WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O cupuaçu e seu cultivo

Dentre os frutos do gênero Theobroma, o cupuaçu é o maior deles. É uma drupa, de forma alongada e com as extremidades arredondadas

O cupuaçu e seu cultivo

 

O cupuaçuzeiro, cujo nome científico é Theobroma grandiflorum, pertence à família Sterculiaceae, a mesma família do cacau. Como suas sementes podem ser aproveitadas para a produção de chocolate, talvez, seja por isso que o cupuaçu, muitas vezes, é confundido com o cacau. Este fruto é facilmente encontrado nas regiões Sul e Nordeste da Amazônia Oriental e no Nordeste do Maranhão. Atualmente, esta espécie de fruta está disseminada em toda a Bacia Amazônica e em alguns estados nordestinos, destacando-se, entre eles, a Bahia.

Dentre os frutos do gênero Theobroma, o cupuaçu é o maior deles. É uma drupa, de forma alongada e com as extremidades arredondadas. Sua casca é rígida e lenhosa, recoberta por uma camada de pó, com aspecto ferruginoso, de cor marrom-escura que, ao ser raspada, expõe a epiderme de coloração verde. O comprimento do fruto varia de 12 a 25 cm, com diâmetro variando entre 10 cm e 12 cm.

“As sementes do cupuaçu são superpostas em cinco fileiras verticais, envolvidas por uma polpa branco-amarelada, delicadamente fibrosa, de sabor ácido e cheiro agradável. Em média, o cupuaçu possui 32 sementes, podendo variar de 9 a 62 unidades, por fruto”, afirmam os técnicos da CEPLAC da Bahia e professores do Curso Produção de Cupuaçu, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O cupuaçuzeiro, no estado silvestre, pode chegar a 20 metros de altura. Nas plantas cultivadas, seu porte varia de 6 a 8 metros, com a copa em estratos, chegando a atingir 7 metros de diâmetro. As folhas têm a coloração roxa, quando jovens, e ficam verdes quando maduras. As inflorescências do cupuaçuzeiro são axilares ou extra-axilares, distribuídas pelos ramos da planta.

A floração e a frutificação do cupuaçuzeiro podem ocorrer simultaneamente entre os meses de novembro e março. O período de floração coincide com o período de menor incidência de chuvas, iniciando-se em junho, podendo estender-se até o mês de março, com pico entre os meses de novembro e janeiro. Já a frutificação ocorre entre os meses de novembro e junho, atingindo o máximo de sua produção entre os meses de fevereiro e março. Entretanto, pode-se encontrar frutos temporãos até o mês de julho.

As plantas provenientes de sementes florescem normalmente a partir do quarto ano. Já as plantas enxertadas quase sempre florescem aos dois anos. Pode haver casos de surgimento de flores alguns meses após a brotação do enxerto. Neste caso, é recomendado que sejam eliminadas estas flores para não prejudicar o desenvolvimento vegetativo da planta.

São encontrados, com mais facilidade, três tipos de frutos do cupuaçuzeiro: o redondo, espécie mais facilmente encontrada; o mamorana, cujos frutos têm as extremidades alongadas; e o tipo mamaú, conhecido como cupuaçuzeiro-sem-semente. Seu formato é semelhante ao tipo redondo.

Como o cupuaçu é uma cultura perene e, em locais de clima favorável, a frutificação ocorre de novembro a junho, com picos entre março e abril, seu cultivo nos projetos irrigados do nordeste tem, sem dúvida, grande importância social, principalmente para o pequeno fruticultor que pode ter um bom fluxo de caixa.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura.

Por Andréa Oliveira.

