WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça 10 passos para abrir uma franquia

Se você pretende trabalhar por conta própria, tem capital para investir e não vê a hora de ter o seu próprio negócio, abrir uma franquia é uma ideia muito promissora e pode ser feita em 10 passos

Como abrir uma franquia? Aprenda com 10 dicas

Se você pretende trabalhar por conta própria, tem capital para investir e não vê a hora de ter o seu próprio negócio, abrir uma franquia é uma ideia muito promissora. Para ter sucesso no investimento, porém, é necessário muito mais que escolher a marca: é necessário planejar bem suas ações de forma a diminuir todas as chances de o novo negócio dar errado.

Segundo Carlos Ruben Pinto, professor do Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, "O franchising é um sistema de parceria empresarial, no qual a franqueadora cede aos franqueados não só o direito de uso da marca, de seus produtos e serviços, mas também seus conhecimentos de administração, as estratégias para driblar as dificuldades, os caminhos que conduzem aos acertos e o comprometimento com o sucesso da operação comercial. Então, o franchising é também um sistema de transferência de conhecimentos e de informações e, aprender a trabalhar com ele é um fator determinante de sucesso".

Mas, afinal, que ações são essas, tão importantes para o sucesso da franquia? São 10, veja a seguir:


1. Cadastro
Após escolher a marca, é preciso preencher uma ficha de cadastro, geralmente, pela internet. Este cadastro tem por finalidade fazer um levantamento do perfil do candidato e certificar que ele se adaptará à franquia. Portanto, quanto mais perguntas você tiver de responder, melhor.

2. O contrato
Caso seu perfil seja aprovado pela marca, você será chamado para uma reunião e lá receberá a COF (Circular de Oferta de Franquia), contendo todas as informações relevantes sobre a empresa, e uma minuta do contrato. Entre as informações sobre a franquia escolhida, constarão:

- Balanços do franqueador dos últimos dois exercícios;
- Valores a serem pagos (como taxas de franquia, royalties e publicidade);
- Como é o treinamento e que suporte é oferecido;
- Se há obrigação de comprar só de fornecedores aprovados pela rede;
- Se existem pendências judiciais;
- Nome e telefone de franqueados e dos ex-franqueados que se desligaram há até 12 meses.

O que você deve perguntar:

- Qual é a estrutura para fornecer os produtos e o suporte necessários para meu negócio?
- A marca tem um manual de operação para tirar dúvidas?
- Quanto tempo dura o treinamento e o que é abordado?
- Esse negócio é afetado pela sazonalidade? Se for, o que fazer nos meses de pouco movimento?
- Quantas franquias a empresa pretende vender no ano e como vai crescer de modo sustentável?

3. Seja um cliente por um dia
Observe que na Circular de Oferta de Franquia há os contato de algumas unidades. Escolha uma delas para visitar e avalie, como cliente, a forma de atendimento, o que dizem os consumidores, a qualidade dos produtos, entre outras. Aproveite bem os dez dias que você tem de prazo para avaliar o documento e, se necessário, volte outras vezes à franquia escolhida ou visite outras. Lembre-se que até o vencimento de dez dias, você não tem obrigação de pagar ao franqueador taxa alguma.

4. Estreite seu relacionamento com outros franqueados
É muito importante que você converse com, pelo menos, três franqueados. Pergunte a eles, por exemplo, como é o dia a dia da operação; como é o relacionamento do franqueador com eles; quanto capital de giro é realmente necessário para abrir a franquia; se o suporte dado pela franqueadora é satisfatório para o desenvolvimento da empresa; Se os fornecedores são bons; Se as mercadorias são entregues dentro do prazo e se a qualidade dos produtos está dentro do exigido pelo franqueador; e, principalmente, de quanto é o faturamento da unidade.

5. O contrato
Diz o velho ditado, “vale o que tá escrito”, portanto, nada de confiar em palavras. Ao pegar a minuta de contrato, leia-a com atenção, mostre-a ao seu advogado para uma avaliação e, por fim, estude possibilidades de negociar alguns itens, como a multa por invasão de território ou, então, um desconto no investimento inicial, ou na taxa de royalties por ser o primeiro franqueado a aderir à rede. Fechado o negócio, você terá até 120 dias para cumprir o cronograma de atividades para a abertura da franquia. São elas:

- Suas responsabilidade com a marca;
- Como é o fornecimento de produtos;
- Ao sair da rede, por quanto tempo é proibido atuar no mesmo ramo?;
- Como é feita a rescisão se o negócio não ser certo; e
- A possibilidade de vender a franquia.

6. A escolha do ponto
A escolha de um bom local para a instalação da franquia é fundamental para os negócios. Você deverá encontrar uma área de bom fluxo de pessoas e, ainda, avaliar se ali ela poderá exercer suas atividades, sem restrições dos órgãos de fiscalização local. Caso contrário, a empresa não conseguirá obter seu alvará de funcionamento na prefeitura.

7. A locação do imóvel
Procure instalar a franquia em imóveis que concordem com a locação por período determinado  de pelo menos cinco anos, duração da maioria dos contratos de franquia. Caso a loja precise de reforma, negocie com o proprietário alguns descontos no aluguel pelas melhorias permanentes que serão feitas. Caso opte por um ponto no shopping center, cheque o valor das luvas, já que estas tarifas não não costumam constar no investimento inicial estimado pela franqueadora.

8. Obrigações fiscais e trabalhistas
A inauguração da franquia só poderá acontecer após cumprir as obrigações fiscais e trabalhistas.

9. O treinamento
Antes de abrir as portas ao público, tanto o franqueado quanto sua equipe de trabalho deverão passar por um rigoroso treinamento com o objetivo de aprender a conduzir os processos, segundo os padrões da rede. Além disto, durante o treinamento dúvidas poderão ser esclarecidas muitas dúvidas relativas ao processo de produção na prática.

10. A inauguração
Perfil aprovado, contrato assinado, obrigações contratuais cumpridas, obrigações fiscais e trabalhistas cumpridas, imóvel em dia e treinamento realizado. Chega, enfim, o momento da inauguração. A partir de agora, entregue-se ao negócio, invista em publicidade e trabalhe com afinco para que sua empresa tenha grande sucesso. Após a inauguração, o franqueado passará a pagar taxas mensais de royalties (pelo direito de uso da marca e do sistema) e de publicidade.

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Hugo

23 de mai. de 2021

Gostaria de saber se há restrição para Servidor Público ser franqueado?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2021

Olá, Hugo

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

É sempre importante estar atento aos seus direitos, por isso recomendamos que procure um especialista na área para que o mesmo consiga orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?