WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Amaryllis: tipo de propagação e composição dos bulbos

Os bulbos do Amaryllis são produzidos em resposta a algum estímulo, como temperatura ou fotoperíodo, recebido pelas folhas e transmitido à região de formação de sua estrutura de reserva

Amaryllis: tipo de propagação e composição dos bulbos

 

O Amaryllis é originário do Sul da África, onde o clima é mediterrânio, ideal para o pleno desenvolvimento de seus bulbos e flores. Esta flor pode ser plantada o ano todo, contanto que o clima seja quente e úmido. Após 20 a 30 dias do plantio ocorre o seu florescimento. Para isso, deve-se cultivá-lo em solos leves, arenosos e com boa aeração. Assim que surgem as belas flores do Amaryllis, inicia-se um outro processo, o da dormência dos bulbos.

Nessa fase, a planta perde as suas folhas e o seu escapo floral, ou seja, o caule que sustenta as flores. Mas com as primeiras chuvas, a planta ganha uma nova vida e todo o ciclo se inicia novamente.

Atualmente, o gênero Amaryllis engloba mais de 100 espécies, com destaque para as espécies Amaryllis belladonna L. e Amaryllis paradisicola Snijman.. Ambos podem se desenvolver no processo de propagação assexuada ou vegetativa.

Propagação assexuada ou vegetativa

“A propagação vegetativa pode ser efetuada utilizando-se processos naturais ou artificiais. Os processos naturais são aqueles que se utilizam de estruturas na turalmente produzidas pelas plantas com a finalidade de propagação”, afirma o professor José Geraldo Barbosa, do Curso Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Estas estruturas são todas vegetativas, isto é, não foram formadas pela fusão de gametas e, consequentemente, originam plantas idênticas à planta-mãe.

Composição dos bulbos

Os bulbos são caules subterrâneos, que apresentam pequeno crescimento vertical, em virtude do pequeno número de nós, e, principalmente, pelo reduzido comprimento dos entrenós.

Caracteriza-se pelo acúmulo de reservas e presença do “prato”, que consiste no verdadeiro caule, e apresentam a forma de uma cone bastante achatado.

Na porção superior do prato, estão os nós e as gemas como nos caules comuns, apresentando, inclusive, a dominância apical.

Internamente, o prato é constituído pelos feixes vasculares e, na face inferior, apresenta os primórdios radiculares.

Os bulbos do Amaryllis são produzidos em resposta a algum estímulo, como temperatura ou fotoperíodo, recebido pelas folhas e transmitido à região de formação de sua estrutura de reserva. Já nos gladíolos, o bulbo é formado por etapas, antes e depois da floração, sem indução específica.

Durante o crescimento do bulbo ocorre na planta fenômeno de mobilização semelhante ao verificado na frutificação. Neste período, não há crescimento de outras estruturas na planta, ocorrendo, ao contrário, a perda de peso das estruturas já formadas, indicando a importância da formação adequada do bulbo em crescimento. Isso representa um passo a mais no caminho da senescência.

Os bulbos formados apresentam certo grau de dormência fisiológica que lhes permite resistir às condições adversas de vida e a um maior tempo de arma zenamento. Essa dormência pode ser quebrada pelo armazenamento a frio ou mesmo à temperatura am biente, a seco, ou pelo uso adequado de ácido giberélico, entre outros.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Floricultura.
 
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?