WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pomar de frutas diversificadas: uma estratégia de sucesso!

Um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros

Pomar de frutas diversificadas: uma estratégia de sucesso!   Artigos Cursos CPT

A cada dia o brasileiro consome mais frutas. O mercado interno é amplo e há lugar para praticamente todas as espécies. Assim, a exploração de um pomar nos dias atuais nem sempre é feita por pessoas que vivem e dependem diretamente da agricultura, isto é, não são agricultores tradicionais.

Nas últimas décadas devido às transformações sociais e econômicas no campo e devido à concentração da população urbana, surgiu, principalmente próximo aos centros urbanos, um novo tipo de agricultor: o agricultor de sítios e chácaras, com a grande maioria morando e tendo suas atividades profissionais nas cidades.


“Seja como um empreendimento visando lucros ou para lazer, o pomar tem seu lugar e sua necessidade numa propriedade rural”, afirma Dr. Dalmo Lopes de Siqueira, professor do curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas. Pomar de pequena área, como o próprio nome indica, consiste na ocupação de um determinado espaço da propriedade rural com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas. Ou pode ser, também, toda a área da propriedade, desde que ela seja pequena e plantada com uma ou várias espécies.


Em geral, nos dias atuais, um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros.


O cultivo de fruteiras em pequenas propriedades, geralmente, ocupam até 10 hectares, porém, este conceito pode variar em função da espécie plantada. Por exemplo, 10 hectares de uva é considerado empreendimento de porte considerável, com custos elevados.


As espécies frutíferas que podem ser cultivadas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade. Assim, temos áreas onde são encontradas laranjeiras, tangerineiras, abacateiros, mangueiras e outras fruteiras, numa só área; já, em outras áreas, encontramos apenas laranjas ou poncãs, mesmo que milhares de pés.


Tradicionalmente, a formação de um pomar, era recomendada pelos serviços de extensão e de economia rural como alternativa econômica e de fixação do homem no campo. Inclusive, porque através do hábito e do gosto pelo cultivo de árvores frutíferas, o agricultor poderia expandir-se em outras atividades agrárias e assim permanecer cultivando a terra. Outra importância do cultivo de fruteiras era, e ainda o é, a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, melhoria da saúde da família.


Nos dias atuais, essas observações continuam sendo importantes e válidas, porém, podemos acrescentar que o cultivo de árvores frutíferas em pequenas áreas visa também a produção de frutas para o comércio direto e para a indústria de polpa, sucos e doces.


As fruteiras podem ser classificadas em três grupos, considerando-se suas exigências em relação ao clima: São elas: plantas de clima tropical, de clima subtropical, e de clima temperado. A classificação das fruteiras como sendo de clima Tropical, Subtropical e Temperado, servem de orientação inicial e geral para quem está pensando em formar um pomar.


É bom lembrar, no entanto, que em função de pesquisas agrícolas que levaram ao melhoramento genético e o surgimento de híbridos, é possível cultivar variedades de clima temperado em regiões tropicais e subtropicais por exemplo. Por exemplo a uva, naturalmente de clima temperado, antes só cultivada no sul do País, hoje, em função da evolução da tecnologia de cultivo, a uva está sendo cultivada no Nordeste.


Outros exemplos são a maçã, pera e o pêssego, frutas de clima temperado, mas que, em função do surgimento de novas variedades, estão sendo cultivadas em regiões que apresentam temperaturas mais elevadas.


Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo!
 


 

Fruteiras Tropicais


No grupo das fruteiras de clima tropical mais comuns nos Estados do Norte e Nordeste brasileiros, embora também cultivadas em outras regiões, estão, principalmente: abacaxizeiro, bananeira, coqueiro, goiabeira, gravioleira, jaqueira, mamoeiro, mangueira, maracujazeiro, sapotizeiro, entre outras. As fruteiras tropicais exigem temperaturas na faixa dos 22 a 30 graus durante todo o ano, com poucas variações e boa disponibilidade de água. Nestas condições, apresentam crescimento constante, com folhagem permanente. Longos períodos de seca com deficiência de água no solo e períodos de frio intenso e quedas bruscas de temperatura, trazem sérios prejuízos para o desenvolvimento e produção das plantas que não toleram, também, a ocorrência de geadas.


