WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para reduzir conflitos no trabalho

No ambiente corporativo, os conflitos são potencializados pela diversidade de personalidades obrigadas a conviver no mesmo espaço físico

No ambiente corporativo, os conflitos são potencializados pela diversidade de personalidades obrigadas a conviver no mesmo espaço físico

 

As preferências políticas evidenciadas na última eleição demonstraram como é tênue a tolerância das pessoas a opiniões diferentes. No ambiente corporativo, isto é potencializado pela diversidade de personalidades obrigadas a conviver no mesmo espaço físico. Não é à toa que 46% dos executivos consideram o conflito entre colaboradores como o principal desafio da área de Recursos Humanos.

Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, alerta para esta situação: “os problemas pessoais podem prejudicar o desempenho individual e da equipe, representando em danos para os resultados das operações e para a qualidade na entrega do serviço prestado”.

A administração de divergências no trabalho é tão importante quanto bater metas e algumas atitudes simples podem ajudar a driblar ou evitar problemas de relacionamento no ambiente corporativo.

Orientações da Sociedade Brasileira de Coaching:

→Seja educado e racional ao conversar com as pessoas;
→Tenha paciência e não tente ser o dono da razão;
→Escute o que os outros têm a dizer e não faça julgamentos precipitados;
→Comunique-se de maneira clara e objetiva para não criar mal-entendidos.

Preste atenção às seguintes situações que devem ser evitadas para reduzir os conflitos:

1. Competição excessiva

A disputa saudável entre pessoas de um mesmo escritório tem aspectos positivos porque estimula o cumprimento das atividades. Entretanto, pode gerar um mal-estar no momento em que um funcionário acredita que o outro quer levar, sozinho, os méritos pelas conquistas. Nesta situação, uma conversa franca para entender as motivações do ato deve resolver a questão. Se isso não funcionar, o diálogo com os superiores ajudará a encontrar uma saída.

2. Feedback mal recebido

Muitas vezes, o feedback pode gerar desconforto por seu conteúdo crítico ou, até mesmo, por ser mal aplicado. Estas duas situações podem gerar uma reação negativa entre o colaborador e seu superior. A dica é não levar para o lado pessoal e fazer uma autoanálise para usar o feedback para melhorar a si mesmo.

3. Negociações perdidas

A dificuldade de fechar acordos importantes, devido a empecilhos nas negociações, pode ser revertida quando há foco nos interesses comuns na equipe e não nas posições contrárias. Se deixar levar por implicâncias pessoais neste momento e não contribuir com os colegas, pode prejudicar os resultados financeiros da empresa.

4. Agir por impulso

É fácil ser dominado pelas emoções e agir de maneira inadequada quando lidamos com colegas que têm opiniões diferentes ou atitudes das quais discordamos. Para evitar o conflito, fuja de respostas atravessadas e de comentários ofensivos ou polêmicos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?