Saiba mais sobre o cultivo de cupuaçu e o controle de pragas e doenças que o atacam, acessando os artigos abaixo:

Controle de doenças do cupuaçu

Controle de pragas do cupuaçu


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

inacio fernandes moreira

8 de jun. de 2021

tenho um pe de copuaçu que plantei as uns cinco anos mas nao produziu nada ate hoje, pode ser por eu ter uma unica planta, sou do leste de Minas Gerais sera que tem a ver com o clima.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jun. de 2021

Olá, Inácio

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal é você procurar por um especialista, na área em sua região para que o mesmo possa analisar seu pé de cupuaçu, para assim orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika

Davi Silva

1 de mai. de 2018

Olá, bom dia! Plantei dois pés de cupuaçu a aproximadamente 4 metros de distância um do outro, esse espaçamento de 4 metros está ruim ou tá tranquilo de forma que não venha prejudicar a planta obtendo boa colheita ? Detalhe: Eu preparei a cova com 40 x 40 x 40 com terra adubada, terra de superfície e calcário...

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai. de 2018

Olá Davi,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O cupuaçuzeiro desenvolve-se melhor com sombreamento nos dois primeiros anos, podendo ser cultivado a pleno sol ou em sombreamento pouco denso. Portanto, pode ser instalado em capoeiras ou em sistemas de consórcio com outras espécies como a bananeira, a pupunheira, a seringueira e outras plantas de porte florestal. O plantio das mudas deve ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm, adubadas com 10 litros de esterco curtido e mais 100 gramas de superfosfato triplo. Usa-se cobertura morta em volta das mudas, a fim de manter a umidade do solo e controlar o desenvolvimento de ervas daninhas.

As mudas provenientes de sementes são plantadas quando atingem de 5 a 6 meses de idade e uma altura de 40 a 50 cm. As mudas enxertadas oriundas de matrizes selecionadas com produtividade média acima de 40 frutos por planta/ano e peso médio de frutos entre 1 a 1,5 kg, com 8 a 9 meses de idade, medindo 70 a 80 cm de altura, devem ser plantadas em covas de 4 metros em todas as direções e em espaçamentos que variam de 5 x 5 m até 8 x 8 m em triângulo eqüilátero.
Antes do estabelecimento do pomar, recomendam-se dois tipos de sombreamento: o provisório - utilizando a cultura da bananeira em espaçamento de 3 x 3 m e um sombreamento definitivo, utilizando-se plantas de porte florestal de valor econômico, a exemplo de cajazeira e seringueira nos espaçamentos que variam de 15 x 15 m a 20 x 20 m.

As adubações devem ser realizadas em função dos resultados da análise química do solo. No geral, as formulações e doses de adubos orgânicos e minerais preconizadas são baseadas em observações de natureza prática.
Para solos de baixa fertilidade, recomendam-se os seguintes procedimentos de adubação:
- Para o primeiro ano de plantio, 300g de formulação 10-28-20 (NPK) por planta, em 4 aplicações de 100g, com intervalo de 3 meses;
- No segundo ano, 500g/planta, com o mesmo intervalo de aplicação;
-A partir do terceiro ano, 200g/planta/aplicação, parcelada em três vezes no ano.

O espaçamento varia de acordo com o tipo de muda, que pode ser pé-franco (mudas formadas de sementes) ou enxertada. Para as mudas de pé-franco, recomenda-se o espaçamento de 7 x 7 m em triângulo eqüilátero, permitindo uma densidade de 244 plantas/ha. Para plantio das mudas de enxertia, que apresentam menor porte, recomenda-se o espaçamento de 6 x 6 m em triângulo eqüilátero, permitindo uma densidade de 319 plantas por hectare.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

edivaldo orlando juvenal

7 de dez. de 2015

bom dia,gostaria de saber se vcs vendem mudas de cupuaçu e se mandam pra outro estado. Se vcs não comercializam se vcs tem como me informar algum instituto que comercialize mudas de qualidade .grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de dez. de 2015

Olá, Edivaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Infelizmente não comercializamos mudas, mas você pode encontrar pessoas que a comercializam em mecanismos de pesquisa como o Google.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?