Fruteiras Subtropicais


São, por exemplo, as variedades cítricas como laranjeiras, tangerineiras, limeiras e limoeiros, também o abacateiro, a lechieira, o marmeleiro, a jaboticabeira, a figueira, o caquizeiro entre outras, são plantadas principalmente nos Estados do Sul, Sudeste, Central, e parte do Nordeste Brasileiros. Exigem temperaturas entre 15 e 22 graus e boa disponibilidade de água no solo. Têm pouca resistência a longos períodos frios com temperatura abaixo de 5 graus. Em geral, as fruteiras de clima subtropical apresentam folhagem permanente quando existe disponibilidade de água e temperaturas elevadas, embora espécies como caqui, figo e marmelo apresentem queda de suas folhas no período de inverno, o que as faz suportar melhor as baixas temperaturas.


Fruteiras de Clima Temperado


As fruteiras de clima temperado são aquelas que exigem para um bom crescimento e desenvolvimento, locais com temperaturas médias entre 5 e 15 graus. No inverno passam por um período de repouso vegetativo, quando apresentam boa tolerância ao frio. Neste período, elas perdem as folhas e paralisam a atividade fotossintética. Porém, na primavera apresentam grande desenvolvimento devido à elevação da temperatura e da disponibilidade de água. As principais fruteiras de clima temperado são: quiwi, ameixa, cereja, maçã, pêra, uva, framboesa, damasco etc. São mais cultivadas nos Estados do Sul e em algumas regiões do Sudeste brasileiro.


Valor Nutritivo


A importância nutritiva das frutas na alimentação é conhecida de todos. Comer frutas e hortaliças é indispensável para a manutenção de uma boa saúde, em virtude do fornecimento de calorias, carboidratos, vitaminas, minerais e, até mesmo, de proteínas. Entretanto, o valor nutritivo varia muito de fruta para fruta, e, até mesmo entre frutas da mesma espécie, dependendo do clima, solo, variedade, entre outros fatores. Mas, quando se fala em fruta, a vitamina C logo vem à cabeça. A acerola, goiaba, mamão, manga, moranguinho, caju, laranja, limão, abacaxi, maracujá e banana, são as frutas mais conhecidas que mais contêm essa vitamina. Portanto, pelo menos algumas dessas espécies não podem faltar no seu pomar.


Valor Econômico


Outro valor que as frutas têm é o valor econômico ou comercial. Pode-se ganhar dinheiro, explorando uma área de sua propriedade com um pequeno, mas bem formado, pomar. A produção pode ser comercializada na sua própria cidade, entregue em hotéis, restaurantes, supermercados, vendida diretamente ao consumidor ou para fábricas de doces, geleias e sucos.


Planejamento do pomar

-Localização

O primeiro passo é escolher a área e sua localização dentro da propriedade para a formação do pomar. Como já dissemos a escolha dessa área varia em função de alguns fatores como:
- A declividade do terreno, que deve ser pequena ou em meia encosta.
- Deve-se evitar áreas de baixadas, muito úmidas e alagadiças.
- Toda a área deve receber bem a luz do sol e ser protegida de ventos fortes e frios.
- Os solos devem ser profundos, com boa drenagem, embora, em função de manejos bem feitos, encontramos cultivos bem desenvolvidos em solos argilosos e em solos arenosos, mas o ideal são os solos de textura média, isto é, nem argilosos nem arenosos.
- É imprescindível que no local haja boa disponibilidade de água para irrigação.


- Escolha das Espécies

Uma vez definida a localização do pomar, deve-se determinar qual ou quais variedades de frutíferas deverão ser cultivadas e, neste caso, levamos em conta os fatores: espécie, sazonalidade, experiência de outros produtores rurais e o mercado consumidor. As espécies escolhidas devem ser aquelas que melhor se adaptem às condições de clima e solo da região e que tenham maior aceitação e melhor aproveitamento da fruta ao natural ou transformada em suco, geleia, compota, etc. A maioria das plantas frutíferas produz em uma época definida do ano. Assim, é importante que sejam cultivadas espécies diversas se o objetivo é ter uma produção de frutas durante o ano todo. A época de colheita das frutas das diversas variedades e espécies, pode variar de uma região para outra, em função das condições climáticas e do manejo da cultura; porém, a título de informação, são apresentadas a seguir, as principais épocas de colheita das frutas de algumas espécies e variedades.

