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Fidelização de clientes - conheça as estratégias mais competitivas

Em tempos modernos, estabelecer estratégias competitivas em todos os ramos do mundo dos negócios, para atrair e fidelizar clientes, é fundamental para a sobrevivência das empresas

Cursos CPT da área Gestão Empresarial
 

Investir em fidelização de clientes é um plano de ação que traz muitos lucros para a empresa, além de melhorar sua imagem comercial. Em tempos modernos, onde a competitividade em todos os ramos no mundo dos negócios é acirrada, atrair e fidelizar clientes é fundamental para a sobrevivência das organizações. Pensando assim, para ocupar um lugar de destaque frente as concorrentes e se manterem sólidas no ramo, as empresas elaboraram excelentes estratégias para tornarem seus clientes fiéis.

Conheça bem os clientes e seus hábitos

Crie um banco de dados contendo informações relevantes de seus clientes e nele registre suas movimentações. Entendendo os seus hábitos, você poderá estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes possibilita ofertar o produto certo e de uma forma tal que eles não conseguirão recusar.

Destaque a qualidade dos produtos ou serviços ofertados

De nada adianta estabelecer o menor preço do mercado em produtos e serviços, se os mesmos não forem de qualidade. Um cliente insatisfeito fará propaganda negativa do bem ou serviço adquirido na sua empresa, além de nunca mais voltar a consumir os seus produtos. Portanto, tente ganhá-lo mostrando as vantagens positivas que obterão ao negociar com você.

Faça um excelente atendimento

Não importa o tipo e o tamanho de empresa que você tem. O que realmente importa é a excelência no atendimento ao cliente. Você precisa mostrar que ele é único, especial e, principalmente, que será bem atendido todas as vezes que voltar a negociar em sua empresa.

Mantenha uma excelente comunicação com os clientes

Saiba ouvir seus clientes. Isso é fundamental para o estabelecimento de uma relação de sucesso. Seja no mundo físico ou virtual, permita que eles registrem sugestões ou reclamações. Oriente seus funcionários a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido. Somente por meio de um retorno do seu cliente que você poderá fazer melhorias.

Faça bom uso das redes sociais

Divulgue novidades que possam interessar aos seus consumidores nas redes sociais, mas tenha cuidado apenas para não abusar na quantidade de informações publicadas. Divulgue, também, tutoriais, comparativos, e informações relevantes sobre os produtos ou serviços. Criando afinidades e estreitando a confiança dos clientes na sua empresa, a venda será uma consequência natural.

Respeite os prazos

De nada adianta atrair o cliente, tratá-lo bem, oferecer produtos de qualidade se, ao final, você cometer o erro de não cumprir o que foi combinado. Entrar em contato quando combinado, garantir adequações ou trocas quando necessário e fazer a entrega do produto na data certa são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor à negociação.

Solucione os problemas

Esteja atento e preparado para solucionar qualquer tipo de problema que por ventura surgir em sua empresa. O que não pode acontecer, nunca, é o cliente relatar um problema acontecido com o produto ou serviço por sua empresa prestado e você não resolvê-lo. Portanto, mapeie bem as falhas, resolva-as e não deixe que o fato se repita.

Faça melhorias contínuas

Implemente na sua empresa o hábito de fazer, continuamente, pequenas melhorias. Pense grande, em prosperar no seu ramo, e estabeleça um período de tempo para que suas ideias aconteçam. Empresas dinâmicas sempre atraem mais clientes.

Por Silvana Teixeira

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Fontes: Jornal do empreendedor; Slideshare.net; Exame.com

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