WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Capital de giro - saiba mais sobre esse recurso financeiro

O capital de giro é o recurso financeiro utilizado para sustentar as operações diárias da empresa. Sem ele, por exemplo, ela não consegue adquirir produtos, pagar suas contas, montar estoque, entre outras atividades

O capital de giro é o recurso financeiro utilizado para sustentar as operações diárias da empresa. Sem ele, por exemplo, ela não consegue adquirir produtos, pagar suas contas, montar estoque, entre outras atividades

 

O capital de giro (CG) é o recurso financeiro utilizado para sustentar as operações diárias da empresa. É aplicado desde a aquisição de matérias-primas até a venda dos produtos.  Sem ele, ela não consegue, por exemplo, adquirir produtos, pagar suas contas, montar estoque, dar maior prazo de pagamento aos produtos comercializados, pagar impostos, salários, parcelar as compras dos clientes e demais custos e despesas operacionais.

sacos de dinheiro, simbolizando o capital de giro

O capital de giro (CG) é o recurso financeiro utilizado para sustentar as operações diárias da empresa.

Para que serve capital de giro?

- Pagar as contas de curto prazo;
- Permitir a criação de riqueza na empresa em longo prazo;
- Suprir a empresa para a realização de suas atividades operacionais;
- Manter o equilíbrio adequado entre as contas do ativo e as contas do passivo da empresa;
- Gerar caixa positivo para a empresa;
- Pagar empréstimos bancários;
- Criar estoque;
- Pagar fornecedores;
- Bancar as despesas da empresa enquanto não recebe suas vendas a prazo.

Quanto de capital de giro uma empresa deve ter para se manter no mercado?

Se muito ou pouco, grande ou pequeno, o CG depende do volume de venda da empresa, da política de crédito e do nível de estoque mantido. O estoque de uma empresa, por exemplo, é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor. Neste sentido, quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter. Nas vendas, quanto mais prazo oferecido ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

administradora calculando o capital de giro

O capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa.

Em outras palavras, se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa, pode-se concluir que:
- Toda empresa que vende a prazo precisa de recursos para financiar seus clientes;
- Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias precisa de recursos para financiá-lo;
- Quando a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadorias) significa que os fornecedores financiam parte ou todo o estoque;
- Quando a empresa tem prazos para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos) significa que parte ou o total dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

Por que é fundamental para a empresa possuir capital de giro?

Quando se trabalha com baixo capital de giro, os riscos operacionais aumentam, deixando a empresa com mais chances de ficar sem dinheiro para pagar suas contas. É importante lembrar que em sua existência, ela passará por dificuldades, como redução de vendas, crescimento da inadimplência, aumento das despesas financeiras, aumento de custos e desperdícios de natureza operacional. Durante essas crises, a empresa terá de contar com recursos próprios para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento. Sendo assim, se a empresa não puder manter um nível satisfatório de capital de giro, provavelmente, se tornará insolvente, podendo mesmo ser forçada a pedir concordata, ou ter sua falência decretada.

Como é feita a administração do capital de giro?

homens fazendo o levantamento de estoque de uma empresa

Administrar o capital de giro é avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas.

Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa. Apesar de sua gestão ser bastante complexa e trabalhosa, ela deve ser feita de forma constante pelo administrador da empresa sob risco de enfrentar dificuldades para manter a boa saúde financeira do empreendimento, já que a falta de controle sobre o capital de giro pode implicar na falta de recursos para dar manutenção às atividades da empresa.

Por Silvana Teixeira.

Fontes: Wikipedia, Só Contabilidade, Conta Azul, Infoescola e Sebrae.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?