Gostou do assunto? Leia as matérias CPT abaixo:


- Quer plantar frutas em seu quintal? Veja como preparar o solo
- Plantação de árvores frutíferas: passos para o plantio correto das principais frutas


Leia mais sobre o tema:


- Plantação de árvores frutíferas – benefícios à saúde e ao bolso do pequeno agricultor
- Plantação de árvores frutíferas – a formação do pomar
- Plantação de árvores frutíferas – seleção das mudas para o plantio
- Plantação de árvores frutíferas – manejo do pomar

Conheça os cursos da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lourival Teixeira

18 de ago. de 2023

Olá! Tenho um pequeno pomar de aproximadamente 400m2 com plantas variadas na cidade de Salto. Neste terreno tenho 2 abacateiros, 6 cítricas, 1 caqui, 1 jabuticabeira e 3 mangueiras, 1 amoreira e 1 aceroleira. As idades vão de alguns meses a 17 anos, caso das mangueiras. As maangueiras até vão bem mas, os cítricos não se desenvolvem por mais que eu dispense cuidados. Ficam anos como plantei. Não morrem mas também não se desenvolvem, dão poucos frutos normalmente imprestáveis. Costumo usar basicamente adubo quimico mas parece que quanto mais adubo, pior fica. Tem alguma dica para eu conseguir um desenvolvimento melhor à estas plantas? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de ago. de 2023

Olá, Lourival Teixeira! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Deize

19 de mar. de 2022

Já tenho um pomar mas algumas frutas não desenvolvem bem, o pé não tem um aspecto bonito e as vezes não me parecem saudáveis

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de abr. de 2022

Olá, Deize! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Milton Oliveira Valadares

7 de out. de 2020

Já venho lendo bastante sobre os cursos da CPT. Gostei muito. Sou agricultor e quero implantar um sistema orgânico em minha propriedade: criação de galinhas caipira orgânica, porcos caipira orgânico, Horta orgânica e todas as espécies de frutífera orgânica, quero implantar e adquirir o selo de 100% orgânico. Como devo fazer? Sou do munícipio de Moju estado do Pará.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out. de 2020

Boa tarde, Milton!

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT disponibiliza na área em questão alguns cursos, que poderão auxiliar. Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa


Uirande Joaquim dos Santos

5 de nov. de 2019

Boa tarde tenho uma arvore que da 2 vezes por ano uma fruta de cor amarela e que mede uma polegada de diâmetro.E tem um formato que lembra uma pera. Tenho observado a mais de 15 anos e ainda não vi uma se quer parecida . Poderia identificar?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov. de 2019

Olá,Uirande 

Como vai?

Neste caso, sugerimos que procure um agrônomo na sua região para que o mesmo possa analisar a fruta.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Elza Trevizan

23 de out. de 2018

Achei espetacular todo o conteúdo que foi apresentado sobre os frutíferos. Muito agradecida.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out. de 2018

Olá Elza,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Francisco de Assis Teixeira

4 de jun. de 2018

Gosto e mim interesso a fazer .

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2018

Bom dia Francisco,

Nossas Consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Nilton Fernandes Passos

1 de abr. de 2017

Parabéns pelo trabalho, gostaria de receber mais informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de abr. de 2017

Olá Nilton,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área de Fruticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Davi Paladini da Silva

11 de out. de 2016

Parabéns pela matéria. Sou um apaixonado pela natureza em geral, mas pouco conhecimento técnico. Fiz um pomar com pelo menos 55 mudas frutíferas no sitio do meu irmão, (Ponta Porã MS - Sub Tropical) comprando mudas da região e do Brasil pela internet. Plantei adquirindo conhecimentos parcos para cada espécie em específico, mas não o suficiente. Gostaria de saber onde posso conseguir aconselhamento completo completo para saber quais espécies posso plantar na minha região e que tipo de adubação será necessário fazer. Muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out. de 2016

Olá Davi,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Fruticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

paulo geovane ramalho pinheiro

11 de set. de 2016

É possível plantar ameixa em clima quente ? Sou da região nordeste de minas

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2016

Olá Paulo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A produção de ameixa começa após dois anos de plantio e atinge seu pico entre seis e oito anos. As melhores épocas para plantar são no inverno, entre junho e julho, e o verão, de dezembro a janeiro. Evite locais que tenham sido recentemente área de cultivo a outras frutíferas, mas dê preferência a áreas próximas da água, devido à necessidade de irrigações no início do desenvolvimento das mudas. Em relação ao clima, é recomendado regiões de clima mais fresco.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

 

david cameque

20 de ago. de 2016

Grandes estrategias de ganhar dinheiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de ago. de 2016

Olá David,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?