Por muito tempo, o vendedor foi visto como um profissional sem reconhecimento e sem muita credibilidade. Saiba, então, que vendas é uma profissão e não é das mais fáceis. Para ser bem-sucedido é preciso se capacitar, aprender, conhecer, e aplicar técnicas no atendimento aos clientes. É essencial se profissionalizar.
Segundo Jonas Pires, professor do Curso CPT Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de vendas, “todo empreendimento busca por profissionais competentes, atentos ao trabalho, que respeitem a hierarquia de chefia e os setores existentes, que saibam trabalhar em grupo, sejam proativos e agreguem ao estabelecimento, ou seja, façam diferença”.
Veja, então, como deve ser o perfil profissional do vendedor para que atenda satisfatoriamente a demanda.
Perfil profissional do vendedor
O perfil profissional diz respeito às qualidades necessárias à realização eficaz do trabalho, as quais são esperadas de um vendedor para ser contratado e bem avaliado no trabalho. Trata-se de habilidades e qualidades que são muito importantes na sua profissão e que devem ser buscadas e aprimoradas.
I) Ter uma presença marcante
Presença marcante é essencial para quem lida diretamente com o público. Portanto, desenvolva sua capacidade de atrair a atenção das pessoas, obedecendo as seguintes atitudes:
- Aprenda a utilizar a linguagem corporal para se comunicar bem,
- Vista-se de forma elegante e use um bom perfume,
- Não fale demasiadamente, nem fale alto,
- Seja educado e cortês com todos,
- Tenha a postura de um campeão,
- Analise suas palavras antes de falar,
- Não use gírias e palavrões,
- Se precisar, treine sua expressão corporal ou faça um curso para adquirir controle sobre seu olhar, gestos e movimentos.
II) Ser autoconfiante
Autoconfiança gera autoestima! A pessoa que tem uma autoestima elevada interage com o mundo de maneira mais confiante, sente-se motivada, gosta mais de si mesma, das pessoas e do mundo. Uma ação confiante produz um pensamento confiante, afasta a timidez e contagia o cliente. Você deve:
- Receber as pessoas com simpatia e tranquilidade,
- Olhar diretamente nos olhos das pessoas, e
- Mostrar segurança ao atendê-las.
III) Ser comunicativo
Comunicação é tudo na vida de um vendedor e, para se comunicar bem, ele deve gostar de gente, ser hábil para fazer amigos, saber influenciar pessoas e envolvê-las. No entanto, a comunicação deve ser feita com cautela, sem exagero ou proximidade demais.
IV) Ter determinação e não ambição
Um bom vendedor deve ser determinado, persistente, sonhar alto, mas não deve ser ambicioso!
V) Ter entusiasmo
A pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater, e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado um “estado de espírito” otimista.
VI) Ter atitude
Ter atitude significa tomar frente, saber tomar decisões e entrar em ação diante de um problema ou situação. Isso é muito importante para você saber conduzir a venda, pois tudo o que fizer ou disser contará para que o atendimento seja bem aceito ou não pelo cliente.
VII) Ter visão
Uma boa visão das coisas e do mundo pode mudar a carreira de um vendedor, pode fazê-lo enxergar oportunidades onde ninguém as vê e aproveitar as vantagens, mesmo diante de uma situação aparentemente negativa. Essa é uma característica fantástica!
VIII) Ter capacidade de desenvolver suas habilidades
Tratando-se de vendas, habilidade significa conhecer bem o produto e utilizar técnicas adequadas para vendê-lo. As técnicas necessárias são quase tão variadas quanto a quantidade de produtos a serem oferecidos e vendidos. Cada vendedor é responsável por buscar formação e informação necessária sobre aquilo com que trabalha. Por isso, a importância de o vendedor continuar se capacitando.
Por Silvana Teixeira.
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