todos os clientes que já foram ao hotel, ou seja, para enviá-los é muito conveniente que se solicite uma prévia autorização dos mesmos, evitando assim problemas futuros. Além disto, essa autorização também serve para que o cliente não seja surpreendido com material indesejado do hotel – uma vez que ele pode não querer que ninguém saiba de sua estada no estabelecimento, impossibilitando a ocorrência de situações constrangedoras para ambas as partes.
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Por Silvana Teixeira
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