Além de renda, as frutas fornecem benefícios para a sáude

A fruta fornece nutrientes vitais à manutenção da saúde do nosso corpo

As pessoas que consomem mais frutas e vegetais como parte da sua alimentação correm menos riscos de sofrer de certas doenças crônicas

Os dias quentes de verão estão chegando e, nessa época, quem resiste a uma fruta fresquinha ou a um suco refrescante? Alimentar-se de frutas é uma forma prática e gostosa de consumir boas quantidades de vitaminas e sais minersais, que além de ajudarem na hidratação e nutrição, ainda auxiliam a regular o peso corporal.

O clima brasileiro permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano, oferecendo, assim, a possibilidade de consumí-las durante o ano todo, afima o professor Dalmo Lopes de Siqueira do curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas. Isso torna a atividade uma ótima opção para produtores rurais. De acordo com o IBRAF – Instituto Brasileiro de Fruticultura, o consumo per capita de frutas no Brasil é de 57 kg por ano.

Morango

Rico em antioxidantes, como a vitamina C, o ácido fólico e fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas). O morango é uma forma saborosa e agradável de fortalecer o organismo e prevenir diversas doenças.

Um efeito diurético é produzido devido aos teores de água e de potássio, o que pode ser benéfico para as pessoas que apresentam retenção de líquidos ou casos de hiperuricemia (alto nível de ácido úrico no sangue) e hipertensão arterial. Além disso, a fruta é apreciada pelas crianças, o que permite fazer uma educação alimentar de forma divertida.

O professor Afonso Peche Filho do curso Produção de Morango Orgânico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que a ingestão de morangos livres de agrotóxicos e adubos químicos acrescenta ao alimento maiores efeitos benéficos para a saúde.

Graviola

A gravioleira produz seu fruto o ano todo. A graviola é rica em carboidratos, principalmente a frutose, contém, também, quantidades significativas de vitaminas C, B1 e B2. Uma quantidade de 100 gramas possui em média 60 calorias, 25mg de cálcio, 28mg de fósforo e 26 mg de vitamina C.

O professor José Inácio Lacerda Moura do curso Produção de Graviola, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha a congelar a polpa da fruta para ter a qualquer hora um suco fresquinho.

Algumas propriedades terapêuticas da graviola podem ser destacadas, como o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, anti-inflamatório, anti-reumático, assim como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. Além de ser uma rica fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Mamão

O mamão, é rico em vitaminas C, A, B, fósforo, carboidratos, cálcio, ferro e potássio. Ele é calmante, laxante, possui propriedades diuréticas, auxilia na digestão dos alimentos e na absorção de nutriente pelo organismo, diminui inflamações, inchaços e ajuda na recuperação das queimaduras, alivia dores, purifica o sangue. Além de ser um alimento refrescante.

 

A mistura do mamão com outras frutas, como a laranja, a cenoura, a maçã e o limão, proporciona o preparo de salada de frutas, de sucos e pode aumentar ainda mais suas propriedades nutritivas.

Pêssego

Uma fruta de sabor doce e aroma delicado, o pêssego é muito usado para fazer doces, bolos, geléias, compotas e sucos. Possui em média 50 calorias, é rico em vitamina C e pró-vitamina A, a cada 100 gramas são encontrados 1,5 gramas de fibras. Apresenta também boa quantidade de oligoelementos, como potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio, além de apresentar vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12) e vitaminas K e E.

A professora Maria da Graça L. Bragança do curso Como Produzir Doces em Calda e Compotas, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que a fabricação caseira de doces é uma excelente forma de aproveitar as frutas e de conservá-las entre as safras.

Abacaxi

Fruta rica em vitamina C, A, B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. A parte comestível é polpa suculenta e com grande quantidade de água e fibras, mas sua casca também pode ser utilizada na produção de doces. O abacaxi é comumente usado para a produção de sucos, sorvetes, cremes, geléias, bolos, entre outros alimentos.

Auxilia na digestão, combate a prisão de ventre, é um forte oxidante, combate a icterícia, a artrite, o inchaço, a difteria e atua contra as complicações da garganta, bronquite e arteriosclerose. Colabora na dissolução de coágulos no sangue, reduz inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos.

Goiaba

Com alto valor nutritivo, principalmente, pelo seu alto teor de vitamina C, a goiaba é importante no combate a infecções, hemorragias, para o fortalecimeto dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras.

 A goiaba, possui vitaminas A e B1, contém sais minerais como cálcio, fósforo e ferro

Possui, ainda, vitaminas A e B1, contém sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar em qualquer tipo de dieta, afirma os especialistas e consultores da GOIABRÁS, no curso Produção de Goiaba, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É uma fruta de alta relevância econômica, em virtude das suas diversas formas de aproveitamento – produção de polpa, na indústria de néctar, suco, refrigerantes, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além, é claro, de ser amplamente consumida como fruta fresca.
 
Manga

Essa fruta quando madura exala um cheiro adocicado. É rica em minerais e vitaminas C, B5, A e antioxidantes, possui uma boa quantidade de ferro, magnésio, potássio, fósforo e carboidratos. É consumida como fruta fresca e utilizada na fabricação de sucos, sorvetes e deliciosos doces. No Brasil, as variedades mais comuns são: Haden, Tommy, Kent, Keitt, Atkins e Palmer.

A manga é utilizada em afecções pulmonares como bronquite asmática, bronquite catarral e tosse, é indicada para gengivas inflamadas, úlceras de decúbito e varicosas.

Por: Virgínia Maria de Araújo

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