Juntamente com outros colegas de trabalho, como mensageiros e recepcionistas, todos sob sua supervisão, o chefe de recepção de hotel é o principal responsável pelo atendimento aos hóspedes. Em outras palavras, ele é o Guest Relations, sendo imprescindível estar atualizado sobre o que acontece no mundo, além de ter total conhecimento sobre os fatos e os acontecimentos do hotel.
Portanto, um bom profissional deverá sempre buscar informações culturais, ter bons hábitos de leitura e ter uma postura exemplar perante os clientes e sua equipe de trabalho. No entanto, enganam-se aqueles que acham que as tarefas do chefe de recepção de hotéis limitam-se apenas a coordenar e receber os hóspedes, eles ainda têm de responder por todas as operações da recepção, sempre buscando por resultados positivos e promissores.
Para realizarem suas atividades com eficiência, os chefes de recepção precisam saber se relacionar com os mais variados tipos de pessoas, tarefa nada fácil, e entre suas características, citam-se:
1- Habilidades necessárias para assumir o cargo
- Saber relacionar-se com os demais setores do hotel;
- Ter experiência como recepcionista;
- Ter habilidade para resolver problemas e mediar conflitos entre os membros da equipe e dos clientes; e
- Saber relacionar-se com os hóspedes.
2- Requisitos fundamentais de um chefe de recepção de hotel
Ter simpatia e bom humor é fundamental para esse profissional. Além disto, o chefe de recepção de hotel deverá dominar outro idioma, preferencialmente a língua inglesa, ter formação superior e, principalmente, gostar de trabalhar com pessoas.
3- Atribuições diárias de um chefe de recepção
1ª etapa: deve ser realizada em um curto período de tempo, não ultrapassando o limite de 1 hora
- Ao assumir o posto
Logo que assuma o seu posto de trabalho, o chefe de recepção de hotel deve ler o Log-book, para que possa inteirar-se das solicitações para os demais departamentos. Em seguida, ele deverá encaminhar as O.S. (Ordens de serviços) do dia. É fundamental que, por meio de relatórios, o chefe de recepção se inteire sobre os seguintes assuntos: a quantidade de hóspedes na casa; chec-in/out; reservas e disponibilidades; verificar as Uh’s que estão em manutenção; e solicitar o feedback da governança.
- Responder contatos
Concluídas as atividades acima, o chefe de recepção deverá verificar a existência de e-mails de clientes para respondê-los o quanto antes.
- Vistoria na equipe
Respondidos os possíveis e-mails, o chefe de recepção deverá inspecionar a postura da equipe, mensageiros e recepcionistas. Neste momento ele checará os seguintes itens: uso correto do uniforme, identificação por meio do crachá, estado físico (conservação e limpeza) dos sapatos, higiene pessoal (cabelos, barbas, unhas e outros).
- Inspeção geral
Feito a vistoria da equipe, o chefe de recepção deverá fazer a inspeção dos banheiros sociais da recepção, organizar os jornais, verificar a limpeza local e privar pela organização da recepção.
2ª etapa: Deve ser executada em um período de, no máximo, duas horas. A execução desta etapa exige atenção um pouco maior do chefe de recepção
Aqui, o chefe de recepção deverá verificar atentamente todos os check-ins efetuados dos turnos anteriores. Entre os documentos, citam-se: AH (autorização de hospedagem), vouchers, FNRH, formas de pagamentos, além de atentar-se para os walk-ins.
3ª etapa: clientes VIPS
Nesta etapa, o chefe de recepção de hotel deverá voltar suas atenções aos clientes VIPs. Caso haja alguma reserva, o gerente de recepção deverá proceder da seguinte maneira:
- Encaminhar ao restaurante uma O.S, solicitando carta de boas vindas e prato de frutas;
- Certificar se as Uh’s estão em ordem;
- Verificar o encaminhamento de roupões,
- Verificar as o bom estado físico das frutas que serão servidas;
- Priorizar apartamentos de acordo com os perfis dos hóspedes habituais.
4ª etapa: outras atividades
Além das atividades citadas acima, a Chefia de Recepção deverá elaborar as escalas de folgas mensais e responsabilizar-se por emitir relatórios para seus superiores, quando necessário.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:
- Recepcionista de hotel: funções a desempenhar
- Dicas sobre atendimento telefônico em recepção de hotéis
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Por Silvana Teixeira.
Fonte: Hotelaria e Hospitalidade.
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Comentários
Carla Andresa Passageiro
22 de nov. de 2017Gostei muito das dicas, trabalho em receção vai ajudar-me bastante...
Resposta do Portal Cursos CPT
22 de nov. de 2017Olá, Carla.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Ana Beatriz Loro sette
4 de abr. de 2017Tirei todas as dúvidas que tinha sobre o tema muito bom.
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4 de abr. de 2017Olá Ana Beatriz,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
nirvana de grossi gomes
14 de jun. de 2016Gostaria de saber qual conteúdo se aplica a chefe de recepção.
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15 de jun. de 2016Olá Nirvana,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área de Hotelaria.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Emerson Araujo
17 de mai. de 2016Gostei muito das dicas! Trabalho como recepcionista pleno e auditor noturno em um hotel 4 estrelas, e os processos acima estão ótimos. Gostei da atenção voltada aos hospedes vip's (habitue), de muito bom gosto.
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17 de mai. de 2016Olá Emerson,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos