Encontrar profissionais capacitados para trabalhar na área de Governança tem se tornado um martírio para o setor hoteleiro. A Governança, para os não muito habituados com o termo, é a área que cuida do principal produto que a hotelaria comercializa: a hospedagem.
Em outras palavras, a razão do sucesso de qualquer hotel são os hóspedes. Sem eles, o estabelecimento está fadado ao fracasso. Sendo assim, a estadia dos ilustres visitantes, enquanto hospedados, deve ser regada a um atendimento perfeito, desde a sua entrada até a sua saída, para que se sintam satisfeitos com os serviços prestados e voltem outras vezes.
Fica mais fácil de entender, agora, o porque de a Governança ser tão importante para a hotelaria. É exatamente este o setor que cuida de todo o bem estar dos hóspedes, tratando de distribuir as tarefas de limpeza e higienização dos apartamentos, dos corredores e das áreas públicas. Agrega, também, funções como:
- Fornece uniformes para todos os funcionários do hotel,
- Cuida da seção de achados e perdidos,
- Cuida da roupa de mesa para o setor de alimentos e bebidas,
- Cuida da lavanderia,
- Cuida das atividades do setor de costura,
- Cuida da preparação dos orçamentos anuais,
- Cuida do controle das suas próprias despesas,
- Cuida da manutenção da decoração e da realização de inventários,
- É responsável pela solicitação de compras de roupas, como lençóis e toalhas,
- É responsável pela solicitação de compras de equipamentos, materiais de limpeza e de móveis.
Considerando que limpeza e organização são requisitos essenciais de qualidade, independentemente do tamanho e tipo do hotel, o Departamento de Governança assume, então, grande relevância na captação e manutenção da clientela.
Os motivos para a falta de mão de obra treinada, para atuar na Governança, são diversos. Um deles, bem forte por sinal, é a falta de conhecimento das pessoas sobre as inúmeras vantagens que o setor oferece, como oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.
Outro ponto que merece destaque é o fato de existirem no mercado poucos cursos bons especializados na capacitação de funcionários, para atuarem na área da Governança. “Muitos enxergam a Governança como uma área de limpeza do hotel”, relata Maria José Dantas, Presidente da ABG – Associação Brasileira de Governantas – e esta ideia é completamente errada. Talvez, este equívoco também ajude a aumentar ainda mais o desinteresse das pessoas em trabalhar no setor.
Atualmente, a procura por camareiras, supervisoras e governantas bem formadas, para atuarem na profissão, é muito grande. Sobram vagas no ramo, mas a contratação destas profissionais exige, no mínimo, um pouco de conhecimento sobre as atividades desenvolvidas nos hotéis e a forma como devem ser praticadas. Portanto, é necessário que as candidatas se capacitem.
“Todos os empreendimentos exigem esforços e muita dedicação. Na Governança não é diferente”, afirma Maria José Dantas.
Dentro da área Governança, destacam-se os seguintes cargos e funções:
- Governanta assistente: coordena e supervisiona as tarefas da área de andares e as atividades de limpeza nas áreas sociais e de serviço do hotel. É encarregada direta pelas camareiras, limpadoras de vidros, lavadoras de carpetes e pelos valetes;
- Supervisora de andares: coordena e supervisiona as tarefas da área de andares, principalmente dos apartamentos, auxiliando a governanta executiva;
- Supervisora noturna: supervisiona as atividades noturnas, como a abertura de camas nos apartamentos e a entrega de roupas dos hóspedes, entre outras;
- Supervisora de áreas públicas: coordena e supervisiona as atividades de limpeza nas áreas sociais e de serviço do hotel, que incluem a calçada, porta de entrada, hall, sala de estar, corredores, salões de eventos, banheiros sociais, escritórios, restaurantes, piscina e demais áreas por onde circulam somente funcionários;
- Camareira: faz a limpeza e a organização dos apartamentos, encaminha as roupas dos hóspedes para a lavanderia, faz a abertura de camas à noite, dentre outras tarefas. É subordinada diretamente à supervisora de andares;
- Chefe de lavanderia: responsável pelas atividades da lavanderia;
- Chefe de rouparia: supervisiona todas as atividades da área de rouparia. Pode acumular as funções de separar e marcar toda a roupa do hotel e dos hóspedes antes da lavagem, e também de adicioná-la em prateleiras ou araras, na rouparia, antes de serem devolvidas para uso;
- Costureira: faz pequenas reformas e consertos nas roupas do hotel e dos hóspedes;
- Funcionários de serviços gerais: fazem a limpeza e higienização das áreas sociais e de serviço do hotel.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários
Thianne Mussoi de Freitas
13 de jun. de 2017Boa noite! Gostaria de saber, quando (ano) foi feito e gravado o Curso Treinamento na área de Governança Hoteleira. Obrigada! Thianne.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jun. de 2017Olá Thianne,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos