WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Alface (Lactuca sativa)

A Alface, (Lactuca sativa) é uma planta anual, de ciclo curto, com caule curto, sumarento e que atinge até 0,25 m de altura

Horta - como plantar Alface (Lactuca sativa)   Artigos Cursos CPT

A Alface, (Lactuca sativa) é uma planta anual, de ciclo curto, com caule curto, sumarento e que atinge até 0,25 m de altura. As folhas são dispostas imbricadas ao redor deste caule, formando uma roseta. As folhas são verdes, inteiras, podendo, conforme a variedade, apresentar-se lisas, crespas, recortadas, inclusive coloridas, verde-arroxeadas. As suas flores são pequenas margaridas amarelas, reunidas em inflorescência do tipo panícula e que surgem ao final de um ciclo.

A Alface faz parte da alimentação humana há muito tempo. Suas folhas estão prontas para o consumo quando frescas, com aparência brilhante, firme e sem áreas escuras. No uso culinário, a Alface é usada em saladas e sanduíches. Fonte de sais minerais e rica em vitaminas, a Alface também é laxante, diurética, calmante. Seu suco combate insônia, palpitações do coração, bronquite, gripe e reumatismo, anti-alérgico, aliviante de angina de peito, aliviante de sintomas de aplopexia e de artrite e reduz a aterosclerose. Contém riboflavina, tiamina, sódio, potássio, ferro, fósforo, cálcio, fibras, carboidratos, proteínas e água. O seu valor energético é baixo devido aos seus 96% de teor de água.

A Alface é adequada para ser cultivada em regiões com temperaturas amenas, entre 20 e 25 graus, mas há no mercado variedades com capacidade para se desenvolver o ano todo. O importante é ter cuidado ao escolher as sementes na hora da compra, de acordo com o clima da época ou da região. Altas temperaturas e muita luminosidade provocam o florescimento precoce.

O plantio de Alface pode ser realizado tanto em pequenas hortas caseiras quanto em grandes áreas. No verão, a colheita ocorre em períodos de 60 a 70 dias depois do início do cultivo e, no inverno, se estende em torno de 80 a 90 dias.

Como plantar Alface


Qualquer que seja a variedade, todas podem ser cultivadas no solo ou em solução nutritiva. Na hora da compra da sementes, leia atentamente o rótulo da embalagem, sobretudo o nome da cultivar, época de plantio, data da análise e embalagem e porcentagem de germinação.

1 - A propagação da Alface se dá por meio de sementes, compradas em casas de insumos agrícolas e cooperativas.
2 - Primeiro forme mudas em sementeiras ou bandejas de isopor. Quando estiverem entre cinco e sete centímetros de altura, transplante para os canteiros.
3 - Nas sementeiras, faça sulcos com um centímetro de profundidade e distantes dez centímetros entre si. Distribua as sementes uniformemente. Espere cinco dias para a germinação e mais o tempo necessário para a planta alcançar sete centímetros de altura e contar seis folhas. Escolha horas frescas para fazer o transplantio ao canteiro, preparado com matéria orgânica e adubado.
4 - A recomendação é escolher os solos de textura média, com aspecto fofo, de baixa acidez e elevado teor de matéria orgânica. Leve em consideração o fácil acesso de água para irrigações.
5 - Evite áreas propensas ao encharcamento, para reduzir doenças nas raízes. Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 30 centímetros entre as plantas e entre linhas. Para a Alface americana, as medidas são de 35 centímetros. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde, dependendo do clima e tipo de solo.
6 - Há a opção de cultivo em jardineiras ou caixotes, desde que tenham 25 centímetros de altura.
7 - Sua colheita, dependendo do tipo e da região, pode variar de 50 a 80 dias após o plantio.

De forma geral são cultivadas 4 variedades de Alfaces, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas:


1. As Alfaces repolhudas, conhecidas como “batávia”, “great lakes”, “bola de manteiga”, “mescher”, “maravilha das quatro estações”, “dos mercados” e “sem rival”;
2. As Alfaces romanas, conhecidas como “romana”, “orelha de mula”, “loura das hortas” e “balão”;
3. As Alfaces crespas ou Alfaces frisadas como “escura do olival”, “folha de carvalho”, “lolla-rossa”;
4. As Alfaces galegas.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco.

Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sergio Frankiv

17 de set. de 2019

Boa tarde! Sou responsável por uma horta em nosso condomínio! Após um inverno rigoroso, volto a implantar mais algumas hortaliças e temperos em nosso espaço! Para tanto, consultei o material de vocês que me foi muito útil no momento. Agradeço pela pesquisa, pois irá aperfeiçoar ainda mais nosso projeto! Já cultivamos alface, cebolinha, salsa, vários tipos de alface, morango, couve, pimentas, hortelã, manjericão, sálvia, e outras!

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de set. de 2019

Olá Sérgio Frankiv,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que o nosso material contribuiu para a implantação do projeta da horta do condomínio.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Geovani Steffen

30 de ago. de 2019

Muito bom conteúdo, estou iniciando com plantio de alface. Se tiver mais conteúdo relacionado fico grato em receber.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2019

Olá Geovani Steffen,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você será cadastrado em nossa lista de contato para receber os Boletins Informativos. Através deles, você terá acesso a conteúdos de qualidade sobre agricultura, além de receber promoções e lançamentos CPT.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

IDINALDO LIMA DOS SANTOS

10 de nov. de 2018

excelentes informações, 10

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov. de 2018

Olá Idinaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

jaino files

20 de jun. de 2016

Gostaria de plantar alface na varanda do meu apt. Como começar. Gostei muito da matéria aqui relacionado parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2016

Olá Jaino,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

1- O primeiro passo quando se deseja plantar verdura, é escolher o local mais adequado para o cultivo e desenvolvimento das plantas. É preciso optar por um lugar que receba diretamente a luz solar por, no mínimo, 5 horas diárias. Outra medida importantíssima é assegurar que o ambiente seja bem arejado. Boas opções são as varandas, janelas e jardins verticais;

2-  Depois de escolher o melhor lugar para a mini horta, é hora de se preocupar em encontrar o vaso ideal para plantar as alfaces. É possível adquirir recipientes de cerâmica ou até mesmo de plástico (que são mais baratos e práticos), desde que tenham, pelo menos, um palmo de profundidade e largura suficiente para garantir o adequado desenvolvimento da planta. Uma dica é dar preferência para as floreiras, que permitem o plantio de várias mudas e economizam espaço;

3 - A alface é uma hortaliça que necessita de um solo rico em nutrientes e que seja ligeiramente alcalino. Por isso vale a pena investir em produtos fertilizantes como húmus, além de uma boa drenagem, que pode ser feita por orifícios nos vasos, evitando o apodrecimento das alfaces com o excesso de irrigação. Uma dica valiosa para auxiliar na drenagem é cobrir o fundo dos vasos com argila ou areia;

4 - Preparada a terra e os vasos, é hora de plantar as verduras. A primavera é a melhor época para realizar o plantio, que pode ser feito com pequenas mudas, de folhas ainda jovens e frescas, ou até mesmo com as sementes;

5 - A frequência das regas vai depender da temperatura e do lugar em que estão instaladas. O mais recomendado é regar em dias alternados, de modo que, com o passar do tempo, possa ir percebendo as necessidades das plantinhas e adequando a quantidade de água;

6 - Para manter a pequena horta não é preciso muita mão de obra. É necessário apenas enriquecer o solo com matéria orgânica de tempos em tempos e assegurar uma boa drenagem. Uma alternativa segura e barata é o adubo orgânico caseiro, que pode é eficiente e fácil de preparar;

7 - O ciclo das alfaces é de mais ou menos 60 a 90 dias, dependendo da estação do ano e do tipo de alface escolhida. Para saber a hora certa de colher as plantas e fazer aquela deliciosa salada, basta observar suas folhas, que deverão ser viçosas e com bastante volume. É importante lembrar que a colheita deve ser feita com a remoção total da planta. Depois é só replantar uma nova mudinha.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Lucas

23 de abr. de 2015

Muito interessante.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr. de 2015

Olá, Lucas!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo. Sim, as informações estão corretas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

airam

2 de mar. de 2014

saber mas sobre os curso

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar. de 2014

Olá, Airam!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?