WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de acerola: tipos de irrigação e de adubação

Para que um pomar de acerola tenha boa produtividade, o produtor deverá seguir a algumas orientações funcionais, principalmente no que diz respeito à irrigação e a adubação

Produção de acerola - tipos de irrigação e de adubação. Foto: Luiz Gustavo Leme

Para que um pomar de acerola tenha boa produtividade, o produtor deverá seguir a algumas orientações funcionais, principalmente no que diz respeito à irrigação e a adubação. Estes dois fatores garantem o sucesso da investida e geram bons lucros ao produtor rural. Portanto, é necessário que ele nunca se descuide da sua produção, mantendo em ordem o manejo das plantas.

Tipos de irrigação: aspersão convencional, microaspersores, pivô central, sulcos e gotejamento


- Irrigação por aspersão convencional
A irrigação pode ser feita pelo sistema de aspersão convencional sobre copa. Este método aplica a água sobre as plantas.

- Irrigação por microaspersores
Existem, ainda, os microaspersores que levam vantagens sobre os aspersores comuns. No Nordeste, a microaspersão localizada, de baixa pressão, é muito utilizada.

- Irrigação por pivô central, sulcos e gotejamento
Podemos encontrar, também, irrigações feitas com pivô central, sulcos e gotejamento. Existem, inclusive, equipamentos que permitem a diluição de fertilizantes na água de irrigação, processo conhecido pelo nome de fertirrigação. O turno de rega vai variar em função de características do solo, época do ano, umidade relativa e outros fatores inerentes à sua região.


O investimento em irrigação tem resultados sempre positivos no incremento da produção, desde que todos os outros fatores da produção estejam regularmente conduzidos.
É preciso haver água em quantidade suficiente durante o crescimento da muda de acerola e durante os períodos de florescimento e frutificação, quando a planta estará em plena produção.


Apesar de a acerola ser uma planta rústica e muitos acharem ser dispensável a irrigação, se faltar água na fase de crescimento a muda pode não enraizar direito e, no futuro, produzirá mal.
Quando a seca é forte, a aceroleira produz poucas raízes, poucas folhas, flores e, claro, poucos frutos. Portanto, o produtor deverá se atentar a este fator, preocupando-se em abastecer a plantação com o suficiente de água, por meio da irrigação suplementar em períodos secos, de forma a manter a boa produção dos frutos o ano todo.


Tendo calor e água suficientes, a aceroleira produz quase sem parar, embora em quantidades diferenciadas.
Normalmente, em lugares em que as chuvas são bem distribuídas e regulares, a acerola cresce e produz bem com o que a natureza oferece. Só em locais onde ocorre um período de estiagem prolongada, é preciso irrigar, como é o caso do Norte de Minas e Nordeste do Brasil.


Tipos de Adubação: Orgânica, química, fertirrigação, foliar


- Adubação Orgânica
Pode-se utilizar estercos bem curtidos de galinha, gado, caprinos e ovinos, principalmente em solos de textura leve com ocorrência de nematoides. Devem ser aplicados de 10 a 20 litros de esterco de gado ou 2 a 3 litros de galinha nas covas de plantio, quantidade que varia em função do tamanho da cova. Recomenda-se aplicar adubo orgânico no pomar, de duas a três vezes por ano, na projeção da copa.

- Adubação Química
O potássio e o fósforo têm sido aplicados nas adubações de fundação, juntamente com o esterco e o calcário dolomítico. A partir do primeiro mês após o plantio, podem ser feitas as adubações de cobertura, a uma distância de 15 cm do caule e, daí por diante, na projeção da copa, em sulcos de 10 cm de profundidade.

- Fertirrigação
Um sistema de adubação eficiente é o da fertirrigação que leva os nutrientes às plantas através da água de irrigação. Caso não seja possível a instalação de um sistema de fertirrigação, como o citado, pode-se realizar a adubação do pomar manualmente, distribuídos à lanço sobre a superfície do terreno, na projeção da copa.

- Adubação foliar
A adubação pode ser feita também via foliar, utilizando um atomizador acoplado a um trator.


Nos plantios, deve-se sempre visar uma produtividade alta. Portanto, deve-se verificar todas as necessidades da planta e a hora adequada para a adubação.
Não se deve deixar aparecer sintomas de carência de nutrientes. Isto pode significar um estresse muito forte na planta, o que vai afetar diretamente na sua produtividade e longevidade. Para adubar convenientemente o pomar é imprescindível conhecer a disponibilidade dos nutrientes no solo e o estado nutricional da planta.


Este conhecimento apenas pode ser obtido com base nas análises do solo e, também, por meio da análise foliar.
Pela análise foliar, obtém-se informações sobre o estado nutricional da planta, observando-se os teores dos elementos encontrados na planta ou nos seus órgãos, situam-se em faixas consideradas normais, ou se ocorrem deficiências ou excesso dos mesmos.


A aceroleira responde muito bem às adubações químicas e orgânicas. Por isso, as mais variadas formulações tem sido usadas, bem como o seu parcelamento ao longo do ano. Veja os exemplos abaixo:


Produção de acerola - tipos de irrigação e de adubação
Produção de acerola - tipos de irrigação e de adubação

Conheça os Cursos CPT, da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Henrique Brum Ribeiro

27 de mai. de 2023

Procuro muda de acerola pra comprar. Vocês têm essa espécie?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai. de 2023

Olá, José Henrique Brum Ribeiro! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Rangel Ferreira da Silva

12 de dez. de 2022

Boa noite, tem como fazer apenas o curso de acerola ?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de dez. de 2022

Olá, Rangel! Como vai?

Em breve uma de nossas atendentes entrará em contato com mais informações sobre o curso.

Enquanto isso, aqui está o link sobre o curso de Produção de acerola para você https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-acerola

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraços!!

Equipe CPT

Jose Wesley da Silva santos

21 de ago. de 2021

Tenho per de acelora q esta amarela q adulbo bota

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago. de 2021

Olá, Davi! Como vai?             

Fico feliz com sua visita! :)

Neste caso, recomendo que procure um agrônomo na sua região para que o mesmo possa fazer uma analise do pé de acerola, e assim orientá-lo de forma mais eficiente.

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordado no curso.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?