Algumas medidas simples e de baixo custo podem atrair clientes para o seu negócio. O uso das mídias sociais para o marketing da empresa, a inovação nos serviços e produtos oferecidos aos clientes e até mudanças na infraestrutura conquistam cada vez mais o consumidor brasileiro. E tudo isso pode ser feito com o mínimo de investimento. Mas tais mudanças têm de ser um diferencial se comparadas com a concorrência.
Antes de dar início às mudanças, você, empreendedor, deve pensar como os clientes. Avaliar quais as suas principais necessidades e desejos. Para isso, você deve criar um elo entre a sua empresa e o consumidor. Você deve criar oportunidades para ouvir o seu público-alvo, de forma natural e criativa.
Mas não basta apenas entender os principais anseios do consumidor. Também é preciso oferecer a ele produtos e serviços diferenciados e de qualidade. Em outras palavras, é preciso proporcionar aos clientes ótimas experiências, para que eles voltem a procurar a sua empresa e ainda façam propaganda para seus amigos e familiares.
Pesquisas recentes comprovaram que 90% das medidas que são tomadas para fidelização de clientes são simples e de baixo custo. Vejamos a seguir algumas delas:
Sistema CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)
O Sistema CRM é uma ferramenta que auxilia muitos empresários no planejamento de estratégias com foco no cliente. É um sistema subdividido em Sistema de Interação e Sistema de Aquisição do Conhecimento. O objetivo principal das ferramentas é entender os costumes dos clientes, traçando o seu perfil. Assim fica muito mais fácil para a empresa definir metas para atrair novos clientes.
Gerenciamento de clientes nas redes sociais
O uso das mídias sociais mais do que provou e comprovou que é um excelente meio para gerenciar os clientes já ativos e os futuros clientes. Você pode criar um perfil no Facebook ou no Linkedln. Quanto mais conexões você tiver nas redes, maiores as possibilidades de conhecer o perfil das pessoas (potenciais clientes). Além disso, você pode aproveitar e fazer o marketing de sua empresa, interagindo com os clientes e vendendo a imagem da empresa.
Ofertas promocionais nas redes sociais
Mais uma vez, as mídias sociais a favor de sua empresa! De que forma? Oferecendo promoções no Facebook ou no Twitter. Você poderá incentivar suas conexões ou seus seguidores a curtirem sua marca. Mas ofereça a eles algumas vantagens, como brindes e descontos, principalmente para os que conseguiram atrair novos cliques.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: http://revistapegn.globo.com
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