WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

08 de janeiro: Dia Nacional do Fotógrafo

Transforme seu hobby em renda tornando-se um fotógrafo profissional

O fotógrafo profissional é um artista que registra a vida em cenas. Foto: Deviantart

Registrar momentos, lugares e pessoas especiais através de fotos nos permite uma recordação concreta e palpável de tudo o que vivemos e sentimos em um pequeno espaço de tempo. Tirar fotografias não é uma prática muito recente. Há muitos anos, o homem tem investido tempo e recursos a fim de criar novas câmeras, renovando as ofertas do mercado e fornecendo um produto de qualidade ao consumidor. As câmeras mais vendidas hoje em dia garantem manuseio prático, excelente resolução e oferecem diversas outras funções. Essas novidades tecnológicas pretendem fazer com que o consumidor obtenha boas reproduções mesmo quando ele não é profissional.

Na década de 70, um engenheiro elétrico americano construiu a primeira câmera digital, nomeada “fotografia sem filme”. No entanto, os grandes empresários fornecedores de filme ao mercado não permitiram que essa descoberta fosse levada adiante, receosos de uma provável retração nos negócios. Felizmente, com o passar dos anos, a tecnologia nessa área foi se aprimorando a fim de melhorar a qualidade das fotos e de tornar essa prática mais simples e ágil. Diante dessa necessidade, foi impossível impedir que essa descoberta fosse aperfeiçoada e caísse no gosto do consumidor, cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos que adquire.

Vantagens da câmera fotográfica digital

Câmeras antigas são atualmente artigos de luxo guardados por colecionadores. Foto: divulgação

Câmeras fotográficas digitais facilitam muito o trabalho dos fotógrafos, pois além de possibilitar que eles revelem apenas as fotos que seus clientes querem comprar, poupando gastos desnecessários, todo o trabalho é feito de uma maneira bem mais eficiente do que com as câmeras mais antigas, que funcionavam com filmes. Uma dessas vantagens é determinada por um sensor da  câmera digital que permite visualizar a foto instantaneamente. Na verdade, podemos visualizar a foto antes mesmo de ela ser tirada para avaliar se terá uma boa qualidade ou não. Por outro lado, quando utilizávamos as câmeras antigas, levávamos dias para preencher o filme e finalmente revelar as fotos para conferir o resultado. Entre outras inúmeras vantagens, as câmeras digitais nos permitem obter fotos coloridas, em preto e branco ou com efeitos especiais.

Combinação de cores

Júlio Alessi afirma que todo fotógrafo precisa saber quais cores combinam entre si. A harmonia entre elas é característica fundamental na hora de fotografar, pois podem valorizar ou desvalorizar a imagem, fazendo com que o foco seja destacado ou prejudicado. De acordo com Alessi, as cores presentes em uma fotografia determinam as emoções das pessoas. O fotógrafo ensina que fotos com cores muito fortes normalmente não valorizam a imagem e não são agradáveis aos olhos. Segundo ele, para obter uma boa reprodução, você pode disponibilizar a cor da imagem principal da fotografia em alguns pontos ao fundo.

Câmeras digitais permitem ótimas resoluções, ainda que você não seja profissional

O designer gráfico acredita que saber fazer um contraste entre as cores em evidência e as cores do fundo da imagem é determinante quanto à qualidade da fotografia e, principalmente, quanto à mensagem que ela passa subjetivamente. Azul, verde e violeta, por exemplo, são cores que representam tranquilidade e serenidade. Já vermelho, laranja, pink e amarelo são cores fortes relacionadas à ideia de energia, vitalidade e intensidade. Desse modo, o fotógrafo pode utilizar as cores para causar determinadas reações em quem vir a foto. Para Alessi, uma fotografia com flores amarelas como foco e com o céu azul ao fundo é uma boa maneira de contrastar os tons e equilibrar as emoções transmitidas.

As cores são divididas em alguns grupos que podem facilitar o trabalho do fotógrafo na hora de escolher qual a melhor maneira de disponibilizá-las em suas fotos. Abaixo, Alessi cita e especifica esses grupos, fornecendo uma breve descrição de cada um deles:
     Cores monocromáticas – a mesma cor misturada com branco, cinza ou preto dá origem a matizes e tonalidades da mesma cor.
Exemplo: azul-esverdeado, numa combinação monocromática, seria o azul esverdeado claro, médio e escuro, ou seja, o famoso degradê. Essa combinação é de baixo contraste.  

O contraste entre os tons de azul e amarelo equilibram as emoções transmitidas pela foto. Foto: reprodução

     Cores análogas – combinação de cores vizinhas na roda das cores.
Exemplo: amarelo. Uma combinação análoga seria o amarelo-esverdeado e o verde. Outra combinação análoga seria o amarelo, o amarelo-esverdeado e o amarelo-alaranjado. Essa combinação é de médio contraste.
     Cores complementares – combinações de cores que, se misturadas, neutralizam-se. Se colocadas uma ao lado da outra, são realçadas. Para encontrar a cor complementar, busque a cor oposta na roda das cores.
Exemplo: vermelho. A cor complementar do vermelho é verde. Se você misturar uma tinta verde com uma vermelha, eles se neutralizam em marrom ou cinza.

Fotógrafo profissional

O curso Fotografia Digital, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é destinado a pessoas apaixonadas por fotos e que pretendem conhecer as diferentes técnicas que fazem toda a diferença na hora da reprodução da imagem. Qualquer pessoa é capaz de obter fotos com excelente qualidade, basta seguir as dicas do professor Júlio Alessi, designer gráfico e fotógrafo profissional. Ao longo do curso, ele apresenta vários recursos e possibilidades para que você consiga sempre as melhores fotos, seja qual for o evento, a luminosidade do local ou o objeto a ser registrado.

As diversas funções das câmeras digitais permitem que você obtenha fotos personalizadas e de ótima qualidade

Seguindo passo a passo as dicas de Alessi, você pode deixar de ser amador para se tornar fotógrafo profissional. Você pode começar fotografando sua família, seus amigos e lugares que você admira. Um fotógrafo profissional normalmente trabalha no período da noite ou em fins de semana, quando ocorre a maioria dos eventos (como casamentos, aniversários, formaturas, posses e inaugurações). Desse modo, é bastante provável que você consiga conciliar seu atual emprego com as propostas trabalho como fotógrafo. Além de se divertir, dedicando-se a esse hobby, você ainda terá uma boa quantia para complementar sua renda mensal.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?