WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Manjericão (Ocimum basilicum)

Com sabor e aroma intensos, o manjericão é uma ótima sugestão para fazer toda a diferença numa receita

Horta - como plantar majericão   Artigos Cursos CPT

 

Com sabor e aroma intensos, o manjericão é uma ótima sugestão para fazer toda a diferença numa receita. Usado em saladas, molhos, recheios, pizzas e em várias massas, ele dá um toque especial aos pratos e, ainda melhor, pode ser cultivado em vasos pelo próprio consumidor.

Há várias espécies de Manjericão, umas com folhas mais largas e outras com folhas mais delicadas, porém, todas da família dos Ocimum. O manjericão também é conhecido como alfavaca e basílico, e suas folhas são usadas para temperar peixes, carnes e molhos.

A planta pode atingir de 40 a 60 cm de altura e, por isso, deve ser plantado em um vaso de pelo menos 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, devem ser podados alguns ramos ativando novas brotações e obtendo uma planta mais cheia.

Perene ou anual, o manjericão é plantado sobretudo por pequenos agricultores no Nordeste. Ambientes com muita luminosidade e chuvas regulares são os preferidos para o desenvolvimento da planta, que pode chegar a produzir por até três anos. O clima frio não agrada a todas as variedades, que podem ser determinadas pelo porte, formato da copa, tamanho e características do seu óleo essencial.

O Manjericão de cor verde é o mais conhecido, mas também existem plantas de folhas avermelhadas - mais raras e com mais aroma. O perfume do manjericão tampouco é uniforme: há variedades com fragrância doce, lembrando limão, cinamato (canela), cânfora, anis e cravo. Possui propriedades que repelem insetos, afasta moscas e mosquitos. Mas suas belas flores também são vistas como ornamento. Conhecida por alguns como alfavaca cheirosa, essa planta com propriedade digestiva, antibiótica e antirreumática é utilizada para tratamento de enjoos, problemas respiratórios e reumáticos.

Como plantar Manjericão


1. Para se fazer o plantio em vasos assegure-se, antes de tudo, de que a terra seja fértil e de granulação média.
2. Plante a muda de manjericão no mês de setembro, início da primavera. É quando ocorrem as primeiras chuvas da estação.
3. Use estacas de ponteiro, colocadas em bandejas de isopor de 200 células com substrato comercial. Elas devem ser mantidas irrigadas.
4. Quanto ao espaçamento, recomenda-se a distância de 60 centímetros entre linhas e 40 centímetros entre plantas.
5. Faça o primeiro corte somente após três meses do plantio. Ele deve ser a 40 centímetros do nível do solo. Repita o processo a cada 50 ou 60 dias, ou quando observar que há uma aproximação das copas, a ponto de prejudicar as folhas mais baixas por impedir a luminosidade. Os cortes favorecem a produtividade, pois o manjericão volta a brotar e a ramificar.
6. Embora seja bastante resistente, o manjericão pode ser atacado principalmente pela larva minadora, pelo bicho-mineiro e pelas doenças rhizoctoniose, fusariose e cercosporiose. Procure um agrônomo para melhor controlar esses problemas.
7. Faça com frequência a limpeza do vaso, o controle de doenças e as fertilizações da terra. Assegure a disponibilidade de água.
8. As folhas podem ser colhidas quando a planta atingir cerca de 1,2 metro de altura. Em geral, isso ocorre aos 60 dias. A primeira colheita, no entanto, é indicada somente após três meses do plantio.

Dicas de Manejo do Manjericão


O manjericão gosta de no mínimo 4 horas diárias de sol. Molhe somente pra manter o solo úmido, sem exageros, umas 3 vezes por semana é suficiente. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.

Pra adubar, a cada 40 dias, providencie cerca de 2 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca, dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida.

Sempre que possível corte as flores do manjericão, isso vai manter a planta jovem por mais tempo e preservar o sabor das folhas mais acentuado. Isso porque as flores funcionam como um dreno nas plantas, ou seja, consomem muita energia.

Conheça os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

 

Por Silvana Teixeira

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

PEDRO LAMY DE CARVALHO

31 de ago. de 2015

GOSTEI MUITO DA APRESENTACAO DOS ASSUNTOS DESTE SITE OBRIGADO

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de set. de 2015

Olá, Pedro!

Ficamos felizes que tenha gostado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?